15 jun11:08

Ministério da Saúde reforça pré-natal em municípios de Santa Catarina

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 28,08 milhões, em parcela única, para que 1.389 municípios, de 24 estados, ampliem a oferta de exames do componente pré-natal e adquirem testes rápidos de gravidez. A estimativa é que mais de 557 mil gestantes façam os novos exames e mais de 523 testes sejam realizados.

Em Santa Catarina, 39 cidades receberão o benefício. Jaraguá do Sul é o município com maior verba prevista no Estado, mais de R$ 78 mil, para atender cerca de 1,5 mil gestantes. A lista completa pode ser conferida no site do Ministério.

Essas medidas buscam garantir a captação precoce da gestante, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do pré-natal. O diagnóstico rápido permite à mulher iniciar o pré-natal assim que a gravidez seja confirmada.

As ações fazem parta da estratégia Rede Cegonha, lançada pelo Ministério da Saúde no ano passado, que assegura o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento do bebê. A rede também prevê que as crianças tenham o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.


Confira a lista das cidades beneficiadas:

Apiúna

Araquari

Arroio Trinta

Arvoredo

Barra Velha

Brusque

Cordilheira Alta

Corupá

Cunha Porã

Curitibanos

Formosa do Sul

Fraiburgo

Içara

Indaial

Iomerê

Ipira

Irati

Itapema

Jaraguá do Sul

Jardinópolis

Lebon Régis

Navegantes

Paulo Lopes

Penha

Pinheiro Preto

Planalto Alegre

Pomerode

Porto Belo

Quilombo

Rio Negrinho

Salto Veloso

Santiago do Sul

São Bento do Sul

São Francisco do Sul

São Lourenço do Oeste

Saudades

Timbó

Vargem

Videira




DIÁRIO CATARINENSE



Por

Comentários