18 jun12:50

Praças viram picadeiro em Caxambu do Sul e São Carlos

Com o objetivo de levar alegria às crianças e adultos das cidades de Caxambu do Sul e São Carlos, a Traço Cia de Teatro, de Florianópolis, apresenta Estardalhaço nos dias 19 e 20 de junho, respectivamente. A peça faz parte do programa do projeto Viagem Teatral, e é encenada ao ar livre nas praças Tiradentes (Caxambu) e Matriz (São Carlos), às 15 horas. O trabalho é patrocinado pela Foz do Chapecó, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Dez cidades do entorno da usina hidrelétrica recebem apresentações durante 10 dias.

Estardalhaço é uma junção de números cênicos e cômicos dos atores e trabalha com os desejos mais urgentes do ser humano, por exemplo, o medo de desastres naturais; histórias de amor; entre outros. No enredo, quatro palhaços chegam à cidade com a intenção de apresentar o maior espetáculo de suas vidas. A trupe fracassa ao se deparar com seus próprios palhaços internos e com os conflitos gerados a partir desse encontro.

- Primeiro trabalho do grupo que utiliza o nariz vermelho tradicional no figurino, o espetáculo não trabalha o palhaço como personagem, mas com a exposição do ridículo -  conta a atriz e palhaça Greice Miotello que esta na companhia teatral desde 2003.

O grupo é especializado em teatro de rua e, mais especificamente, na linguagem do palhaço, por acreditar que essa seja a forma mais direta de comunicação com a plateia.

- A preparação toda já estabelece uma afinidade com as pessoas que estão passando por ali que elas já criam uma expectativa do tipo ‘o que será que eles vão aprontar – explica o ator e palhaço Egon Seidler, na companhia desde 2010.

Ele acrescenta que o público, principalmente os das cidades menores, é tão caloroso que chega a levar cadeira, pipoca e chimarrão para poder assistir as apresentações.

Além de Greice e Egon, o elenco conta ainda com as atrizes e palhaças Débora de Matos e Paula Bittencourt. O projeto também inclui a peça Fulaninha e Dona Coisa e as apresentações serão alternadas com Estardalhaço nas demais cidades do cronograma (confira abaixo). A expectativa é de alcançar mais de 5 mil pessoas – numa média de 500 crianças – nas 10 cidades.

Viagem Teatral é um projeto da Harmônica Arte & Entretenimento e patrocinado pela Foz do Chapecó, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Cronograma de apresentações:

Santa Catarina:

Caxambu do Sul (dia 19/06)

Guatambu (20/06)

São Carlos (20/06)

Paial (21/06)


Rio Grande do Sul:

Alpestre (22/06)

Rio dos Índios (25/06)

Nonoai (25/06)

Faxinalzinho (26/06)

Itatiba do Sul (27/06)

Erval Grande (28/06)


Por

Comentários