26 jun17:23

Encontro Brasileiro de Orquestras será em Chapecó

O Núcleo de Extensão em Cultura da Unochapecó  e a Prefeitura de Chapecó realizam no sábado, dia 30, o 1º Encontro Brasileiro de Orquestras. O evento acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, às 19h30, e todas as pessoas que tiverem interesse na cultura musical podem participar, para assistir orquestras de todo o Brasil, com entrada gratuita.

Um dos objetivos é envolver a população com a música popular, ao apresentar um estilo musical específico, de pouco acesso no Brasil. O encontro contribuirá para desmistificar a ideia que a música instrumental é uma atividade de grupos sociais com padrão de vida mais elevado, além de auxiliar a integração dos instrumentistas pela troca de conhecimentos musicais.

A abertura do evento ficará por conta da anfitriã, a Orquestra de Câmara da Unochapecó, que irá apresentar trilhas sonoras do cinema, passando pelo tema do filme “O Poderoso Chefão” e chegando ao tema de abertura dos Simpsons. O regente da orquestra da Unochapecó, Gustavo Pereira Malfatti, ressalta que cada grupo terá 20 minutos de apresentação e quem for apreciar o evento será contagiado pelas trilhas sonoras.

- A população terá o acesso gratuito e irá encontrar um bom nível musical em todas as apresentações e de bônus assistirá a apresentação dos corais da Unochapecó e do município – indica.

Todas as orquestras participantes foram convidadas após mapeamento feito pela organização. Participarão desse primeiro encontro cinco orquestras. Entre elas estão a Orquestra Sinfônica Getuliense e a Orquestra de Concertos de Erechim, ambas do Rio Grande do Sul. Já as orquestras de Santa Catarina serão representadas pela Orquestra de Câmara da Unochapecó, pela Orquestra Sinfônica de Concórdia e pela Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó.

O coordenador do Núcleo de Extensão em Cultura da Unochapecó, Ederson Vieira, comenta que apesar do encontro ser brasileiro, nesta primeira edição o objetivo é ver o nível das orquestras e ressalta que é preciso desenvolver na região o interesse por esse estilo musical.

- Precisamos analisar como está se desenvolvendo esse movimento musical na região, e por isso nesse evento serão cerca de 150 musicistas envolvidos e o público é estimado em 3 mil pessoas – afirma.


Orquestra de Câmara da Unochapecó

A Orquestra de Câmara da Unochapecó foi fundada em 2009 e se concentra em uma atividade musical que congrega instrumentistas de cordas, sopros madeiras, piano e percussão, para o estudo e execução de músicas em conjunto. Dentro do repertório encontram-se músicas populares nacionais e internacionais, assim como música erudita dos diferentes períodos históricos da música e da atualidade.

Os integrantes da orquestra são pessoas que participam conforme o interesse e a procura. Hoje o grupo concentra 18 instrumentistas e exerce algumas apresentações juntamente com o Coral da Unochapecó.


Por

Comentários