29 jun16:09

Grupo de Dança Essência apresenta espetáculo “Estarjunto”

O Grupo Universitário de Dança Essência, que faz parte Núcleo de Extensão em Cultura, mantido pela Unochapecó, apresenta o espetáculo “Estarjunto”. A apresentação será neste sábado, dia 30, às 19h, na sala de teatro do bloco L da Unochapecó.

Com atuação há oito anos, o grupo de dança proporciona aos estudantes e funcionários da universidade a possibilidade de vivenciar a dança nas suas diferentes manifestações culturais e estilos. O trabalho de produção coreográfica do grupo não faz parte de nenhuma técnica de dança especificamente, e sim dos pressupostos e ideias que norteiam a dança contemporânea. Nessa perspectiva, as possibilidades de cada integrante do grupo são exploradas e potencializadas.

“Estarjunto” é um espetáculo que foi construído após questionamento do grupo sobre aspectos como: O que significa estar junto? Quais relações se constroem ao estar junto? Como podemos estar junto do que gostamos e amamos?. Diante desses questionamento feitos aos membros do grupo, eles se dedicaram após a criar gestos e movimentos para expressar as (in)possibilidades de conviver.

No processo de construção da coreografia que sustenta os princípios da dança contemporânea, são levados em conta sentimentos, emoção, recordações, sensações, ideias e imagens. Assim, imagem e acontecimento em vida tornam-se imagem e acontecimento em dança. O grupo já desenvolveu inúmeras apresentações coreografias, mas o novo espetáculo é o primeiro no qual constroem coreografia, cenário, figurino e trilha sonora própria, tocada ao vivo durante a apresentação.

Para a coordenadora do grupo de dança, Neusa Dendena Kleinubing, construir o “Estarjunto” conjuntamente, fazendo jus ao tema, foi “uma experiência artística interessante, já que partimos de imagens, sentimentos, sensações e lembranças que as integrantes do grupo já tinham para compor o espetáculo”. Uma das integrantes do grupo de dança, Sabrina Lencina, afirma que foi a primeira oportunidade que teve de participar ativamente de toda a construção de uma coreografia e ainda fazer parte da mesma.


Por

Comentários