25 jul16:12

Ministério da Saúde anuncia novos medicamentos para tratar hepatites virais

Duas medicações contra a hepatite C estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2013, conforme anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com o ministério, os medicamentos telaprevir e boceprevir têm 80% de eficácia e irão beneficiar 5,5 mil pacientes, portadores de cirrose e fibrose avançada. No total, 26,6 mil pessoas estão em tratamento contra hepatite B e C pelo SUS no país.

— Estamos dando um passo decisivo no combate às hepatites virais, com a introdução desses medicamentos no SUS — disse Padilha.

O ministro destacou ainda a importância de ampliar o diagnóstico. Nesse sentido, o governo pretende aumentar o acesso a testes rápidos para diagnosticar hepatites. No ano passado, foram feitos 30 mil testes. Até julho deste ano, já foram feitos mais de 400 mil testes.

Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa realizada em Brasília na tarde desta quarta-feira, marcando o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e o lançamento da campanha de combate às hepatites virais, com ações de diagnóstico e prevenção, além de metas para o enfrentamento dessas enfermidades. Foram apresentados também os números mais recentes de hepatites virais no Brasil.


Veja alguns números destacados na coletiva:

:: Houve queda de casos de hepatite A, à medida que melhoram as condições sanitárias no país.

:: Há um predomínio da hepatite B na faixa etária dos 20 aos 24 anos. A principal forma de transmissão da doença é via sexual.

:: São registrados 14 mil casos por ano de hepatite B e 500 mortes. A Região Sul tem a maior incidência da doença.

:: A vacina contra a hepatite B, recomendada a pessoas com até 29 anos, é a melhor forma de prevenir a doença. Desde 1998, mais de 70 milhões de brasileiros foram vacinados, o que representa 75% de cobertura vacinal.

:: A hepatite C é responsável por 80% das hepatites crônicas. Pessoas com mais de 40 anos são as mais atingidas.


BEM-ESTAR



Por

Comentários