30 jul15:38

Julho registra chuva 60% acima do normal em algumas regiões de SC

Choveu em julho em Santa Catarina, é o que informa a Epagri/Ciram — órgão que monitora as condições climáticas no Estado. Apesar de o mês ter registrado menos chuva do que o mesmo período no ano passado, em algumas localidades chegou a chover 60% a mais do que a média — em 2011 esse numero chegou a 80%.

Só nas últimas 48 horas, Rio do Campo, no Alto Vale, registrou 41,2 mm; Capos Novos, no Meio-Oeste, 48,5 mm e Dionísio Cerqueira, no Oeste, 65 mm. De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva volumosa foi causada pela presença de um cavado — área alongada de baixa pressão — aliada a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Esse cavado mantém o tempo instável com chuva desta segunda-feira ao inicio da quarta-feira. O acumulado de chuva, entre a noite desta segunda-feira e a madrugada de quarta-feira, deve variar entre 20 a 40mm em média no Planalto Sul e no Litoral Sul, e entre 50 a 80mm em média nas demais regiões, sendo o Vale do Itajaí e o Litoral Norte as regiões mais preocupantes devido a chance de alagamentos e deslizamentos.


Volume da chuva em julho, até o dia 30/07

> Médio Vale e Litoral Norte – 185mm / 60% acima do normal

> Lages – 144 mm / 12% acima do normal

> São Joaquim – 162 mm / normal

> Urussanga – 95 mm / normal

> Campos Novos – 148 mm / normal

A Grande Florianópolis registrou 130 mm até está segunda-feira e a média histórica indica 110 mm.

Temperatura não deve subir

As temperatura segue amena e não devem passar muito dos 20ºC na terça-feira. A mais alta deve ser registrada no Oeste, onde pode chegar a 21ºC. Na Grande Florianópolis a máxima deve chegar a 18ºC e não passa dos 14ºC no Planalto Sul.


DIÁRIO CATARINENSE



Por

Comentários