03 ago12:18

Pesquisa em Chapecó identifica intenção de compra para o Dia dos Pais

A aquisição de peças de vestuário, com pagamento à vista, para presentear no Dia dos Pais, representam dois dados entre os mais relevantes indicados em pesquisa de intenção de compras realizada em Chapecó. O levantamento decorre de uma ação conjunta entre a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).

A pesquisa mostra que 52% dos entrevistados pretendem fazer compra de vestuário, 25,1% de calçados, 16,6% de perfumes e cosméticos e 9,4% de eletroeletrônicos. A forma de pagamento preferencial é à vista, conforme 60,7% dos entrevistados, que pagarão em dinheiro, e 6,7% no cartão de débito, enquanto 12,4% pretendem parcelar pelo crediário. O uso do cartão na forma de crédito à vista foi indicado por 9,7%, mesmo índice de preferência para a utilização do cartão para parcelamento. Ainda em termos de finanças, 58,3% daqueles que foram ouvidos em Chapecó indicaram que a situação está melhor, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Sobre a média de gastos, o levantamento especifica o valor de R$ 122,79, com a possibilidade de 43,2% fazerem compras de até R$ 100  e 36,9% de R$ 100 a R$ 200. Já a pesquisa de preço será feita por 48,3% das pessoas e a preferência pelos locais está no comércio de rua, em 77%, e no shopping, em 20,9%.


Ação por parte das lojas

No item da pesquisa Fecomércio/Sicom sobre a ação de parte do comércio, o atendimento personalizado, a concessão de descontos e as promoções para clientes fiéis foram os fatores mais indicados, como preferenciais, pelos consumidores ouvidos em Chapecó. A pesquisa também ouviu sobre a preferência quanto ao lazer em comemoração ao Dia dos Pais, e 54,1% indicaram que terão almoço ou jantar familiar e 10,3% irão a restaurantes.

No decorrer da pesquisa, de 23 a 25 de julho, foram realizadas 331 entrevistas em Chapecó. Desse total, 152 foram com pessoas do sexo masculino e 179 do feminino, 35,7% do total na faixa etária de 18 a 25 anos, 33,2% entre 26 e 35 anos e 18,4% na faixa dos 36 aos 45 anos.


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