07 set11:25

Desfile de Sete de Setembro em Chapecó

Darci Debona | darci.debona@diario.com.br

Pelo vigésimo ano consecutivo a banda da Escola Estadual Marechal Bormann abriu o desfile de Sete de Setembro na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó. A estudante da sexta série Eduarda Alice Longo Carniel, de 12 anos, teve a honra de ser a Comandante da Comissão de Frente.

– Estou ansiosa – disse antes do desfile. Com um bastão prateado com penas amarelas nas pontas, ela orientava os 90 componentes da banda.

Este foi o primeiro ano que ela desfilou com a banda.

– Legal, é emocionante estar na frente do desfile- afirmou.

A banda foi criada por iniciativa do militar aposentado Orlando Sanches, que desde sua fundação dirige os componentes. Quando foi morar em Chapecó, ele matriculou o filho na Escola Marechal Bormann. Foi então que ele pensou em criar uma banda, num serviço voluntário. No primeiro ano, foram sete componentes. No segundo, foram 19. Neste ano foram 90 e a meta é chegar a 140.

>> Galeria de Fotos: Desfile Cívico em Chapecó

Com doações da comunidade ele conseguiu instrumentos e uniformes. Mesmo após 20 anos, Sanches sente-se realizado a cada desfile.

– Cada ano é diferente, é sempre uma emoção muito grande – explicou.

O desfile em Chapecó teve cerca 5,8 mil componentes, de 117 entidades. As crianças dos centro municipais de educação infantil distribuíram sementes e mudas de árvores e flores, em homenagem aos pioneiros da cidade.


Por

Comentários