15 set07:57

Parada da preservação

Juliano Zanotelli | juliano.zanotelli@rbsonline.com.br

Na pegada das ‘parades’ espalhadas pelo mundo, Chapecó recebe a Tree Parade. Nove árvores com 1,5 metro em fibra de vidro serão pintadas por alunos da Apae e de escolas municipais e estaduais da cidade. Elas serão expostas no dia 21 de setembro, Dia da Árvore.

Tairine Pixinin, 14 anos, aluna da Escola Alípio José da Rosa.

O projeto, que é uma intervenção artística inspirada na Cow Parade, busca através da arte promover a busca pela sensibilização e preservação ambiental.

- A ideia é chamar a atenção da população para a preservação das florestas e de todo o ecossistema – disse a bióloga Priscila Rech, uma das responsáveis pelo projeto.

Na Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa, que fica na Linha Faxinal dos Rosa, interior de Chapecó, cerca de 70 alunos do quinto ao nono ano estão envolvidos no projeto.

Segundo a professora de artes da escola, Carina Stakonski, alguns alunos participaram na parte do desenho e outros na pintura da árvore que tem como tema Chapecó: preservar onde se vive.

- Esse projeto paralelo é um desafio, pois além de tirar o aluno da sala, estimula ele a criar – disse Carina.

Na copa da árvore foram feitos 24 pequenos desenhos que retratam pontos turísticos, artistas locais, a história e tradições da cidade. Além de quarenta e duas formigas que representam as pessoas que desbravaram e são responsáveis pelo desenvolvimento de Chapecó.

A aluna Tairine Pixinin, 14 anos, gostou muito da ideia de pintar e pensa em se aventurar novamente com os pincéis.

- Eu já pintava, mas eram os panos de prato da minha mãe – contou a estudante que fez um curso no Clube de Mães da comunidade.

Alex Marafon, 14 anos, colega de Tairine, também gostou de pintar. Para ele foi bem divertido participar do projeto como esse.

A exposição será no calçadão da rua Benjamin Constant, no Centro de Chapecó, no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. Na data será realizada também uma caminhada de conscientização. A partir do sábado, 22, as Trees serão expostas no Paseo Avenida.

A Tree Parade é desenvolvida pela Ong SOS Terra, Projeto Mata Ciliar, do Consórcio Iberê, e Fundema de Chapecó, com apoio de empresas locais. Todas as árvores foram patrocinadas e, após a exposição, o destino delas será definido pelos empresários.

- Elas podem ser leiloadas ou até mesmo doadas para as escolas participantes – finalizou Priscila.


Escolas participantes:

- Apae;

- Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa;

- Escola Básica Municipal Victor Meirelles;

- Escola Parque Cidadão Leonel Brizolla;

- Escola Básica Municipal Diogo Alves;

- Escola Básica Municipal Florestan Fernandes

- Escola Básica Municipal Rui Barbosa;

- EEB Bom Pastor;

- EEB Marechal Bormann.




Por

Comentários