28 set20:18

A "indisciplina"das crianças e adolescentes é tema de encontro em Chapecó

A “indisciplina” das crianças e adolescentes: repercussões nas aprendizagens, relacionamento familiar e social é a temática do Curso de Extensão que será realizado nos dias 29 setembro e 6 de outubro. Os encontros acontecem das 14h as 18h, no auditório da Unoesc em Chapecó.

O evento é promovido pelos cursos de Psicologia e de Direito da Unoesc, Movimento Psicanalítico de Chapecó, LETRA: Centro Especializado nas Dificuldades das Aprendizagens e Escola de Estudos Psicanalíticos de P. Alegre, com apoio da RBS TV. As inscrições podem ser realizadas pelos fones (49) 3319-2632, e (49) 3319-2655.

O curso aborda que uma das problemáticas emergenciais da atualidade são os problemas disciplinares com crianças e adolescentes, onde a questão dos limites é a cada momento colocada em discussão. Isto é um desafio para professores, pais e sociedade em geral, em função das repercussões que acarretam. Dificuldades de aprendizagem, tendência à resolução de situações através de atos impensados, violência, bullying, problemas de relacionamento tanto no âmbito familiar quanto social são reflexos da tendência dos jovens à indisciplina.

No entanto, há obscuridade quanto ao que é considerado “indisciplina” e o que suscita esse fenômeno no imaginário dos adultos, correspondendo a reações e encaminhamentos que por vezes acabam por reforçar essa problemática. Esse projeto tem como finalidade colocar em questão essa realidade e analisar as variáveis que reforçam e determinam essas ações por parte das crianças e adolescentes, promovendo a compreensão sobre as várias faces desse fenômeno como uma forma de vislumbrar novas formas de conceber e encaminhar essas situações de indisciplina por parte dos adultos e também dos jovens.

Para facilitar o encaminhamento da discussão, o curso consistirá na exibição de um filme em cada sábado, seguido de debate. No dia 29/09 será assistido “Deus da Carnificina”, comédia dramática de Polanski e contará com Vânia A. Pattussi (psicanalista, membro do LETRA, Esc. Estudos Psicanalíticos e Mov.Psic. de Chapecó) e Cláudia Fantin (Representante da Gerência Regional de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Chapecó).

Em 9 de outubro tem a exibição do filme “Entre os Muros da Escola” e posterior debate contando com Návia T. Pattussi (Psicanalista, membro do LETRA, Esc. Estudos Psicanalíticos e Mov.Psic. de Chapecó)) e Dr. Erminio Darold (Juiz de Direito, diretor do Foro da Comarca de Chapecó).


Por

Comentários