03 out15:10

Chocolate é aliado da atividade física se consumido na quantidade certa

O chocolate pode ser um aliado na prática de atividade física desde que consumido com moderação, diz o nutricionista Ricardo Zanuto, mestre em fisiologia humana. Isso porque, explica ele, o alimento aumenta os níveis de serotonina, substância responsável pelo bem-estar, o que gera mais disposição para fazer exercício. Além disso, contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central.

— É ótimo pelo alto valor energético não só para quem faz atividade física, mas também para quem vive rotina agitada — afirma Zanuto, acrescentando que o chocolate é rico em sais minerais como potássio, fósforo, magnésio e ferro.

Pesquisas realizadas pela universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostram que o consumo desse derivado do cacau exerce influência positiva na saúde, como antioxidante, anti-hipertensivo, anti-inflamatório, anti-aterogênico, entre outros.

— As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, por exemplo, podem ser aliadas na recuperação pós-exercício — explica o especialista.

O consumo antes ou após a atividade física vai variar de acordo com a demanda e a necessidade energética de cada pessoa, sendo fundamental a orientação de um nutricionista, que irá inserir o chocolate na dieta.

— O chocolate é uma fonte de energia prática e rápida, mas é importante ter atenção com a ingestão excessiva de gordura.

A quantidade diária recomendada é de 30 gramas.

— Pela praticidade e quantidade, uma indicação é consumir barrinhas de cereal de chocolate, que possuem mais ou menos essa quantidade. Caem muito bem depois do exercício — diz Zanuto.


VIDA E SAÚDE



Por

Comentários