08 out09:02

Chá com as palhaças Chapecoenses

Juliano Zanotelli | juliano.zanotelli@rbsonline.com.br

Assim como os ingleses ou a Alice do País das Maravilhas, que tem a hora do chá na história, as palhaças chapecoenses sentiram também a necessidade de ter um momento só para elas. Um dia para cuidar da beleza, trocar dicas de maquiagem e, o melhor, colocar as piadas em dia.

O primeiro encontro das palhaças acontece na sexta-feira, dia 19 de outubro, no Teatro do Sesc em Chapecó. E esse não será um simples encontro pois, você, que está lendo essa matéria, está mais do que convidado para junto delas participar de um momento único e especial.

As seis palhaças vão abrir a ‘casa’ para o público. Além da palhaça Barrica, interpretada por Michelle Silveira da Silva, responsável pelo encontro, vão estar em cena as palhaças Pafúncia (Manon Alves), Truffonilda (Tatiana Muskopf), Mikah Jieka (Inajá Neckel), Amarilha (Angela Marafon) e Kokero´s (Cláudia Castanho).

Elas vão apresentar pequenas esquetes e interagir com o público, de todas as idades. E se você quiser rir muito junte-se ao chá das palhaças. Neste primeiro encontro a mestre de cerimônias será Barrica. Personagem criada há 11 anos por Michelle que é professora do curso de clown da Fundação Cultural de Chapecó. As convidadas Truffonilda, Pafúncia e Amarilha são alunas do curso há três anos e atuam em peças com a ‘mestre’ pela cidade.

Completam o encontro Mikah Jieka, vivida há 9 anos pela diretora do Grupo de Teatro Expressão Universitária (GTEU) e Pafúncia, que há seis anos ganhou vida com a educadora e atriz da Companhia Cia de La Curva.


Palhaças de verdade

No dia será realizado também o lançamento da Revista Palhaçaria Feminina. A publicação organizada por Michelle, e que já foi lançada em Florianópolis, Recife e Brasília, apresenta um mosaico de palhaças de todo o Brasil.

Michelle conta que participava de encontros em vários estados do país e sentia a falta de um documento que apresentasse as palhaças mulheres.

- Elas estão conquistando espaço e sendo protagonistas – disse Michelle, se referindo ao mundo dos palhaços, até então dominado por homens.

Como não tinha recursos para fazer a publicação a primeira ideia foi de criar um blog (mulherespalhacas.blogspot.com.br) que fosse um ponto de encontro dessas mulheres.

- Criei o blog em 2009 e cada encontro ia conhecendo novas palhaças e fortalecendo a ideia – lembra Michele.

Agora, graças ao esforço e dedicação da atriz, a publicação se tornou realidade. São 36 páginas recheadas de fotos e textos de palhaças catarinenses, gaúchas, enfim, brasileiras. A publicação, toda produzida em Chapecó, poderá ser adquirida por R$ 10.

Nem bem a primeira edição saiu do forno e Michelle já fala empolgada da segunda edição.

- Estou a mil e em fase de produção – disse a sorridente Michelle. A nova edição contará com 52 páginas e será bilíngue, em português e inglês.

Para conhecer mais sobre as mulheres palhaças acesse o blog: mulherespalhacas.blogspot.com.br.



Serviço:

Encontro das Palhaças e Lançamento da Revista Palhaçaria Feminina

Data: 19/10

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc – Chapecó/SC

Entrada gratuita

Informações: miche.fix@hotmail.com ou no blog http://mulherespalhacas.blogspot.com.br


Por

Comentários