19 out11:08

Opotunidades para micro e pequenas empresas

Estevan Baldissera Marques é um dos três proprietários da Agência de Design Triocom, fundada há um ano em Chapecó. A empresa, com foco na gestão de marcas está estruturada, mas o empresário investirá em um novo desafio, o que motivou a participação dele do futuro sócio no 10o Seminário Regional de Crédito, promovido pelo Sebrae/SC, nesta semana, no Hotel Bertaso em Chapecó.  

“Desenvolvemos o Plano de Negócios com auxílio do Sebrae e participamos do evento para conhecer as linhas de crédito, as taxas de juro e os critérios para obtenção de financiamentos”, destacou o empresário. O novo empreendimento será do setor de comércio. “Trata-se de um ramo que oferece produtos nacionais e importados, difundido nas grandes cidades, mas que será pioneiro em Chapecó”, explicou Marques.

Durante o seminário, mais de 150 pessoas conheceram as linhas de crédito e os financiamento mais estão adequadas às demandas das micro e pequenas empresas. O evento, coordenado por Carlos Armando Carreirão do Sebrae/SC, reuniu oito instituições financeiras para apresentação de seus produtos: BNDES, Banco do Brasil, Badesc, BRDE, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Sicredi.

Segundo Carreirão, hoje, as instituições financeiras possuem produtos e condições atrativas em termos de juros e facilidades de acesso para o universo das MPEs. “O diferencial do ambiente que criamos foi colocar diversas instituições financeiras falando para o mesmo público. Muitos dos empresários que participaram do evento não precisam de crédito no momento, mas aproveitaram a oportunidade para iniciar um relacionamento e conhecer as linhas de crédito e financiamento existentes”, assinalou.

O coordenador do evento destacou, ainda, que o crédito é visto como uma oportunidade para a empresa investir em novos negócios e não para cobrir deficiências. A programação do seminário também incluiu a Rodada de Negócios, no qual os empresários tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os gerentes, em particular, analisar sua situação especificamente, e até conseguir melhores condições para o empréstimo. “Esse é um diferencial, porque o gestor não tem tempo, em seu dia a dia, para visitar tantos bancos, nem o gerente costuma dar esse atendimento exclusivo”, ressaltou Carreirão.

Para o ano de 2012, estão previstos 18 seminários de crédito em Santa Catarina.

OPORTUNIDADE PARA O FUTURO

O proprietário da ML Móveis de Chapecó, Odirlei Longo, também aproveitou o seminário e as rodadas de negócios para conhecer as opções de crédito adequadas para investimentos futuros. Com foco em móveis sob medida (cozinhas, banheiros, quartos adulto e infantil e salas de estar), a empresa atua há cerca de três anos com vendas diretas ao consumidor. “Nossos produtos são personalizados de acordo com o gosto dos clientes”, destacou.

Rodrigo Frizon é proprietário da Móveis Matté de União do Oeste. A empresa conta com 25 funcionários e produz cerca de 2.500 cadeiras e aproximadamente 150 mesas por mês. “Participei do evento para conhecer as linhas de crédito e avaliar o que se adapta para investimentos na realidade”, realçou.

O seminário contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial (ACIC). 

Por

Comentários