23 out17:25

Palco Giratório apresenta a dança do Cavalo Marinho


A última etapa do Palco Giratório em Santa Catarina traz ao Estado o espetáculo de dança de rua A Barca, do Grupo Grial de Dança de Pernambuco. Os artistas encenam a tradicional dança pernambucana cavalo marinho, que mistura dança e teatro com personagens que interagem com o público. O Sesc apresenta a montagem em ruas, praças e auditórios de onze cidades catarinenses com apresentações gratuitas, de 10 a 25 de outubro.


A Barca conta histórias populares e eruditas das mais diversas maneiras, em um espetáculo festivo, lúdico, poético, vigoroso e musical. Tudo na sua construção cênica permeia o universo do Cavalo Marinho para construir contações de histórias universais como Dom Quixote, Joana D’arc, Medusa, Romeu e Julieta, Iara e outras. Aqui, a tradição entra em cena de forma pungente, contundente, inteira e criativa para questionar o lugar das Tradições no Brasil de hoje.


O Cavalo Marinho é um teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Conduzido por música e dança, possui dezenas de figuras que podem estar pintadas, vestindo máscaras, paletós, chapéus, penas, golas ou armações de bichos, que podem surgir em pernas de pau ou cuspir fogo. Figuras que dançam e compõe coreografias, dançarinos que encenam, figuras que improvisam, dialogam e interagem com o público. O que faz do Cavalo Marinho uma das tradições mais peculiares é o fato de ter se formatado como teatro. Embora a música e a dança sejam elementos imprescindíveis, o funcionamento da brincadeira como um todo está voltado para o teatro.


Serviço

O que: Palco Giratório – A Barca

Quando: 24/10/2012

Horário: 21h

Onde: Praça Coronel Ernesto Bertaso*

Quanto: Gratuito

Informações: *Em caso de chuva a apresentação será no Ginásio do SESC

Por

Comentários