07 nov16:35

Chicken Parade chega às ruas de Chapecó neste sábado


Será no próximo sábado que o curso de Artes Visuais da Unochapecó vai expor o projeto “Chicken Parade: Intervenções Urbanas”. Nove galinhas gigantes serão distribuídas ao longo do Calçadão de Chapecó, na Rua Benjamin Constant. Elas chegarão ao centro da cidade a partir das 9h e os artistas responsáveis pela arte das obras estarão no local para explicar e esclarecer dúvidas das pessoas.

            O projeto é inspirado no “Cow Parade” e conta com a participação de seis professores e seis acadêmicos de Artes Visuais. Para a criação das artes pintadas nas galinhas, de 1,5 metro de altura, os artistas seguiram o tema “Chapecó: cultura e memória”. Há quatro anos o projeto já vinha sendo planejado. Seu principal objetivo é tornar a arte acessível a todos e para isso as peças ficarão no centro de Chapecó, onde milhares de pessoas passam diariamente. Em agosto deste ano os protótipos de galinhas menores começaram a ser desenvolvidos e a partir deles as galinhas maiores foram pintadas. As galinhas devem permanecer no Calçadão até o final de janeiro próximo.

Cultura e memória

            “As pessoas terão acesso ao que os artistas estudaram e conhecem sobre a história de Chapecó”, ressalta a coordenadora do curso de Artes Visuais, Márcia Moreno. As pinturas das galinhas retratam diversos aspectos históricos, culturais e até econômicos de Chapecó. A imigração portuguesa, a memória dos balseiros e a colonização da região, até a industrialização e o crescimento local e regional são lembrados em algumas obras. Outras fazem referência à cultura indígena, aos costumes trazidos de outras regiões e até aos pontos turísticos e à cartografia chapecoense. A suinocultura, a agroindústria e as marcas da avicultura na região também são retratadas nas pinturas das galinhas.

            A professora Márcia pondera que o projeto já superou as expectativas, antes mesmo de ir às ruas. Lembra que uma das galinhas teve a pintura iniciada durante o Mundo das Profissões, realizado pela Unochapecó no dia 20 de outubro. Muitos participantes do evento se interessaram pelo projeto e pararam para olhar e fazer questionamentos. O mesmo aconteceu, de acordo com a professora, no Shopping Pátio Chapecó, onde os protótipos foram expostos no dia 27 de outubro. “As galinhas menores já chamaram a atenção de muitas pessoas que acharam a iniciativa interessante e inovadora para a região”, ressalta a coordenadora.


Por

Comentários