14 nov08:46

Aeroporto de Chapecó amplia o número de voos para Florianópolis

Juliano Zanotelli  | juliano.zanotelli@rbsonline.com.br

O Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, está dando a volta por cima. Após ficar fechado por 75 dias entre abril e julho deste ano, o terminal ampliou para sete os voos diretos para Florianópolis e prevê fechar este mês com 30 mil passageiros. Se confirmada a previsão, ela significa um aumento de quase 58% em relação à média dos primeiros meses deste ano, antes da reforma completa da pista.

As novas opções de voos diretos de Chapecó para a Capital começaram a operar no aeroporto no último sábado. Além dos quatro voos já operados pelas companhias Gol e Avianca, a Trip Linhas Aéreas começou a oferecer três novos horários. Estes voos são feitos por um avião turboélice ATR 72-500 com capacidade para 68 pessoas.

De acordo com o administrador do aeroporto, Eglon Buraseska, a maioria dos voos que partem e chegam a Chapecó estão praticamente lotados. A expectativa do administrador é de que o fluxo de passageiros no aeroporto, que atende a 330 municípios do Oeste catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul, aumente ainda mais com a chegada destes voos.

Antes do terminal fechar para reformas no dia 21 de abril, o aeroporto de Chapecó tinha oito voos diários e transportava 19 mil pessoas por mês, em média (veja detalhes na arte). Agora são 22 voos diários, entre pousos e decolagens, e 28 mil passageiros por mês.

— Em novembro devemos chegar a 30 mil passageiros — projeta o administrador do aeroporto.

Além das companhias Gol, Avianca e Trip, operam no aeroporto as empresas NHT e Azul.

O aeroporto de Chapecó poderá receber, até o mês de dezembro, 14 novas operações de voos. Os pedidos feitos pela Azul e pela Gol estão em análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília.

A Azul solicitou dois voos partindo de Chapecó com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Um voo com frequência de segunda a sábado e outro somente aos sábados.

A companhia Gol aguarda a liberação de três voos partindo de Chapecó com destino ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, dois com frequência de segunda a segunda e um diário, exceto aos domingos.

A Azul espera também a aprovação de cinco voos com saída de Campinas (SP) e tendo como destino final a cidade de Chapecó, com frequências diversas. Já a Gol, aguarda a liberação de quatro voos, também com frequências diversas, partindo do Aeroporto Internacional de Florianópolis para Chapecó.

Segundo a assessoria da Anac, assim que aprovados os voos, os vigentes no aeroporto pelas companhias poderão sofrer alterações e exclusões, a qualquer momento, se for solicitado pelas empresas.


Número de passageiros no aeroporto de Chapecó em 2012

Janeiro: 19 mil

Fevereiro: 19 mil

Março: 19 mil

Abril*: 19 mil [aeroporto foi fechado no dia 21]

Maio: aeroporto fechado

Junho: aeroporto fechado

Julho*: 12 mil [aeroporto foi reaberto no dia 07]

Agosto: 26 mil

Setembro: 26 mil

Outubro: 28 mil



DIÁRIO CATARINENSE



Por

Comentários