14 nov09:03

Mesas para noite de Natal

reportagem@diario.com.br

Se a ideia é fazer um jantar exclusivo, para poucas pessoas, vale a pena investir numa mesa temática com lugares marcados e serviço à francesa, com refeições empratadas. Nesta sugestão do arquiteto Marco Antonio Medeiros, as referências natalinas estão no verde das topiarias, nos pequenos pinheiros e no vermelho das cerejinhas e bolas, que formam um grande arranjo.

Segundo ele, o capricho está nos acessórios que compõem a mesa posta. O modelo de porta-talheres usado pelo profissional organiza garfo e faca, guardanapo e ainda identifica o lugar de cada convidado.

- As gaiolinhas com velas individuais dão o brilho pontual. As louças, bem como os copos, um deles de bico de jaca, remetem aos usados na casa dos avós – diz.

Antes de pensar no que fazer na recepção, segundo Marco Antonio, é importante saber quem são os convidados. Se a festa for apenas para adultos, a decoração pode ser mais livre. Nessa linha, uma boa dica para recepcionar um número maior de pessoas é montar uma mesa para bufê, que pode ser sobre um balcão ou aparador. Nesta solução criada pelo arquiteto, o Natal aparece num estilo mais sofisticado a partir do tom dourado evidente e da guirlanda na parede.

Nesta mesa, o anfitrião centraliza o serviço, deixando tudo à mão dos convidados. Concentra copos, taças, tem o balde de gelo, pratos, talheres, guardanapos para que as pessoas sirvam-se à vontade. Em ocasiões festivas como essa, a iluminação com velas é sempre bem-vinda e aqui aparece em diferentes opções.

- Se tem uma coisa simples, mas que pode surpreender é o porta-guardanapo. Existem opções bem criativas no mercado. A visita nota como um capricho, um carinho do dono da casa.


DIÁRIO CATARINENSE



Por

Comentários