22 nov09:24

Tradição religiosa do Maranhão é apresentada no Oeste

O projeto Sonora Brasil chega a sua última etapa em Santa Catarina trazendo o grupo Caixeiras do Divino, do Maranhão. As instrumentistas apresentam as diversas etapas da Festa do Divino de São Luís, um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhão. As Caixeiras do Divino circulam por 24 cidades catarinenses, dentre elas Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê.


Sobre as Caixeiras do Divino

A festa do Divino Espírito Santo se destaca como um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhão, ocorrendo em dezenas de cidades. Toda festa do Divino gira em torno de um grupo de crianças que, durante o período dos festejos, são vestidas com trajes nobres e tratadas com regalias. O ritual pode durar até 15 dias e conta com uma estrutura bastante complexa, com várias etapas, podendo apresentar variantes significativas em cada localidade. No Maranhão, essa festa está diretamente ligada às religiões afro-brasileiras.

Entre os elementos mais importantes da festa do Divino estão as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia. É sua responsabilidade conhecer todo o ritual e o repertório relacionado, que é vasto e variado, e ainda precisam ter a habilidade do improviso para responder a situações imprevistas no decorrer das etapas.

Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, as caixeiras do Divino de São Luis do Maranhão, apresentarão as várias etapas do festejo através de seus respectivos cânticos, acompanhados das caixas. O canto, ora em uníssono ora a duas vozes, pode apresentar variações na melodia principal, como ocorre tradicionalmente nas práticas da tradição oral, e suas características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo.


Apresentações no Oeste

26/11 – Concórdia

Local: Memorial Attilio Fontana, 20h


27/11 – Chapecó

Local: Universidade Federal da Fronteira Sul, 20h


28/11 – São Miguel do Oeste

Local: Auditório do Centro Empresarial Andromeda, 20h


29/11 – Xanxerê

Local: Auditório do La Salle, 20h


Por

Comentários