23 nov16:27

Chapecó participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Neste sábado, dia 24, profissionais da área de dermatologia vão realizar avaliações e exames gratuitos em pessoas que tenham lesões suspeitas de câncer de pele. As atividades, dentro da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, serão desenvolvidas das 8 horas às 12 horas no Centro de Referência em Saúde Municipal (Cresm), na Rua Sete de Setembro. Esta será a 14ª edição da campanha.

De acordo com a coordenadora da campanha em Chapecó, a médica dermatologista Maria Elisabeth Bet, a atividade é realizada em parceria entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Secretaria Municipal de Saúde. Cinco dermatologistas pertencentes à Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais um Oncologista convidado e ainda os acadêmicos do curso de medicina da Unochapecó participam. Segundo ela, essa atividade é realizada todos os anos e tem o objetivo de alertar as pessoas sobre o Câncer de Pele.

Segundo a coordenadora as pessoas estão mais informadas sobre o Câncer de Pele e buscam atendimento médico quando tem alguma suspeita ou dúvida.

- As pessoas estão cuidando melhor da pele – disse a médica.

A médica disse que não serão realizadas consultas médicas, mas sim exames naquelas pessoas que tenham histórico da doença ou que tenha as características de pele propensa a doença.

- Se necessário, as pessoas serão encaminhadas ao serviço municipal de saúde, a Secretaria da Saúde, para diagnóstico ou acompanhamento -comentou.

A médica destaca alguns cuidados básicos com a pele:

- Usar filtro solar com proteção UVA e UVB e fator de proteção de no mínimo 15;

- Aplicar o filtro solar 30 minutos antes da exposição solar;

- Usar boné, chapéu e camiseta quando estiver exposto ao sol e reaplicar o protetor solar a cada duas horas.


Casos em Chapecó

Em 2011 foram atendidas 284 pessoas em Chapecó, e destas 26 apresentaram carcinoma basocelulares, cinco carcinoma espinocelular, um melanoma, 130 dermatoses, 71 pré-neoplasias e oito outros tumores.


Por

Comentários