29 nov12:29

"Intocáveis", legendado, em cartaz no Cinema de Chapecó

Marcelo Perrone | marcelo.perrone@zerohora.com.br

O sucesso de um filme em seu país de origem nem sempre é indicativo de êxito internacional. O cinema francês tem um caso assim: A Riviera Não É Aqui (21 milhões de espectadores), o mais visto lá em todos os tempos, mas de pouca repercussão fora de casa. Coube ao segundo colocado, Intocáveis (que somou na França um público de 20 milhões), romper essa barreira e tornar-se um fenômeno mundial: com mais de 23 milhões de espectadores em outros países, tirou de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain o título de filme francês mais visto no Exterior.

Intócáveis será o representante da França para disputar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013. A comédia dramática, sobre a improvável amizade entre um milionário francês tetraplégico e um imigrante senegalês que este contrata como assistente, cumpre um desempenho fantástico no circuito global que corre à margem dos blockbusters. Já somou 23 milhões de espectadores fora da França, 308 mil deles no Brasil. Nos EUA, Intocáveis ganhou como grande divulgadora a cantora Madonna, e o remake em Hollywood está caminho, estrelado por Colin Firth.

No Brasil, conseguiu um feito raro: nas primeiras semanas de exibição teve aumento de público,quando a regra do mercado é a diminuição progressiva. Nesta terceira em semana em exibição, teve queda de apenas 18%, em vez dos mais de 40% de outros títulos. Intocáveis se impôs até aos aos reparos de parte da crítica, que sublinha os excessos melodramáticos e os clichês que forçam a mão para ressaltar o antagonismo social e cultural entre entre os dois protagonistas.

Em Chapecó o filme legendado entra em cartaz na sala 3 no horário das 21h30. Confira a programação completa.

ZERO HORA

Por

Comentários