19 dez12:51

1.200 famílias devem ser beneficiadas por programa de Habitação Rural em Chapecó

O limite de recursos a ser investido no projeto não foi definido. A prefeitura garante que dinheiro tem e para todos. Mas é preciso preencher alguns pré-requisitos para ter direito ao valor a fundo perdido ou então ao financiamento com juros bem abaixo dos praticados pelo mercado.

Famílias com renda de até R$ 15 mil por ano podem receber até R$ 28 mil e 500 de subsídio. Já quem tem renda anual de 15 à 30 mil reais ganha sete mil 610 reais do governo e pode financiar até 30 mil reais com uma taxa de 5% ao ano e prazo de 10 anos para pagar. segundo a secretária de habitação, Tatiane Bodigheimer, a estimativa é beneficiar 1.200 famílias, mas para particiapr as famílias tem que ter a Declaração de Aptidão do Pronaf. 

Os contratos devem ser assinados no início do próximo ano e as obras devem iniciar em três meses. O agricultor pode opinar se quer reformar a casa que tem ou construir um nova. Aí uma comissão técnica vai avaliar cada caso. E não é preciso ter escritura. Se a obra for ser feita na terra de um parente, uma declaração do proprietário autorizando a construção já é o suficiente. Seu Avelino de Souza, que possui quatro hectares em linha São Pedro, gostou da novidade. Ele vive da aposentadoria e da criação de meia dúzia de animais que tem nos quatro hectares. Mora numa casa precária. Já garantiu a inscrição no programa e conta os dias para realizar o sonho da casa nova.

Por

Comentários