20 dez16:10

Estudantes de Administração participam de capacitação na Serra Gaúcha

          O curso de Administração da Unochapecó viabilizou para acadêmicos a participação no programa de Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC). Essa capacitação é baseada em atividades de experiência ao ar livre, onde os estudantes recebem desafios que precisam ser solucionados dentro de um limite de tempo. Participaram do programa, que foi realizado em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, 90 acadêmicos do segundo e quartos períodos de Administração.

          Os desafios da capacitação são pensados para o grupo de estudantes se organizar, escolher lideranças, realizar planejamento e executá-lo. Ao final de cada atividade os alunos analisam o resultado, como foi alcançado, se poderia ter acontecido de forma diferente e o que aprenderam com a ação.

          De acordo com o professor do curso de Administração da Unochapecó e responsável pela capacitação, James Antonio Antonini, os aprendizados acumulados nas atividades preparam os acadêmicos para a tomada de decisões. “O DAC desperta neles características de liderança e o espírito do trabalho em equipe, além de mostrar como essas questões são importantes na rotina profissional e pessoal do administrador”, destaca. James observa, ainda, que os estudantes voltam diferentes, mais maduros, corajosos para enfrentar os desafios que a vida profissional reserva, decididos a arriscar e com mais técnicas para definir processos e tomar decisões.

          Para o acadêmico William Franzosi, do segundo período de Administração na extensão de São Lourenço do Oeste, a capacitação lhe ensinou como planejar e organizar um projeto. “O que mais me chamou a atenção foi a dedicação de cada aluno e o comprometimento do grupo que estava muito organizado”, complementa. O estudante conta, ainda, que leva de lição para sua vida profissional três passos que desenvolveu no DAC: “Saber o que fazer, quando fazer e fazer certo”.

          O estudante Andrei Medeiros, também do segundo período, conta que a experiência lhe ensinou formas de lideranças, de motivação e relacionamento interpessoal. “A participação no DAC me proporcionou uma nova maneira de me relacionar com as pessoas; isso, com certeza, irá ser muito útil em todas as áreas em minha vida. Além disso, desenvolvi uma forma de liderança e de como motivar meus colegas e demais pessoas com quem me relaciono”, completa.

Sobre o DAC

          A capacitação é oferecida normalmente a empresários ou funcionários de grandes empresas. A Unochapecó é a única universidade do país que disponibiliza aos estudantes a oportunidade de participar do programa de Desenvolvimento de Atividade Comportamental de forma regular. A atividade está prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Administração desde 2003 e aproximadamente 70% das despesas são custeadas pela instituição.

          Esta metodologia foi apresentada ao curso de Administração da Unochapecó em 1996 como Treinamento Experiencial ao Ar Livre (Teal). Um teste piloto da atividade foi desenvolvido com um grupo de estudantes e obteve resultados positivos. Desde então, todo o ano dezenas de acadêmicos passam pelo treinamento.

Por

Comentários