28 dez12:21

Participantes de projeto de estudos para a terceira idade visitam a Unochapecó

O projeto Estudos Abertos à Terceira Idade, desenvolvido pela Unochapecó, através da Diretoria de Extensão, e pela Prefeitura Municipal de Xaxim, objetiva otimizar o acesso ao ensino e às atividades de extensão e ampliar o horizonte de pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar escolas ou ações da universidade.

Dentro dessa finalidade, um grupo de 35 participantes visitou instalações da universidade, para conhecer parte de seu funcionamento. Eles estiveram no Museu Zoobotânico, Viveiro Florestal Universitário, Laboratório de Anatomia e na biblioteca universitária. Também foi realizada uma caminhada pelo campus, com orientação sobre outros do campus sede da Unochapecó.

            O objetivo da atividade foi de proporcionar ao grupo a oportunidade de conhecer o espaço acadêmico, visualizando assim outra realidade. “Muitos deles não conheciam o ambiente acadêmico e puderam conhecer, e visitar esses espaços foi uma grande alegria”, comenta a coordenadora do projeto de Estudos e Assessoria em Educação, da Diretoria de Extensão da Unochapecó, Lucile da Rosa Francescato.

            O curso

            Desenvolvida na forma de curso de extensão, a iniciativa começou em julho de 2011, com 100 estudantes, em quatro turmas. No primeiro semestre deste ano passou a contar com mais duas, totalizando 150 alunos, agora mantidos em seis grupos. Os participantes, que exercem a possibilidade de voltar a estudar ou ingressar na educação através da frequência em um curso de extensão, têm idade entre 60 e 80 anos.

            A conclusão do curso, que trata de oito temas, será no final do ano de 2013. Esses temas centrais abordam: lazer e cultura; história e geografia; saúde; turismo e fenômenos religiosos; saúde e meio ambiente; psicologia; informática básica; e direito, especialmente estatuto do idoso e previdência social.

Neste ano as atividades foram enceradas com a visita e em 2013 recomeçarão no dia 14 de fevereiro.

Por

Comentários