HISTÓRIA
Em 1973 a cidade de Chapecó possuía 2 times de futebol. Um era o mais querido e o outro tinha bons patrocínios. Em conversa os presidentes Lotário Immich, do Atlético Clube Chapecó e Alvadir Pelisser, do Independente Futebol Clube, decidiram unir os times e fundar a Associação Chapecoense de Futebol.
O encontro de Lotário Immich com os demais participantes da criação do time aconteceu na frente da livraria Cometa, de propriedade de Heitor Pasqualotto. A fundação da Chapecoense foi no dia 10 de maio de 1973. Além de fundador, Lotário foi também o primeiro presidente da Associação. Heitor Pasqualotto, Dimas Vicente Dellai, Altair Zanella, Moacir Fredo, Avelino Biondo, Arthur Badalotti, Gentil Galli e Plínio de Nes são alguns dos nomes que também participaram da história da Chapecoense.
O surgimento de um novo time de futebol agradou a população e lideranças de Chapecó. As primeiras camisetas listradas no sentido vertical, verde e branca, foram doadas pelo empresário Ernesto De Marco.
A primeira diretoria da Associação era: Presidente: Lotário Immich, Vice-Presidente: Gumercindo Putti, Secretário: Jair Antunes de Silva, 2º Secretário: Altair Zanella, Tesoureiro: Alvadir Pelisser, 2º Tesoureiro: Paulo Spagnolo, Diretor Esportivo: Dimas Vicente Dellai. A diretoria contava ainda com a participação de Jorge Ribeiro e Moacir Fredo.
Treinados por Gumercindo Putti os jogadores da Chapecoense realizavam os primeiros jogos na cidade de Xaxim. Todo domingo, às 14h, uma caravana de carros se deslocava para o estádio da Montanha. O estádio Índio Condá só ficou pronto em 1975. Em 2008, o estádio foi demolido para a construção da Arena Condá. A inauguração aconteceu em 2 etapas, a ala sul em 2009 e a ala norte em 2010. A capacidade é de 25 mil torcedores.
TÍTULOS
Em 1977, com apenas quatro anos de existência, o time conquista o Campeonato Catarinense em cima do Avaí dentro de casa. Sem dúvida o melhor título da Associação.
Na década de 80, a Associação Chapecoense participou todos os anos do campeonato catarinense, mas de maneira discreta, e oscilando nas posições intermediárias da classificação geral do campeonato. Porém, na década de 90 o time obteve melhores resultados.
Em 1996, a Chapecoense disputaria a final contra o Joinville. Mas o jogo que estava marcado para julho não aconteceu. Pois os jogadores do Joinville deixaram a cidade de Chapecó, incomodados com o barulho dos foguetes, que os torcedores do verdão soltavam próximo ao hotel, onde estavam hospedados. Com a ida do time Joinvillense os torcedores da Associação comemoraram o título na avenida mesmo sem jogo. A alegria durou pouco tempo, o time do Joinville entrou com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e em dezembro Luiz Sweiter, marcou uma nova data para a realização da partida final. O jogo aconteceu no dia 15 de dezembro de 1996, e a Chapecoense ganhou de 2×0 e aí sim levou o título.
O terceiro título do time no Catarinense foi em 2007. Em 2011, a Chapecoense conquistou o quarto título no estadual.
TÍTULOS
2011 - Campeã Estadual
2007 - Campeã Estadual
1996 Campeão Estadual
1996 – Vice Campeão da Copa Santa Catarina
1979 Campeão da Taça Santa Catarina
1977 Campeão Estadual
Q LINDA A HISTORIA DO VERDAO , QUE ESSE TIME SEJA CADA VEZ MAIS CAMPEAO , A CIDADE DE CHAPECO MERECE ……PARABENS VERDAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para quem gosta de acompanhar o Futebol Catarinense, A CHAPE ‘e o orgulho de toda a nossa regiao. Sou de Faxinal dos Guedes, municipio da regiao metropolitana de Chapeco.
sou de kanoas rs.. e o verdão e minha paixão.
Estou em Chapecó a menos de dois anos… e é incrível a paixão que o clube desperta no torcedor… Esta paixão é tão intensa e contagiosa… que já me sinto um torcedor fanático também !!!