Darci Debona | darci.debona@diario.com.br
A derrota em casa para o Ipatinga, por 3 a 2, na tarde de hoje, deixou distante o sonho da Chapecoense subir para a Série B do Campeonato Brasileiro. Nem a torcida que gritava “eu acredito” durante o jogo, deve estar confiante após mais uma atuação decepcionante em casa.
Já são quatro partidas sem convencer na Arena Condá. Na segunda fase, o time do Oeste soma apenas dois pontos em três jogos. Para alcançar o Ipatinga, que tem seis, ou o Joinville, que tem sete, e ficar com uma das vagas, o time de Mauro Ovelha terá que ganhar os três jogos que restam.
A Chapecoense até começou bem. Kléber Goiano quase marcou de cabeça. Depois o goleiro do Ipatinga, João Carlos, tirou com o pé no chute de Jean Carlos. A Chapecoense tomava conta do jogo. Mas o time mineiro se mostrava perigoso. Num contra-ataque Leandro só não marcou porque Rodolpho fez bela defesa, num chute rasteiro, de dentro da área. Mas ele nada pôde fazer na cabeçada de Chiquinho, que abriu o marcador para o time visitante, aos 24 minutos.
O gol afetou a Chapecoense. Diego Felipe tentou resolver sozinho. Ele saiu do meio, deu uma arrancada, passou por vários advesários mas a conclusão foi no meio do gol. Neílson tentou, mas a bola foi para fora. No intervalo o técnico Mauro Ovelha deixou o time mais ofensivo, tirando o zagueiro Kleber Goiano e colocando o meia Diogo Oliveira.
A mudança deu resultado. Aos 11 minutos o atacante Neílson foi agarrado dentro da área por Leanderson. Pênalti e expulsão do jogador do Ipatinga. Jean Carlos converteu a cobrança e igualou o placar, aos 13 minutos. A torcida se empolgou. A Chapecoense tinha mais 32 minutos e estava com um jogador a mais para buscar a vitória.
Foi aí que Welington Bruno acertou um chute de fora da área quase no ângulo do goleiro Rodolpho, colocando o time visitante novamente m vantagem, aos 22 minutos. Para piorar, em erro de saída de bola de Nequinha, o mesmo Welington Bruno fez 3 a 1. Aí o time da Chapecoense desmoronou. Parte da torcida foi embora e a que ficou começou a vaiar. Diego Felipe ainda descontou aos 39 minutos. Mas faltou força para empatar.
FICHA TÉCNICA
Chapecoense (2)
Rodolpho; Neguette, Groli, Kleber Goiano (Diogo Oliveira); Nequinha, Everton Cezar, Diego Felipe, Neném, Aelson (Lucca); Jean Carlos, Neílson. Técnico: Mauro Ovelha.
Ipatinga (3)
João Carlos; Alex (Tiago Gaúcho), Cláudio Luiz, Pedrão, Chiquinho; Leandro Brasília, Leanderson, Everton, Welington Bruno; Cristiano (Daniel), Frontini (Vander).Técnico: Ney da Matta.
Gols:
Jean Carlos (13 min 2T); Diego Felipe (39 min 2T) – Chapecoense.
Chiquinho (34 min 1T); Wellington Bruno (22 min 2T); Wellington Bruno (31 min 2T) – Ipatinga.
Cartões Amarelos:
Pedrão, Leanderson, Frontini – Ipatinga
Aelson, Neguette – Chapecoense
Cartão Vermelho:
Leanderson (11 min 2T) – Ipatinga
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ, auxiliado por José Carlos Dias Passos-PR e José Amilton Pontarolo-PR.
Local: Arena Condá – Chapecó/SC