Darci Debona | darci.debona@diario.com.br
Um dos patrocinadores da Chapecoense, a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), oferece bolsas de estudo de 100% do valor para atletas e dirigentes do clube. De acordo com o gerente de futebol da Chapecoense, Carlinhos Almeida, atualmente são sete bolsas, a maioria beneficiando atletas da categoria de base. Um dos alunos é o diretor de futebol Cadu Gaúcho e, do grupo profissional, apenas o goleiro Luís Carlos Mendes de Brito foi incluído no programa.

Isso porque é difícil conciliar os horários de treinamento e jogos com o estudo. O goleiro titular do clube, Rodolpho, até iniciou o curso de Educação Física quando jogava no Náutico, em Recife. Mas teve que abandonar devido às viagens.
Luís Carlos é o quarto goleiro e por isso dificilmente concentra ou viaja. Isso acaba facilitando. Mesmo assim ele vai demorar um ano e meio a mais para concluir o curso de Educação Física. Ele começou o curso há três anos na Unoesc de Xanxerê. Ele acabou atrasando os estágios. Neste ano, com a bolsa da Unochapecó, não precisa se deslocar para o município vizinho e está conseguindo normalizar as disciplinas. Em dias que não tem treino pela manhã, ele faz o estágio. Se chegasse a ser titular o primeiro reserva, ele afirma que teria que largar algumas disciplinas.
–É muito difícil – desabafou.
Sua meta é continuar trabalhando com futebol quando se aposentar, como preparador físico ou técnico. Por isso considera importante concluir o curso, o que deve conseguir dentro de dois anos.