Ao contrário daquilo que nos acostumamos a ler e ouvir, o tênis brasileiro está, sim senhor, evoluindo.
Depois de cinco anos, conquistamos um título de ATP. E pela primeira vez em seis anos, temos três brasileiros no top-100.
O título conquistado por Thomaz Bellucci no último domingo surpreendeu apenas aqueles que só acompanham o tênis pela TV, e pela internet.
Cansei de escrever aqui que os bons resultados voltariam naturalmente. Conheço bem o garoto, e também conheço bem o seu técnico. Sempre confiei na capacidade deles.
Mas, infelizmente, no Brasil, "confiar" é um verbo em extinção.
Marcos Daniel também está de parabéns, tendo alcançado, aos 30 anos, sua primeira semifinal de ATP. Por pouco não tivemos uma final brasileira em Gstaad.
Outro veterano, Julio Silva, foi campeão do challenger de Belo Horizonte.
Considero o Julinho um dos grandes exemplos do nosso tênis. Pra mim, depois do Guga, ninguém tem tantos méritos quanto ele.
Pra aqueles que não conhecem sua história, Julio é um rapaz negro de familia humilde, que começou no tênis como pegador de bolas em Jundiaí, sua cidade natal.
Sempre trabalhando duro, seu tênis foi evoluindo e ele chegou a estar entre os 150 melhores. Hoje, aos 30 anos, mostrou que ainda está jogando muito bem.
Aqui em Campos de Jordão, vários brasileiros estão jogando a chave principal. Fico emocionado quando vejo tantos garotos motivados, treinando bastante, com o brilho do otimismo no olhar.
Nos últimos dois anos, não tivemos nenhum brasileiro na grande final do torneio. Mas, desta vez, aposto que a história será diferente.
Postado por Francisco Costa



4 de agosto de 2009 às 15:31
Valeu Chico Costa, com esse texto acabou por responder minha pergunta sobre o Julio SIlva.
Com toda certeza ele valorização muito a profissão de tenista profissional. E tomara que os jovens possam se espelhar nele e também no Marcos Daniel pois são exemplos de dedicação e profissionalismo.
Abraço
J.Saibro
6 de agosto de 2009 às 11:08
Chico, como é bom novamente poder assistir uma final ao vivo com um brasileiro. Isso nos enche de orgulho e esperança, e com certeza vc tem muitos méritos nessa retomada do tenis no Brasil.
sds.