Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2010

Sapucaia do Sul tem Carnaval neste sábado

26 de fevereiro de 2010 1

Luiz Armando Vaz

Sapucaia do Sul tem Carnaval neste sábado sob o comando da voz da folia de Porto Alegre: Nelson Marconi será o locutor na avenida. Cinco escolas de samba da cidade desfilarão na Avenida Mauá, às 21hs. Cada uma realizará um desfile de 55 minutos para a disputa do título.

A G.E.S. Império do Vale é a primeira escola a entrar e tem como enredo “Entre Brincadeiras e Diversão uma explosão de cores… Império do Vale é Thol um espetáculo na avenida!”. A seguir, a Real Academia Águias de Ouro, apresenta o enredo Sonhar não Custa Nada. Na seqüência, com “Ser Mangueira”, a Mangueira será a terceira escola a desfilar. A penúltima a entrar na avenida será a Acadêmicos do Morro, com o enredo “João Cândido, o almirante negro, Acadêmicos do Morro resgata sua história”. Escola de samba convidada, a Unidos do Capão encerra a noite com o enredo “Tigre… Origens. Simbolismos. Histórias!”.

Morre a mãe do mestre Toralles

26 de fevereiro de 2010 0

Não está mais entre nós Dona Moema Peres Toralles, a mãe do mestre Toralles, diretor de bateria da Academia de Samba Praiana.  Seu falecimento aconteceu esta semana. O Carnaval perdeu uma entusiasta.

Carnaval em Alvorada, Guaíba e Viamão

25 de fevereiro de 2010 2

Foto: Divulgação

Carnaval de Alvorada

Pode ir preparando a cadeira e o chimarrão. No próximo final de semana (27 e 28) acontecem os desfiles das escolas de samba e dos blocos no carnaval de rua de Alvorada.
Este ano os desfiles acontecem em dois dias, no sábado, dia 27, passam pela Avenida Presidentes Vargas às sete escolas do grupo especial da cidade, no domingo, é a vez dos blocos carnavalescos.
E para finalizar com chave de ouro, a escola convidada para encerrar as duas noites de folia é a atual campeã do carnaval de Porto Alegre, Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina.

Confira a programação:

Dia 27/02 – Sábado
Desfile das Escolas de Samba:
22h – Escola de Samba Mirim Algarve do Futuro
23h – Escola de Samba Mirim Estrela do Umbu
00h – Escola de Samba Trevo de Ouro
01h – Escola de Samba Deixa Falá
02h – Escola de Samba Asas de Ouro
03h – Escola de Samba Periferia
04h – Escola de Samba Bem Vinda
(Apuração – Domingo, a partir das 16h, na praça Central João Goulart).
 
Dia 28/02 – Domingo
A partir das 18h – Desfile dos Blocos e Escolas de Samba convidadas:
Unidos do Cantão
Mandela
Bacalhoa
Real Academia
Me chama que eu vou
Escola Mirim Unidos da Intersul
Encerramento: Escola Imperatriz Dona Leopoldina

Carnaval em Guaíba no dia 27/02

Desfile de carnaval de Guaíba promete surpreender o público. O ano de 2010 vai marcar o carnaval de Guaíba. As quatro escolas da cidade estão com todo gás para apresentar um grande espetáculo à população. Uma grande estrutura está sendo montada na  avenida Nestor de Moura Jardim, local definido para o desfile. mais de quatro mil pessoas poderão assistir gratuitamente o desfile nas arquibancadas. A sonorização está a cargo da mesma empresa responsável pelo carnaval de Porto Alegre. O evento promete marcar a história do carnaval de Guaíba e do Estado. 

O Desfile de carnaval de Guaíba acontece na Av. Nestor de Moura Jardim, às 23 horas do dia 27 de fevereiro. Cada Escola terá uma hora na avenida, e o intervalo entre elas é de 15 minutos. Ordem das Escolas: 1ª Academia de Samba Cohab/Santa Rita; 2ª Estado Maior da Colina; 3ª Tradição e 4ª Império Serrano. Antes, às 22 horas, haverá o desfile mirim das Escolas Império Serrano e Academia Cohab/Santa Rita. Estrutura Serão 160 metros de arquibancada, dividido em quatro módulos, com seis degraus, o que comporta aproximadamente 3,6 mil pessoas. Mil metros de gradil e 36 banheiros químicos, colocados estrategicamente para melhor atender a população. Neste ano a sonorização terá uma mesa digital, para evitar transtornos com fios durante o desfile. A empresa contratada foi a Impacto produtora, que realiza os carnavais de Porto Alegre e Uruguaiana. A iluminação deve dobrar em relação ao ano passado, com a utilização de 80 refletores. A estrutura ainda contará com dois palanques, um para as autoridades e outro para os jurados.

Carnaval de Viamão

Carnaval no Autódromo Internacional de Tarumã no dia 27 de Fevereiro de 2010. Não percam!!!  Para acesso as arquibancadas os foliões deverão levar 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal. O Carnaval terá um cunho social destinando assim os produtos arrecadados a APAE. O acesso aos camarotes superiores só será possível através de credenciais.

Como chegar : 10 minutos do centro de Viamão.
Estrada Gentil Machado de Godoy na RS-118, Autódromo Internacional de Tarumã.

Ordem dos desfiles: 
Unidos de Vila Esmeralda 23h 30 min 00h 20 min 
Império de Vila Planalto 00h 30 min 01h 20 min 
Barão do Upacaraí 01h 30 min 02h 20 min 
Volta da Figueira 02h 30 min 03h 20 min 
Academia de Samba Viamar 03h 30 min 04h 20 min 
Acadêmicos de Padre Réus 04h 30 min 05h 20 min 
Sol Maior 05h 30 min 06h 20 min 

As escolas de samba desfilarão por cinqüenta (50) minutos. O intervalo entre os desfiles das agremiações será de dez (10) minutos.Em 06 de Março, ocorrerá o Baile Municipal no clube Cantegril. A animação novamente ficará por conta do grupo Movimento.

Foto: Divulgação

Coluna Chora, Cavaco desta semana

24 de fevereiro de 2010 0

Confira os destaques publicados no Diário Gaúcho:

Dança ou fantasia, eis a questão

23 de fevereiro de 2010 11

Uma situação que tenho dificuldade de assimilar é a maneira com é feito o julgamento do quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Diz o manual que o julgador deverá considerar: a exibição da dança do casal, considerando-se que não “sambam” e sim executam um bailado no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios, mesuras, giros, meias-voltas e torneados, sendo obrigatória a sua exibição diante dos módulos de julgamento.

A harmonia do casal que, durante a sua exibição, com graça, leveza e majestade, deve apresentar uma sequência de movimentos coordenados, deixando evidenciada a integração do casal. Que a função do Mestre-Sala é cortejar a Porta-Bandeira, bem como proteger e apresentar o Pavilhão da Escola, devendo desenvolver gestos e posturas elegantes e corteses, que demonstrem reverência à sua dama (Porta-Bandeira).

Que a função da Porta-Bandeira é conduzir e apresentar o Pavilhão da Escola, sempre desfraldado e sem enrolá-lo em seu próprio corpo ou deixá-lo sob a responsabilidade do Mestre-Sala. A indumentária do casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos.  Penalizar:  A queda e/ou perda, mesmo que acidental, de parte da indumentária como, por exemplo, sapato, esplendor, chapéu e etc.

Então, pela letra fria do regulamento, o primeiro casal de mestra-sala e porta-bandeira da Estado Maior da Restinga deveria sim ser penalizado. Mas a quebra do esplendor (parte da fantasia) não deveria estar dentro do quesito fantasia? O manual é claro tudo bem, mas o problema foi com a fantasia. Me parece injusto esta penalização, tanto que dois julgadores deram nota dez ao casal.

Uma lástima o que aconteceu com Chula e Priscila, um detalhe da maior importância, que perpassa a questão da fantasia e prejudica a dança.

É hora de refletir para não repetir erros em 2011

22 de fevereiro de 2010 10

Logo que saiu o resultado do carnaval de Porto Alegre rolou um pequeno ruído sobre o assunto. Só não foi maior porque a elegância do Presidente Robinson Dias, o Preto, da Estado Maior da Restinga, reconheceu a vitoria da Imperatriz Dona Leopoldina.

Sua manifestação aniquilou qualquer possibilidade de inflar as idéias incendiarias de alguns. Foi muito bonito tal comportamento, seguido pela grande maioria de outros presidentes. Um dos principais protagonista deste episódio foi o corpo de jurado, que na visão de alguns já começava a ser demonizado.

O grupinho aquele do “quanto pior, melhor” já se preparava para atacar os jurados do Rio. Mas quando da abertura das notas tudo ficou às claras. As notas e suas justificativas foram tornadas públicas na noite de domingo na Radio Gaúcha, Era uma medida há muito exigida e esperada pela imprensa, e pelo público carnavalesco, pois elas literalmente acabaram com as dúvidas.

As justificativas – todas elas – são muito claras objetivas e sucinta. Não teve nhêm nhêm nhêm. Para se ter um exemplo, a nota do jurado Claudinho – ex-Diretor de Carnaval da Inocentes de Belford Roxo e do Arranco do Engenho de Dentro, ex-mestre Sala do Império Serrano e Instrutor do Projeto Mestre-Sala e Porta-Bandeira na Marquês de Sapucaí (estas são as credencias do cara), foi assim:

” Esplendor da porta-bandeira quebrado”, o que sepultou qualquer outra interpretação. Foi assim e ponto, e todo este material será colocado na Internet para quem quiser ver.

Por isto temos que cumprimentar os jurados do Rio, pelo seu trabalho pelo seu profissionalismo, enriquecem um carnaval em franco crescimento. Legal agora temos que refletir e não repetir os velhos erros. O carnaval agradece.

Desfile das campeãs fechou o Carnaval 2010 em Porto Alegre

21 de fevereiro de 2010 3

FOTO LUIZ ARMANDO VAZ

A noite de desfiles das escolas campeãs encerrou o carnaval 2010 no porto seco. Com a avaliação de que tivemos um dos melhores Carnavais da era Porto Seco, o presidente Ademir Moraes, o Urso,  estava muito contente com os resultados.
Todos os ingressos foram vendidos, garantindo a lotação completa das arquibancadas, muito foram parar nas mão dos cambistas que cobravam R$ 7,5 por ingressos que custavam R$ 3.
A apresentação das escolas aconteceu dentro da normalidade. As escolas trouxeram, por força de regulamento, 80% dos seu contingente propiciando ao público um espetáculo de bom nível. A primeira entidade a se apresentar foi a tribo carnavalesca Os Comanches. Logo em seguida a Escola de Samba Academia de Samba Puro, que volta ao grupo especial. Desfilaram ainda pela ordem inversa Império da Zona Norte, Imperadores do Samba, Embaixadores do Ritmo, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga  e a campeã, Imperatriz Dona Leopoldina.
Ficou como ponto negativo as imensas filas nas paradas dos ônibus, o que não tirou o bom humor dos carnavalescos.

É noite de conhecer as justificativas dos jurados

21 de fevereiro de 2010 0

As justificativas das notas dos jurados do grupo especial do Carnaval 2010 serão conhecidas no programa Gaúcha no Carnaval deste domingo à meia-noite, na Rádio Gaúcha 600 AM ou 93.7 FM.

Uma reivindicação antiga da imprensa e dos carnavalescos, para que sejam conhecidas as justificativas para as  penalidades do concurso deste ano. Com esta medida, o processo fica mais transparente e possibilita aos carnavalescos repararem suas falhas nos próximos Carnavais.

A repercussão da vitória em bairros e escolas de samba de Porto Alegre

19 de fevereiro de 2010 1

Assim tá certo: fim de festa e nossa gente está sendo de uma finesse britânica. Sem xingamentos, ódio ou cizânia, o coro do axincalhamento se retirou. A respeito pelo resultado e a postura dos presidentes foi muito elegante. Os cumprimentos à Imperatriz Dona Leopoldina pela vitória chegam de todos os lugares.

Entendo que as  frustrações do nosso carnaval tem este componente em doses maciças. Claro, o carnaval é feito assim, com extrema paixão. Mas como tudo na vida passa, acho que já passou. Tivemos avanços e isto quero recuperar. Mais uma vez houve o cumprimento rigoroso dos horário de desfiles e nenhuma escola estourou seu tempo.

As reclamações com o som ainda serão tema de discussão porque no ano que vem esta matéria tem que estar com todas as perguntas respondidas. Algo marcante foi a relação do povo com as escolas. Alguns exemplos são emblemáticos. Olha que aconteceu no bairro Santo Agostinho, que recebeu a União da Vila do IAPI. O entorno está em festa: é comum ver as pessoas com a camisa da escola batendo no peito e dizendo “Sou Vila”. Chega a ser comovente.

Acho que faltava carnaval nesta parte da cidade. Agora a escola está enraizada, amada e querida por todos. A Estado Maior da Restinga, outro exemplo, volta a viver seu melhor momento. Pelo carnaval apresentado, mas também pela sua conhecida relação com a comunidade. “Tinga teu povo te ama”: a frase se comprova. A Restinga esta em lua de mel com o povão. Seus ensaios com casa cheia reforçam a auto-estima dos restinguenses. Entre os torcedores a conversa é carnaval. Existe a convicção de que a Tinga sabe fazer carnaval.

Da Império da Zona Norte o retorno é muito interessante. A escola que trabalha para recuperar os estragos deste ano o faz com a certeza de ter feito um excelente espetáculo. Foi grandioso o seu desfile. Teve um percalço na evolução, mas está no caminho certo. Eles sabem fazer Carnaval como gente grande, tem gestão com resultados comprovados e a eficiência de alguns setores está consolidado.

A  Imperadores do Samba comprova e atesta: tem garra, tradição e uma torcida de fazer inveja. Sua bateria tem como carimbo a nota dez. As escolas que não fizeram um bom carnaval podem recolher como aprendizado os bons ensinamentos. Não se faz mais carnaval nos últimos dois meses do ano. Tem que levantar cedo. O carnaval mudou e os carnavalescos terão que mudar também. Isto comprova hoje que teremos um carnaval muito melhor ano que vem.

Campeãs

19 de fevereiro de 2010 6

Pelo nível da disputa deste ano, a Noite das Campeãs, neste sábado, no Sambódromo do Porto Seco, torna-se imperdível. Será mais uma oportunidade para as escolas mostrarem o bom Carnaval apresentado no dia dos desfiles oficiais.

– Retrato-me aqui de um comentário feito durante a transmissão, pela RBS TV, do desfile da Império do Sol. Disse que, no símbolo da escola, no carro abre-alas, o sol havia se desprendido da coroa. Na verdade, segundo me esclareceram, o símbolo da escola é assim mesmo, com o astro-rei inclinado.

– Com elegância, Gustavo Giró aceitou as críticas que fizemos a respeito da Embaixadores. A escola respondeu com resultado: o quarto lugar, que vale como um título para a entidade.

– No Rio, finalmente o criativo carnavalesco Paulo Barros conquistou um justo campeonato, pela Unidos da Tijuca. Sem dúvida alguma, é o grande nome da atualidade, embora, ao nosso ver, cometa alguns exageros, como a insistência em colocar esquiadores em seus desfiles.

– Vamos fazer coro à campanha para tornar as comissões-de-frente quesito em nosso Carnaval. É uma maneira de valorizar o trabalho dessa rapaziada que trabalha duro e sério pelo espetáculo.

– Analisando as possíveis mudanças para o Carnaval 2011, questiono: a criação de um terceiro grupo não será um retrocesso? É notável que, com o enxugamento do Grupo Especial, o nível das principais escolas está crescendo.

– Por outro lado, tivemos, mais uma vez, um Grupo A com arquibancadas praticamente vazias, apesar de o acesso ter sido gratuito. A criação de mais uma noite de desfiles e de mais escolas de samba estaria de acordo com o tamanho de nosso Carnaval?