Com a definição da ordem de desfiles de Porto Alegre para 2011, começaram as discussões. Muita gente acha que as noites (sexta e sábado, dias 4 e 5 de março) não ficaram parelhas e que, em determinado momento, pode haver um esvaziamento das arquibancadas. Reveja a ordem e tire suas conclusões:
* Sexta-feira: Praiana, Império da Zona Norte, Bambas da Orgia, União da Vila do IAPI, Acadêmicos de Gravataí e Restinga.
* Sábado: Império do Sol, Imperadores, Imperatriz Dona Leopoldina, Vila Isabel, Samba Puro e Embaixadores.
* No domingo (6 de março) quando desfilarão as escolas do Grupo A, a ordem ficou assim: Acadêmicos de Niterói, Vila Mapa, Os Filhos da Candinha, Protegidos da Princesa Isabel e Realeza.
* Ramon Carvalho despediu-se da função de mestre-sala da Império do Sol. Desfez-se um casamento de uma década e meia. Curiosamente, em entrevista que nos concedeu às vésperas do Carnaval, Ramon declarou: "A escola tem sido fiel a mim e eu fiel a ela. Enquanto esta fidelidade for mantida, continuaremos assim".
* O momento é de definições: de enredo e de equipe de trabalho. A maioria está trabalhando, mas, como sempre, tem aqueles que estão dormindo no ponto.
* Duas gigantes de nosso Carnaval comemoram aniversário nesse sábado. A Império da Zona Norte faz festa em sua quadra, a partir das 20h, para marcar seus 35 anos. A Estado Maior da Restinga abre a quadra às 10h para festejar seus 33 anos. Ao meio-dia, tem feijoada. Nosso abraço às duas entidades e suas comunidades, que tanto engrandecem nosso Carnaval.
Império comemora 35 anos de história – Foto: Marcelo Oliveira




bah mas de novo a Tinga vai desfilar por último, q saco.. a Associação deveria diminuir a qtide. de escolas e assim programar todos os desfiles pra noite, as escolas ganham em brilho e luxo..
acho que temos que parar com essa historia de mais frsco ou mais forte se essas entidades estão no especial e querem ganhar o carnaval elas que trabalhem para levar publico para os seus desfiles. fazendo bons ensaios,muambas e apresentações abraço.
Também concordo que deve parar essa história de mais forte e mais fraco,pois, se algumas escolas conseguiram se destacar no carnaval, mostrando muito trabalho acho que já é hora das outras também acordarem e mostrar que são capazes de fazer um carnaval bonito, luxuoso e muito criativo, como a embaixadores do ritmo, por exemplo.
Toda vez que existe uma oportunidade para contribuir com nosso carnaval assim o faço. Quanto à ordem e organização dos desfiles há alguns anos tenho uma opinião formada, que é a seguinte: os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre poderiam ser realizados mesclando escolas dos diversos grupos, o que tornaria o espetáculo muito atraente e diversificado, ou seja, em cada uma das quatro noites, sexta, sábado, domingo e segunda-feira desfilariam escolas dos grupos Especial, Intermediário, Acesso e Tribos Indígenas, tudo mediante sorteio dirigido. Além disso estaríamos incentivando as agremiações de menor porte ao crescimento, o que elevaria a auto estima das comunidades que se empenhariam muitíssimo para ver suas entidades bem representadas. Por outro lado, teríamos público certo e a pluralidade necessária estaria realizada. Quanto ao julgamento teríamos um único corpo de jurados, que certamente faria a escolha das melhores mediante critérios únicos. Creio que esta contribuição pode ser discutida e, bem avaliada, poderia ser implementada em nosso carnaval. Um abraço.