Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2010

Feliz Ano Novos a todos

31 de dezembro de 2010 0

Foto: Banco de Dados

Ola gente estamos chegando ao final de mais um ano , foi muito prazeroso fazer esta intelocução com vocês . Contar tudo o que acontece e chega até nós das coisas do carnaval . Para este ano que chega vai todo o nosso otimismo, exatamente porque naquilo que foi possível festejamos ainda alguns avanços.  Tais avanços merece nosso caloroso abraço e reconhecimento.

Quero na figura do Presidente  Ademir Urso Moraes agradecer e desejar um ano novo cheio de realizações e progresso por todo o seu empenho em fazer algumas mudanças , e manter tantas outras . Por conta de tudo isto nosso carnaval cresceu. Há que se reconhecer um trabalho muito bem feito pela associação , só para lembra nosso presidentes foram recebidos e posaram para fotos com ninguém menos do que o Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva . Fato da maior importância , e que mostra o quanto em credibilidade e respeito se encontra o nosso carnaval. Um grande abraço a todos aqueles que individualmente contribuem para o crescimento de nossa festa maior .

As organizações que tem um trabalho educativo os meus respeitos , a todas elas , UDESCA , Associação dos jurados , Associação dos Gestores em Carnaval , a Confraria do Samba , enfim a todos aqueles que se empenham em fazer e melhorar nosso carnaval . Você amigo internauta, foi definidor e razão para este trabalho, estar firme e forte . Temos ainda muito pela frente, a tarefa é complicada , mas novos tempos se aproximam . As arquibancadas é nossas maior prioridades. Será sem sombra de duvidas o equipamento que colocara nosso carnaval em outro patamar, a exemplo do que aconteceu em outras cidades .

E para isto temos que emprestar nossa solidariedade, trabalho, competência e paixão. O caminho é longo e exigente , e não nos mete medo, ao contrario multiplica nossas forças para ajudar a construir esta fantástica festa . Feliz ano novo feliz carnaval para nós todos.

Turismo+Carnaval=R$

28 de dezembro de 2010 0

Por Antônio Carlos Côrtes

A indústria-artesanal, comércio hoteleiro, turismo cultural e o entorno nuclear do “Natal Luz de Gramado” com via reflexiva em Canela, dão conta da visitação de mais de Um milhão de turistas, o que constitui em quebra de paradigma da mais alta temporada, sempre inferior aquele número antes alcançado em mega-eventos como Festival de Semana de Gramado e outros decorrentes do clima de inverno, neve, frio e gastronomia qualificada. Estes eram o Abre-Alas do turismo. O lazer, entretenimento e belezas naturais formam a Santíssima Trindade do produtor turismo que há muito alavancam, sabiamente excelente a economia européia neste quesito.

Pois bem, é preciso buscar os motivos deste oásis da serra rio-grandense. O que levou a este “boom”? De plano é preciso aplaudir quem com inteligência pensou e buscou. Causa primeira: carnaval; segunda: Joãozinho 30; terceira: aprender com o Mestre do mundo sonho, da fantasia e da imaginação; quarta; colocar em prática aqueles ensinamentos com meta que a qualidade total exige; quinta; colher os frutos, ornamentando e paginando o ambiente com belas hortênsias. Imagino que o que os pensadores gramadenses fizeram ao ver os magníficos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Intuíram: “Nós também podemos”. Vamos buscar o melhor deles. Entregou o produto “Natal Luz” em mãos do Mago- Midas Joãozinho 30 para que este a exemplo de Miguel Ângelo lapida-se a Pietá. Por outros ângulos empresários, administradores e políticos com olhar no empreendorismo alçaram planejamento estratégico sem desprezar as lições de Taylor: fazer o melhor possível com o elemento humano e material que se possui. Bingou um caminho sem volta, repleto de êxito. Os Quatro Reis Magos: Baltazar (negro), Melchior, Gaspar e Joãozinho 30(negro), bem que poderiam inspirar a inteligência do empresariado e4 políticos acreditados na Grande Porto Alegre a utilizar aquele exemplo para alavancar no Complexo Cultural Porto Seco- Passarela Carlos Alberto Roxo Barcellos, a efetiva maior idade do nosso produto carnaval, que, diga-se de passagem, é muito bom, o Joãozinho 30 de hoje este presente na figura de Jose Luiz Azevedo, cujo talento e competência, já mostram diferencial de qualidade. Mas é preciso ousar e dizer “nos também podemos”. Se não acordarem nosso interior-superior irá engolir a capital hoje limitada a um turismo de serviço, onde quem lucra é a vida noturna da Avenida Farrapos. Desculpem o desabado, mas quando chegamos ao quartel dos anos 60 não admitimos nada de hipocrisia, cheia de retórica ultrapassada, teses estapafúrdias, chafurdadas de equívocos. Aos gramadenses: ergam uma estatua em praça publica ao Joãozinho 30.

(*) Advogado e Conselheiro Municipal de Cultura de Porto Alegre

Telles lança camisa para o carnaval

28 de dezembro de 2010 0

Divulgação

A Telles lança camisa para o carnaval 2011 ” avante com todo esquadrão”. Pelotas tem tradição de ser um dos melhores carnavais do Estado.

Os 100 anos do Brasil de Pelotas estão na “jaqueta”, como diria Claudio Brito em tempos de repórter esportivo. As camisas da Telles já estão a venda.

Paulinho Durão grava o Personagens da Folia com Claudio Brito

28 de dezembro de 2010 0

Fotos: Luiz Armando Vaz

As gravações dos personagens da folia já começaram e por conta disto a equipe da TVCOM subiu o Morro da Conceição. Foi um encontro maravilhosos. Encontrar, ver e ouvir a a velha guarda, ver os recantos míticos do Morro da Maria Degolada. Isto tudo em Personagens da Folia, nos próximos dias. A figura central é Paulinho Durão. Foi muito legal encontrar a maior parte de uma familia que imaginava antes ser cria do Bairro Restinga.


Na verdade, toda a familia é cria do Morro da Maria Degolada. Mas foi na escola Estado Maior da Restinga que Paulinho Durão, como Paulão da Tinga, deu o grande salto. Foi lá na tricolor da zona sul. Lembrei saudoso do carnaval de 1999, quando Paulinho Durão desfilou com o microfone numero um tendo no apoio ninguém menos do que Paulão da Tinga, Nara e Rogério, todas irmãos. Foi muito legal encontrar e rever esta familia que integra a grande familia Samba Puro. Eles emprestam seus talentos ao carnaval desta cidade e a este Estado.


Hoje, Paulinho Durão é o retrato, a cara da comunidade Conceição, potencia de voz, talento e amor pela escola. Paulinho lembra sempre de carnavalescos que como ele construiram o carnaval da Samba Puro. Fala e lembra do compositor Paraquedas, do grande Reboco, Mestra Papai e muitos outros. Espere e confira Personagens da Folia com Paulinho Durão na TVCOM. Um presente aos carnavalescos, mas, antes de tudo, uma homenagen mais do que merecida a alguém que é o Puro Samba da Conceição.


Selecionadas as candidatas a rainha do Carnaval 2011

27 de dezembro de 2010 0

Foto: Antares Martins

Um grupo fabuloso de candidatas a rainha do carnaval de 2011. O especialista e missólogo Evandro Hazzy tem a missão de preparar as candidatas a corte do carnaval do próximo ano. São vinte concorrentes de uma beleza estonteante, o que dará aos jurados uma tarefa das mais difíceis. Não sei ainda qual será a premiação, mas como a rainha do ano passado, Carina Daiana Rosa, ganhou um carro é na ideia de que a Aecpars repita o prêmio. O interesse aumentou muito. Claro a responsabilidade também. As escolas capricharam colocando candidatas a altura do evento. Uma pequena mostra vocês já podem curtir aqui, primeiro uma foto de todo o grupo. Depois postaremos uma foto de cada candidata de corpo inteiro. Fique ligado!

Casa cheia no aniversário de 35 anos de fotografias de Joel Domingos

22 de dezembro de 2010 0

Fotos: André Gomes

Na Banda Itinerante o aniversário de 35 anos de registros fotográficos de Joel Domingos, a quadra ficou pequena diante de tantos convidados que compareceram para abraçá-lo.  E como não podia faltar diversas personalidades do mundo do samba fizeram a alegria dos convidados entre eles;  Maria Helena Montier – Cláudio Vieira – Rubens – Zé Cara – Ari Fernando – Rui da Banda – Ari, entre outros que entraram noite a dentro.  Joel que a mais de 35 anos eterniza grandes momentos se emocionou e apenas lamentou a falta de ao menos um pavilhão de qualquer escola que fosse, tendo em vista que registra todas durante o carnaval na avenida. O brilho da festa não se mede pelas pessoas que faltaram , mas sim pela presença dos que lá estavam , para abraçar esta figura tão querida de nosso carnaval.

Afirmação de um líder cultural

22 de dezembro de 2010 0

Arquivo ZH

Por Antônio Carlos Côrtes (*)

Pierre Verger (Fatumbi) e Vinicius de Moraes se notabilizaram por envolvimento com a cultura negra. O primeiro pelo conjunto da obra. O segundo ao se autodenominar “o branco mais negro do Brasil, na linha direta de Xangô. Saravá!”. O Vinicius, poeta e diplomata, lecionou no Samba da Benção que compôs com Baden Powel: “A vida é a arte do encontro. Embora haja tanto desencontro pela vida”.

Ora, se o melhor dos encontros são os encontros, não há espaço para desencontros. Paulo de Tarso já afirmou: “Quem pratica a lei do amor, pode tudo e que o amor é o solvente do mundo”. E foi pensando nisso que bem entendi o brilhante discurso de improviso, com a voz do coração que fez Antônio Ademir Moraes, ao receber a medalha da 52ª Legislatura DA Assembléia Legislativa do Estado do RS, na condição de Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS, iniciativa do Deputado Adão Villaverde.

Ao ver o negro na Tribuna abandonando o discurso escrito, lembrei que em 1941 no Congresso Eucarístico Diocesano Rio-Grandino, o doutor Carlos da Silva Santos começou a ler um discurso maravilhoso, as folhas fogem-lhe das mãos e ei-lo em brilhante improviso que levantou a multidão. Seus discursos de improviso, valeram-lhe chamamentos de “sombra viva de Jose de Patrocínio” e “alma das ruas”.  O homenageado Antônio Ademir, ressaltou a contribuição que muitos não negros que deram ao o carnaval de Porto Alegre. Enalteceu que isto é prova que a comunidade carnavalesca e sambista não tem preconceitos e que tantos quantos desejarem colaborar serão bem vindos.

Que aquela homenagem recebia com humildade, mas que não era para ele e sim para o carnaval que muitas vezes não é bem compreendido pelos legisladores municipais e estaduais, mas que bom que tudo isto está mudando. Não esqueceu, entretanto de citar alguns carnavalescos falecidos que também muito contribuíram para o crescimento do carnaval, especialmente Roberto Corrêa Barros- o Betinho dos Imperadores do Samba, dedicando a ele a medalha recebida. O discurso bem articulado mostrou a afirmação de um líder negro sulriograndense a serviço da cultura popular.

Luiz Armando Vaz

(*)Advogado

Bar do Ricardo tem o melhor do samba de raiz

22 de dezembro de 2010 0


O bar do Ricardo nos seus 13 anos, deseja a seus amigos, clientes e fornecedores, um natal repleto de alegria e um 2011 com muita saúde, paz, alegria e realizações, e após sua confraternização com a família, venha curtir o melhor do samba de raíz de Porto Alegre, no bar do Ricardo , rua Caldre e Fião, 358 – das 01.30 até as 07.00 da manhã, e como sempre a entrada é franca.

Imperatriz Dona Leopoldina com programação para todos os gostos

21 de dezembro de 2010 0

Foto: Daniel Marenco

A escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina esta com uma programação bastante intensa. Para quem quiser acompanhar siga a programação abaixo.

22-12 – Ensaio de Natal – Bambas da Orgia, Imperatriz e Império da Zona Norte na Imperatriz.21:00 horas
28-12 – Apresentação no Império da Zona Norte Segue a grade de horários, – Grupo show completo
sociedade cultural e carnavalesca Império da Zona Norte

Pré reveillon – dia: 28 12 2010
Carga horária : 40 minutos de apresentação para cada escola , com intervalo de 10 minutos entre uma e outra.

Grade de horários
21:00hs às 21h40m -Iapi
21h50m às 22h30m Imperadores do Samba
22h40m às 23h20m Bambas da Orgia
23h30m às 00h10m Vila Isabel
00h20m às 01:00hs Restinga
01h10m às 01h50m Imperatriz
02:00h às 02h40m Império da Zona Norte

29-12 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21:00 horas
30-12 – Apresentação na quadra de Bambas da Orgia
01-01 – Saída para Rio Pardo as 16:00 hrs
05-01 – Aniversário da Imperatriz – Ensaio Especial – show de Bruno Ribas(Tijuca), Serginho do Porto (Salgueiro) e Emerson Dias (Grande Rio) – venda de ingressos antecipado
07-01 – Ensaio Conjunto de Imperadores e Imperatriz na quadra da Imperatriz – a partir das 22:00 horas.
08-01 – Rainha do Carnaval Porto alegre – Apresentação do Grupo Show da Imperatriz.
- Ensaio da Esporte da Samba na quadra da Imperatriz horario 14 as 18 horas (escola cedeu o espaço para ensaio)
12-01 – Ensaio Show – Apresentação da Vila do IAPI na quadra da Imperatriz – a partir das 21 horas
14-01 – Ensaio Conjunto de Imperadores e Imperatriz na quadra da Imperatriz – a partir das 22:00 horas.
16-01 – Saída para Pelotas – apresentação na abertura do carnaval de Pelotas – saída da quadra as 07:00 hrs
17-01 – Apresentação na quadra da vila do IAPI
19-01 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21 horas.
21-01 – Ensaio Conjunto – Imperatriz e Imperadores na quadra da Imperatriz a partir das 22:00 horas
23-01 – Abertura do Carnaval de Porto Alegre
26-01 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21 horas.
28-01 – Ensaio Conjunto – Imperatriz e Imperadores na quadra da Imperatriz a partir das 22:00 horas
02-02 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21 horas.
06-02 – Baile Infantil na quadra da Imperatriz as 15 horas – Final do Concurso de fantasias. Parceria com a Associação de moradores do Bairro Rubem Berta
09-02 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21 horas.
13-02 – Ensaio Técnico – Porto Seco
16-02 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21 horas.
23-02 – Ensaio Show na quadra da Imperatriz a partir das 21 horas.
26-02 – Muamba Oficial

Urso recebe medalha da Assembleia Legislativa

21 de dezembro de 2010 0

Foto: Divulgação

Em nome do Parlamento gaúcho, o deputado Adão Villaverde (PT) entregou, no início da tarde desta segunda-feira (20), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia, a medalha da 52ª Legislatura ao carnavalesco e líder comunitário Antonio Ademir de Moraes, conhecido como Urso, e que é presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Para o deputado, a distinção parlamentar destinada a laurear destaques da sociedade gaúcha é emblemática em sua extensão à cultura popular praticada no Estado e simbólica, também, na aproximação do Legislativo com as manifestações das raízes do seu povo, produzindo uma das festas mais populares de nossa terra.  Villaverde, observou que a ação carnavalesca repassa, incansavelmente, para as novas gerações uma cultura que não sobrevive em museus ou dentro de grandes construções. Mas está nas ruas, na quadras de escolas de samba, nas comunidades, nas periferias. “Mais do que a uma personalidade, que tanto contribui levando a alegria às crianças, homens, mulheres e idosos, homenageamos a cultura popular em todas as suas variações “, reforçou o deputado, salientando, também, a importância econômica da atividade carnavalesca que gera inclusão, emprego e renda durante todo o ano e não apenas nos períodos próximos ao Carnaval.