Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2011

Boas opções para o fim de semana!

29 de abril de 2011 0

Ricardo Jaeger

Domingo, a partir das 17hs

Local: João Pessoa 1105, antigo Cinema Avenida.

Sexta: Luz de Neon e banda Sem Comentários

Sábado: Grupo Futebol e Cia e Cassio e Ulisses e Senzala Acústico

Domingo: Partido de Primeira e Bar da Esquina


Desassossego e agonia, isto não é bom

29 de abril de 2011 0

Uma turbulência assola o Carnaval de Porto Alegre. Quando se esperava os melhores exemplos a partir dos resultados das eleições que acontecem em várias escolas, um caminho completamente desvirtuado e de definição imprevisível entrou na pauta do dia. O candidato eleito da Bambas da Orgia teve a posse impugnada judicialmente por conta de um debate ao vivo, onde ele falou de um problema não contabilizado que puniria a escola. Não fosse sua intervenção, a escola seria rebaixada. Ele, com sua influência e poder telepático, neutralizou a possibilidade de punição.

O presidente Ademir Moraes, de posse dos fatos, manifestou sua indignação e prometeu, naquele momento, responsabilizar os culpados pelo acontecido. Tinha a ideia manifesta de recolocar a Academia de Samba Praiana novamente no Grupo Especial para reparar o problema.

Tal declaração colocou o meio carnavalesco em polvorosa. Houve um levante de vários setores reclamando da virada de mesa. Tal momento criou espaço para vários sentimentos – revolta, frustração, inconformismo e o sentimento de que se abria uma oportunidade de reparar falha de percurso. Os erros são visíveis, não devemos aceitar, mas há que se ter cuidado com os exageros.

Um prejuízo foi para a conta da Aecpars, que ao punir a Bambas da Orgia admitiria em tese o erro, abrindo assim espaço para muitas contestações. Todos os que perceberam algum prejuízo têm, neste sinal, o aceno positivo para o ajuizamento da questão. É o que se chama jus esperniantes.

Ora, gente quem tem a verdade a seu lado deve lutar por ela, a justiça é o caminho, só não dá para exagerar nas expectativas, porque se elas forem maiores do que a realidade  pode ser um tiro no pé. Tudo isto, de alguma forma, é fruto de nossa imperfeição. Nosso Carnaval só chegará à maioridade quando a real disputa acontecer lá dentro da pista e só lá. Que seja clara a vitória ou a derrota sem mácula alguma para que não tenhamos vergonha por algum mal feito.

Ganhar e perder, subir e descer faz parte da competição, mas não será pelo exagero ou pela mal querência que faremos nosso Carnaval mais humano e mais sério. Tomara que nosso Carnaval retorne a normalidade e que isto sirva de lição, que não venhamos repetir novamente momentos de raiva, ódio e desassossego.

Carnaval se faz com paixão, alegria e amor.

Bambas elege Cleomar

22 de abril de 2011 1

Uma das mais eficazes ferramenta da democracia é a eleição. Não conheço outro meio melhor de exercitar a democracia do que o seu uso. Para se chegar a ela, pressupõe-se uma organização mínima. Acontece a delegação de competência  na criação da comissão eleitoral, que, debruçada sobre o estatuto da escola, começa de forma transparente na maioria das vezes a fazer o melhor exercício de participação, reunindo candidatos e eleitores.

Há que se elogiar sempre esta ação democrática, mais ainda porque aconteceu a participação dos eleitores em numero expressivo, que fizeram valer a sua vontade, consagrando por fim  o direito e interesses da maioria.  Se nada tivesse dado certo, mesmo assim a Bambas da Orgia merece os parabéns porque construiu também a vitória da democracia. Os eleitores com seus direitos, e uma nova diretoria com seus compromissos e deveres.

Mas entendo que um bem maior e agregador neste momento é o preparo deste nova diretoria. Imediatamente após os resultados, apresentou um programa acabado e completo para fazer o carnaval de 2012. Ou seja, estava preparado não só para apagar o incêndio bem como aperfeiçoar o futuro da escola. A escola tem um grande desafio, mas se organiza bem. Neste começo salvou-se do rebaixamento, e com certeza vai aproveitar como ninguém esta oportunidade que está tendo e dando a nova diretoria.

Com um grupo pronto já se coloca como uma concorrente ao título do próximo carnaval. Se era isto que o faltava,  a escola está pronta, tem chão e tem projeto. Vai acontecer a volta de muitos Bambistas e a escola não começa do zero, inicia a partir de uma nação aglutinada que fez como ninguém uma parte do dever de casa. Agora é pensar em caminhar para frente: parabéns Cleomar parabéns, Bambas da Orgia…

O tempo é o melhor remédio

21 de abril de 2011 0

Marcelo Oliveira

O tempo é o melhor remédio, diz o ditado:  em nosso Carnaval funcionou bem. Serviu para ajustar algumas coisas e também nos aproximou de um Carnaval mais profissional. Já vai longe um tempo dos exageros, quando tínhamos 16 escolas no Grupo Especial. Neste modelo a qualidade ficava prejudicada.
Hoje o grupo especial contara com 10 escolas. O ideal seria um carnaval mais enxuto, seguindo o exemplo do Rio de Janeiro que estuda uma redução.

Claro, temos que  assegurar um carnaval com duas noite de desfiles, muito importante para a TV, além de colocar o Carnaval como mega evento.

Mas fica ainda uma demanda pesada pela frente, que é a melhoria do grupo A. Nossa realidade para 2012 é de dez escolas no Grupo Especial. Por conta desta redução, é possível antever significativas melhorias nos desfiles do Grupo A.

Estas melhorias ficam por conta de algumas escolas como Praiana, Império do Sol, Acadêmicos de Niterói e Samba Puro  que darão um novo impulso aos desfiles. A experiência que elas têm de Grupo Especial ajudará em muito na luta de retorno ao pelotão de elite do especial.  A briga será parelha entre elas, mas  só uma retorna. Tudo porque estas escolas têm um apelo popular interessante e contam ainda com uma estrutura boa, chassis para carro alegóricos e baterias com instrumental novos. Isto garante um espetáculo interessante para o público.

Teremos uma competição acirrada, com no mínimo quatro escolas entrando com tudo para subir.

Grupo de Acesso de Porto Alegre

20 de abril de 2011 2


Uma discussão que começa e vai longe é sobre grupo  de acesso que aconteceu lá em São Leopoldo por convênio firmado entre a Prefeitura e a Aecpars, garantindo o desfile do Grupo de Acesso em São Leopoldo até 2015.
Este grupo de acesso era a maior devoção do falecido Delmar Barbosa Pavão. Um dos maiores defensores do grupo de acesso que conhecemos.
Das escolas aqui de Porto Alegre, a melhor colocada ficou com o terceiro lugar. Foi visível a superioridade das escolas Imperatriz Leopoldense e da Apito de Ouro de Tapes, cuja cidade está mais ou menos a 100 km do local dos desfiles.  
As escolas  aqui da terra, em termos de fantasias, carros, etc., não estavam no mesmo patamar das outras.
Digno de nota foi exatamente o público que esteve, por volta 25 mil pessoas na assistência dos desfiles, foi um verdadeiro sucesso.
Quando da decisão de levar os desfiles para São Leopoldo, entendi ser interessante. O acesso sempre foi ofuscado pelo brilho das escolas do grupo especial. Historicamente, tais desfiles nunca foram muito prestigiados.

A possibilidade do um desfile no Porto Seco é  distante, o temor de pouco público, mais o fato de ser usado um equipamento (Porto Seco) de custo muito alto  deixam longe a possibilidade de se fazer os desfiles na passarela Carlos Barcelos o Roxo.  
Mas como incrementar o carnaval do grupo de acesso?
Sem verbas sem lugar para desfilar, a única saída ainda é São Leopoldo, que já mostra dificuldades reais as nossas escolas.
Mas como contornar tudo isto e fazer um carnaval com beleza bom gosto e boas fantasias?  
Primeiro, uma valorização maior é a única maneira pela qual o carnaval do acesso poderá crescer.
Gente, tais escolas são o futuro de nosso Carnaval. A Imperatriz Leopoldense desfilara ano que vem do grupo A . E hoje a Apito de Ouro se prepara com esta pretensão. De tudo o que se falou, uma coisa está sacramentada: o público foi excelente, mas alguns problemas persistem, é preciso melhora o nível das nossas escola.
A ideia de fazer um peneira em POA e colocar lá a melhor daqui, me parece interessante, pode ser uma saída , mas é de difícil execução. Logo, o problema esta posto, tudo pode e deve ser resolvido com muita inteligência e fraternidade, único caminho para o crescimento do nosso carnaval.

Satélite-Prontidão

19 de abril de 2011 10


No último sábado, dia 16 de abril, a Associação Satélite-Prontidão recebeu conselheiros, sócios e colaboradores para uma apresentação da nova sede. Cerca de 40 pessoas foram convidadas para comparecer ao novo endereço da Casa da Cultura Negra, na rua Alberto Rangel, zona norte da Capital.

Ali, na tarde de sábado, o presidente Nilo Feijó relembrou com seus colaboradores os mais de 100 anos do clube. A “casinha”, como o clube era conhecido (carinhosamente, claro!) quando ainda estava na Aparício Borges, agora é Casa Grande!  Nilo Feijó comentou que não é fácil deixar para trás paredes que abrigaram histórias de muitas gerações nesses quase 60 anos. Saudade há, e haverá sempre! Porém, foi necessário coragem para fazer essa mudança. Nilo e sua equipe tiveram essa coragem e não erraram.  Agora, além de competência, o Satélite-Prontidão tem estrutura física para se consolidar ainda mais como um dos clubes de matriz negra mais importantes do país. Em breve, o clube abrirá suas portas para convidados e para a comunidade. É só aguardar!

Terceiro Aniversario do Grupo Diversidade

19 de abril de 2011 1

Divulgação

No dia 20 de abril vai ocorrer um grande evento de samba em Canoas: é o Terceiro Aniversário do Grupo Diversidade.
A galera vai curtir muito pagode com os grupos Vibração, Dibrincadeira de Porto Alegre, Agitasamba, de Canoas e DJ Denner Lipert com distribuição de brindes .
Informação : 9833-6713
LOCAL :Sociedade Rui Barbosa
RUA , Farroupilha 834 – Niterói
Inicio:23hs

Falece Sebastião Flores da Protegidos da Princesa

19 de abril de 2011 0

Na foto, Tião em 2007, na ruela do beco do Morro da Formiga no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo

Morreu na manhã desta terça-feira o presidente de honra da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel, Sebastião Flores, 84 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e estava internado no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.  Sebastião foi um dos fundadores da Protegidos e ficou à frente da agremiação entre 1969 e 2008.
O corpo será velado no Jardim da Memória em Novo Hamburgo.

O repórter fotográfico Miro de Souza , colega da casa Zero Hora de Novo Hamburgo nos faz um relato muito original – Velho e querido Bastião além de amigo , era a fonte mais importante para um trabalho que Miro desenvolve em Novo Hamburgo , ele nos deixa uma prova extremamente forte e real de alguém como o velho Bast’ao . Miro da para imaginar a falta que ele  ira fazer.

“O adeus do vô Tião
Particularmente eu tive um contato direto com o vô Tião, é como eu chamava ele na intimidade de um cafezinho e outro lá nas bancas da av: Pedro Adams Filho, no centro de Novo Hamburgo. Vô Tião era um destes caras de fala mansa e o passo lento, não pela idade, mas pelo ritmo ditado da sua passagem pelo samba de Novo Hamburgo. O seu caminhar tranquilo era o compasso das descidas e subidas das vielas do Rondônia. Não havia uma só pessoa naquele bairro que não o conhecia. A sua presença sempre foi sinônimo de lealdade, respeito e festa. Hoje o cavaco chora a alegria de ter conhecido um homem capaz de transformar a dificuldade de colocar um bloco na rua, e lá na última noite, festejar com a taça de campeão do carnaval. “

Curso Novos Horizontes Musicais

14 de abril de 2011 0

Foto: Luciano Lanes

O curso Novos Horizontes Musicais, organizado pela PMPA através da Coordenação das Manifestações Populares com o apoio do Nonoai Tênis Clube, Descentralização da Cultura, Atelier Livre, Banda Itinerante e Grupo de Ação Afirmativa Afro Descendente terá novas turmas.

O Projeto Novos Horizontes, em sua 7ª edição, busca através do ensino básico teórico da linguagem musical (teoria e solfejo), oferecer aperfeiçoamento ao público em geral, a procura deste conhecimento. Este ano, devido a grande procura, estaremos ministrando em vários locais.

1º local: Nonai Tênis Clube
Data: dia 09/04 a 26/11/2011
Horário: 15h as 18h (todos os sábados)
Professora: Taináh
Inscrição: Gilberto Soares / Tel 85278943
Coordenação das Manifestações Populares tel: 32898123

2º local: Banda Itinerante (Av. Padre Cacique nº 1553)
Data: dia 12/04 a 26/11/2011
Horário: 18h as 21h (todos as terças-feiras)
Professora: Taináh
Inscrição: Coordenação das Manifestações Populares tel: 32898123

3º local: Centro Municipal de Cultura / Auditório do Atelier Livre
Data: dia 18/04 a 26/11/2011
Horário: 18h30 as 21h (todas as segundas-feiras)
Professora: Sergio Dias
Coordenação das Manifestações Populares tel: 32898123
Atenciosamente,
Joaquim Lucena
Coordenador

Vila Isabel realiza festa baile

11 de abril de 2011 0


A escola de samba unidos de Vila Isabel, de Viamão realiza no sábado dia 16 de abril a partir da 23 horas a sua festa baile. O evento acontece na quadra da escola e contará com as seguintes atrações: Grupos Tô chegando e Movimento além do Grupo-Show da Vila Isabel. Os ingressos Antecipados estão sendo vendido no Canto Quente, na Santa Isabel e as reservas de mesas pode ser feita através dos telefones 3444-3433 e 8145-7120.