Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2011

Exposições

25 de novembro de 2011 1

A exposição Salve o Samba! A identidade Negra no Carnaval Porto-alegrense, promovida pela prefeitura e pela Companhia Carris, poderá ser visitada até a próxima sexta-feira, Dia Nacional do Samba, no terraço 3 do Mercado Público.

* Na mostra, textos, fotos e reportagens antigas de jornais contam um pouco da festa na Capital. Além disso, há fotos do Carnaval 2011, captadas pelas lentes de Evandro Oliveira, Fredy Vieira e Luciano Lanes.

* Já no Prédio 11 da Ulbra/Canoas, no dia 30, às 19h30min, será aberta a exposição Nota Dez – Carnavalizando as Mídias, uma realização dos acadêmicos do Curso de Comunicação Social.

* A Associação dos Jurados do Carnaval e Cultura Popular nos agraciou com o troféu Antônio Carlos Cortes, em homenagem aos 40 anos do Grupo Palmares.

* Nos sentimos honrado, principalmente pelo fato de o troféu levar o nome de advogado, jornalista e radialista que há muito tempo luta por Justiça Social e também pela cultura popular. Por sinal, um dos fundadores do Palmares.

* Hoje e amanhã à noite tem Mostra de Samba-Enredo das Tribos e dos grupos A e de Acesso, na quadra do Império da Zona Norte, a partir das 22h.

* A Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo (Rua Osvaldo Cruz, 96, Bairro Primavera) dá a largada a seus ensaios hoje, a partir das 21h, com Lu Astral e harmonia. Entrada franca.

Exposição

18 de novembro de 2011 0

* “Salve o Samba! A identidade Negra no Carnaval Porto-alegrense” é o título da exposição promovida pela prefeitura e pela Companhia Carris, ligando a Semana da Consciência Negra ao Dia Nacional do Samba.

* Na mostra, textos, fotos e reportagens antigas de jornais contam um pouco da festa na Capital. Além disso, há fotos do Carnaval 2011, captadas pelas lentes de Evandro Oliveira, Fredy Vieira e Luciano Lanes. A exposição está aberta ao público no terraço 3 do Mercado Público, até o dia 2 de dezembro.

* A Associação dos Jurados do Carnaval e Cultura Popular agraciou representantes das comunidades negra e carnavalesca com o troféu Antônio Carlos Cortes. Uma justa homenagem aos que receberam a distinção e, principalmente, ao advogado, jornalista e radialista que há muito tempo luta por Justiça Social e também pela cultura popular.

* Nunca é demais lembrar que Cortes foi um dos fundadores do Grupo Palmares, responsável pelo reconhecimento do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

* A Estado Maior da Restinga realiza ensaio-show neste sábado, a partir da meia-noite, em sua quadra, com a Imperadores do Samba como convidada.

* Será neste domingo, a partir das 19h, a grande festa de abertura dos ensaios da Unidos de Vila Isabel, com a presença de autoridades do município (Viamão), que, por sinal, é tema da escola.

* No domingo, também, tem almoço da coordenação da Império da Zona Norte, na quadra.

* E na próxima Terça da Felicidade (dia 22), a Império recebe as coirmãs Embaixadores do Ritmo e Protegidos da Princesa Isabel.

Arrancada

11 de novembro de 2011 3

* A Unidos de Vila Isabel marcará sua arrancada para o Carnaval com uma grande festa no domingo, dia 20, a partir das 18h, e com a presença do prefeito Alex Boscaini, de Viamão, município que será homenageado pela escola. Mas, neste feriado do dia 15, já haverá ensaio na quadra.

* Tonho Crocco, Pau Brasil, Kléber e Everton do Pagode do Dorinho e Zamba Ben são algumas das atrações de amanhã, a partir das 20h, na quadra da Acadêmicos da Orgia (Av. Ipiranga, 2741). Ingressos a R$ 10.

*A Sociedade dos Amigos de Belém Novo (Saben) está retomando suas atividades, inclusive, as carnavalescas. No dia 19, a entidade vai realizar um jantar para as escolhas do casal de mestre-sala e porta-bandeira, do samba-enredo 2012, mediante concursos, a partir das 20h30min. Será a grande largada para o Carnaval, na sede (Av. Beira-Rio, 127).  

*Em sua próxima Terça Da Felicidade, no feriado do dia 15, a Império da Zona Norte receberá, em sua quadra (Av. Sertório, 1021), a partir das 21h, as co-irmãs Embaixadores do Ritmo e Acadêmicos de Gravataí. Ingressos a R$ 10.

* A Copacabana está realizando suas domingueiras na quadra, sempre a partir das 19h, com roda de samba e ensaio. A entrada é franca.

* Aí, em primeira mão, a capa e a contracapa do CD do Carnaval de Porto Alegre 2012, Grupo Especial. Fotos da campeã de 2011, Restinga, e da vice, Império da Zona Norte, ilustram o encarte, que ainda tem uma homenagem ao grande intérprete Carlos Medina, falecido em março passado.

Retomada

04 de novembro de 2011 2

A Império da Zona Norte deu um tempo em seus ensaios – primeiro, por causa da chuva, depois, devido ao Dia dos Finados. Mas, na próxima semana, a Terça Nobre será retomada, com as coirmãs Unidos da Vila Isabel e Embaixadores do Ritmo.

*Ainda sobre a Império, os componentes do “corpo de baile” da escola, da bateria, da harmonia, os destaques e a coordenação estão convocados para apresentação do grupo-show na quadra (Av. Sertório, 1021), hoje, às 21h. Será apresentado o samba de exaltação à Velha Guarda da Escola e feita uma homenagem ao ex-conselheiro Adair de Moraes (Daio), recentemente falecido.

* A Unidos do Guajuviras já começou a ensaiar aos domingos, a partir das 19h, com seu grupo-show. Nas quartas-feiras, os ensaios técnicos começam às 20h.

* Neste domingo, representantes da Bambas da Alegria, de Uruguaiana, que firmaram parceria com a ala de agês Deu na Idéia, terão um almoço de confraternização no Bar do Ricardo (Rua Caldre Fião,358), com apresentação de vídeos do desfiles e  informações para quem quiser desfilar na escola.

* Já a escola Os Acadêmicos, de Santana do Livramento, que no próximo ano homenageará o colunista do Diário Gaúcho Kenny Braga, com o enredo O Poeta das Paixões, lançou sua camiseta. Será um justo tributo a um dos mais nobres filhos da terra.