Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A Voz da Avenida

04 de novembro de 2013 1

Morreu no sábado no Rio, aos 70 anos, Demétrio Costa. Pelo nome, certamente poucos o identificam. Mas sua voz era mais do que conhecida por quem acompanha o Carnaval na Marquês de Sapucaí. Era ele o locutor oficial dos desfiles no Sambódromo carioca.

Não por acaso, Demétrio ficou conhecido como “a Voz da Avenida”. Por mais de 30 anos, ele narrou a entrada das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, tendo iniciado na função antes mesmo da construção do Sambódromo.

Além de bom locutor, Demétrio era um figura simpática. E tinha suas peculiaridades e curiosidades. Há até bem pouco tempo, antes que ele recebesse o reforço de uma voz feminina na locução, era ele quem fazia a apresentação da escola que iria desfilar, em português e em inglês. O curioso é que, na hora do anúncio do nome da entidade, ele o fazia com um sotaque, como se americano fosse.

No próximo Carnaval, a Sapucaí sentirá a falta do voz de Demétrio. Assim como Porto Alegre sentiu da de Nelson Marconi (falecido em 2012), no Carnaval passado. Assim como Marconi foi muito bem substituído aqui, por Odir Ferreira, Demétrio também deverá ser bem sucedido no Rio. Mesmo assim, sempre fica a saudade.

Comentários (1)

  • Roberto Carvalho diz: 1 de março de 2017

    Boa noite. Eu gostaria muito de obter gravações da locução de avenida, deste notável comunicador. Sou radialista e fui locutor de avenida por 13 anos aqui no interior de São Paulo (Guaratinguetá) e deve voltar com suas escolas em 2018. Seria para mim mais um aprendizado em ouvi-lo.
    Grato pela atenção e parabéns a Portela.

Envie seu Comentário