Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Renato Dorneles: quais são as escolas favoritas no Carnaval de Porto Alegre

13 de fevereiro de 2015 12

 

FotorCreated

Quem está na briga
Assim como o futebol, que só se decide nos 90 minutos e no campo, o Carnaval só é definido durante o período de desfiles e na passarela. Contudo, sempre há favoritismos que não obirgatoriamente se confirmam. Nossa função aqui é opinar e, mesmo sob o risco de errar (em 2010, por exemplo, não apostamos na Imperatriz entre quatro candidatas ao título e a escola acabou sendo campeão), é o que farei hoje, na coluna, levando em conta o pré-Carnaval.

 

imperadores

Favorita:
A campeã de 2014, que já vinha de dois vice-campeonatos, parece ter encontrado uma fórmula que tem dado certo, baseada principalmente nas concecpções do carnavalesco Silvio Oliveira. Apesar de ter enfrentado problemas com interdições de sua quadra, a Imperadores do Samba, a meu ver, é favorita ao bicampeonato.

 

bambas

 

Principais desafiantes:
Trabalhar cedo foi a fórmula usada pela Bambas da Orgia no pré-Carnaval. Com isso, conseguiu firmar bons públicos em seus ensaios e terminar com antecedência o trabalho no barracão. Pode ser recompensada por sua organização.

 

iapi

 

A União da Vila do IAPI bateu na trave em 2014. Um décimo a separou de seu primeiro título no Carnaval. Neste ano, chegou a asustar com a demora do trabalho de barracão, mas, pelo o que se viu nesta semana, conseguiu recuperar o tempo perdido.

 

restinga

 

A Estado Maior da Restinga é outra escola cujo trabalho parecia atrasado. Mas o barracão foi concluído. Às alegorias, somam-se a força da comunidade da Restinga e da bateria dos Tinguerreiros.

 

embaixadores

 

Correndo por fora
A Embaixadores, polêmicas à parte, terá alguns dos mais vistosos carros alegóricos que passarão pelo Porto Seco este ano. Se conseguir superar os problemas provocado pela falta de uma quadra, a escola poderá ficar, novamente, entre as mais bem colocadas.

 

imperiozn

 

Mesmo sem repetir os períodos pré-carnavalescos de 2006 a 2013, a Império da Zona Norte conseguiu correr contra o tempo. Foi outra escola que chegou a dar susto, mas se recuperou, terminou seu trabalho de barracão a tempo, recebeu todas suas fantasias e vai à luta, no seu estilo.

 

academicos

 

A Acadêmicos de Gravataí vem crescendo a cada ano. A escolam, que no ano passado ficou em quarto lugar, conta com a força de sua comunidade, envolvendo prefeitura, empresas privadas e moradores, para bem representar o município.

 

vlisabel

 

Mais preocupantes
A Vila Isabel foi uma das últimas a iniciar o trabalho de barracão. Vai terminá-lo até amanhã, quando desfila. Mas não à altura de quem briga pelo título. Isso, pelo pouco tempo. Em compensação, a escola de Viamão teve ótimos ensaios.

 

imperatriz

 

A Imperatriz Dona Leopoldina tem um belo enredo, mas o seu barracão foi o mais atrasado entre todos. Mas, como sua sina parece ser a superação, a escola ainda pode dar a volta por cima, na busca de uma boa classificação.

 

copacabana

 

Como toda escola que estreia no Grupo Especial, a Copacabana enfrenta desafios. O principal deles é se manter no grupo. Por isso, seus dirigentes não fazem rodeios: nono lugar será com um título para a escola da Bom Jesus.

"Piriri App": Aplicativo desenvolvido para foliões ajuda a localizar banheiros públicos

10 de fevereiro de 2015 0
O folião seleciona o nível do aperto: verde (tranquilo), verde claro (dá para segurar), amarelo (mais ou menos), laranja (apertou mesmo) e vermelho (melhor correr). Foto: Divulgação

O folião seleciona o nível do aperto: verde (tranquilo), verde claro (dá para segurar), amarelo (mais ou menos), laranja (apertou mesmo) e vermelho (melhor correr). Foto: Divulgação

 

Pensando principalmente nos foliões durante o Carnaval, uma empresa em São Paulo desenvolveu um aplicativo capaz de identificar banheiros disponíveis em um raio de 2 km do local onde a pessoa está.

O “Piriri App” é uma ferramenta colaborativa. Ou seja, os usuários avaliam os locais com informação sobre o preço (se for cobrado), o uso para deficientes físicos ou a existência de fraldários, por exemplo.

Mesmo com três mil banheiros cadastrados em todo o Brasil, o número de sanitários listados em Porto Alegre não é grande (a empresa que administra o aplicativo não informa a quantidade). A intenção dos desenvolvedores do “Piriri App” é aumentar o a base do banco de dados no Rio Grande do Sul junto com o uso corriqueiro do produto por colaboradores/usuários.

O aplicativo, desenvolvido para IOS8 e Android, tem banheiros mapeados com base na rede Foursquare.

Muamba

09 de fevereiro de 2015 0
Restinga abriu a muamba para o Grupo Especial/Marcelo Oliveira

Restinga abriu a muamba para o Grupo Especial/Marcelo Oliveira

Algumas escolas optaram por realizar ensaio técnico. Outras, prefereriram deixar os desfilantes (componentes ou não) mais livres, marcando presença. No saldo, foi uma boa Muamba Oficial, realizada em duas noites, com oito escolas em cada uma delas.

Entre as que preferiram realizar um ensaio técnico, algumas levaram ônibus para a passarela, marcando os espaços que deverão ser preenchidos por carros alegóricos, nos desfiles oficiais, no próximo final de semana. Esse recurso é sempre válido.

Na primeira noite (de sexta para sábado), confesso que a pouca presença de público nas arquibancas e no entorno da passarela, principalmente a partir da metade da noite, me deixou preocupado. Já na segunda noite, foi melhor. Espero que a diferença tenha sido provocada pelo fato de que o sábado passado foi normal, com muita gente trabalhando. No próximo, há de ser diferente.

O debate sobre uma possível mudança da quadra da Estado Maior da Restinga vai longe. O grupo contrário, intitulado Tinga Teu Povo Te Ama, está bem organizado e ativo. Fez-se presente na muamba, marcando sua posição. Na quinta-feira, foi realiza uma consulta popular, vencida pelos favoráveis à troca do atual endereço, no centro da Restinga, por outro, cerca de 1,5km de distância, no sentido bairro-Centro. Foram 533 votos a 20.

Contrários à mudança criaram até camisetas/Arquivo Pessoal

Contrários à mudança criaram até camisetas/Arquivo Pessoal

Os contrários, porém, estão utilizando outra estratégia: buscam assinatura de moradores. As ações visam munir vereadores e prefeitura, a quem caberá a decisão de permitir ou não a troca.

A noite de hoje promete na quadra da Banda Saldanha (Av. Padre Cacique, 1355). O último ensaio do ano antes do Carnaval 2015 será em verde e rosa. Da Estação Primeira de Mangueira, estarão presentes o intérprete Luizito, a rainha Evelyn Bastos e a musa Renata Santos (que também é rainha da Saldanha). Para completar, uma participação mais do que especial da mangueirense de carteirinha Alcione, a Marrom.

No próximo sábado, teremos a Banda DK. Essa é histórica, pois encarou a ditadura, no início dos anos 80. Merece o nosso respeito.

Realeza abre a Mumba do Carnaval de Porto Alegre; saiba a ordem e os horários de cada Escola

06 de fevereiro de 2015 0
Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS

Imperadores do Samba foi a campeã do Carnaval de 2014 – Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS

Chegou a Muamba!

Agora é tudo no Porto Seco. A partir da noite desta sexta-feira, o Carnaval de escolas de samba de Porto Alegre acontece em sua casa. Mais uma vez, a largada será dada na Muamba Oficial, evento utilizado para o teste da estrutura da passarela Carlos Alberto Barcellos Roxo e como ensaio técnico para as escolas de samba. Confira os horários da Muamba:

Sexta-Feira
21h: Realeza
22h: Guajuviras
23h: Praiana
24h: Restinga
1h10min: Acadêmicos de Gravataí
2h20min: Vila do IAPI
3h30min: Copacabana
4h40min: Bambas da Orgia

Sábado
21h: Unidos do Capão
22h: Samba Puro
23h: Império do Sol
24h: Vila Isabel
1h10min: Embaixadores do Ritmo
2h20min: Imperadores do Samba
3h30min: Império da Zona Norte
4h40min: Imperatriz Dona Leopoldina

A EPTC promete disponibilizar ônibus (além das linhas regulares que atendem a região) das 18h às 8h, na sexta e no sábado.

Confira as linhas

E10/E10.1 – RESTINGA/CARNAVAL (VIA LOMBA):
Itinerário: Av. João Antônio da Silveira, Av. João De Oliveira Remião (Lomba do Pinheiro – parada 21), Av. Bento Gonçalves, Av. Antônio de Carvalho, Av. Protásio Alves, Av. Manoel Elias e Av. Plínio Kroeff.

T6.1 – TRANSVERSAL 6 (CARNAVAL)
Itinerário: terminal Princesa Isabel (Azenha), Av. Ipiranga, Rua Ramiro Barcelos, Av. Protásio Alves, Rua Otávio dos Santos, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroeff.

E33 – CENTRO/EVENTO (VIA SERTÓRIO)
Linha Especial Carnaval partindo do Centro. Serão dois veículos para fazer o deslocamento do Centro para o Evento e três a disposição para fazer o atendimento no final do evento.
Itinerário: Av. Farrapos, Av. Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroeff.

633 – COSTA E SILVA
Tabela normal, com acréscimo de viagens durante a madrugada.
Itinerário: Av. Farrapos, Av. Assis Brasil, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroeff.

B02 – LEOPOLDINA/AEROPORTO
Tabela normal com acréscimo de viagens no final da operação para atender aos usuários do Trensurb.
Itinerário: Aeroporto Salgado Filho, Av. Severo Dullius, Rua Dique, Av. Sertório, Av. Assis Brasil, Av. Francisco Silveira Bittencourt, Av. Plínio Kroeff.
Outras informações no fone 156 ou no sites www.eptc.com.br ou www.poatransporte.com.br .

Blocos

Turma do Deixa Falar/Diego Vara

Turma do Deixa Falar/Diego Vara


Serão três nas ruas da Cidade Baixa neste final de semana. No sábado, dois deles estarão pelas mesmas imediações.

O Deixa Falar, tradicional por sua marchinhas, estará, sem deslocamento, das 16h às 21h, Rua da República, 222 (em frente à padaria Padoka).

Galo de Porto larga às 16h pela Rua Lima e Silva, a partir da Joaquim Nabuco, e encerra a folia às 21h, na Perimetral.

No domingo, o Areal do Futuro, também das 16h às 21h, percorre a João Alfredo, entre a Joaquim Nabuco e a Rua da República.

Uma das regiões mais populosas da Capital ganhou sua escola de samba. Já está ensaiando a pleno a Academia de Samba da Grande Cruzeiro. Os ensaios ocorrem às quintas-feiras, a partir das 19h30min, na Rua Caixa Econômica, 605, Bairro Santa Tereza.

No domingo, tem ensaio da Unidos de Vila Isabel. Começa às 20h. O diretor de comunicação da escola, Sergio Cidade, estará comemorando o seu aniversário.

Galo de Porto/Divulgação

Galo de Porto/Divulgação

Como anda a preparação para o Carnaval em Porto Alegre e as apostas no Rio de Janeiro

04 de fevereiro de 2015 1
Chopemóvel circulou por blocos/Luiz Armando Vaz

Chopemóvel circulou por blocos/Luiz Armando Vaz

Agora falta pouco mais de uma semana para os desfiles no Porto Seco. Alguns pontos positivos foram observados. Um deles é que, pelo menos até aqui, não houve interdições. Os barracões, se não funcionaram a pleno, foi por dificuldades das escolas. Esperamos que seja assim até o fim. Sem problemas, PPCIs em dia e nada de interdição.

Cinco escolas vão participar do Carnaval de Quintão, que agora também conta com uma associação. No dia 15, a partir das 22h, elas vão desfilar na Avenida Esparta. Haverá, também, apresentação de blocos.

Não tem faltado criatividade nos blocos. Seja entre os foliões, seja entre comerciantes e afins. Até chopemóvel já vi passar.

No Rio de janeiro, havia muito que não se via portelenses tão otimistas. Depois do belo desfile de 2014, a partir da mudança da diretoria, o pessoal da Azul-e-Branco de Madureira aposta em algo melhor do que o terceiro lugar. Quem sabe?

Mas não será mole não. A Beija-Flor, por exemplo, quer se recuperar do surpreendente sétimo lugar do ano passado. E a escola sairá com tema afro, e quando isso acontece, a escola de Nilópolis costuma brigar pelo título.

E a Mocidade Independente? Com Paulo Barros, a escola de Padre Miguel é outra que pode encerrar anos de jejum sem títulos.

Falta menos de duas semanas para o fim do trabalho nos barracões

03 de fevereiro de 2015 0
Galo de Porto sai no sábado/Luiz Armando Vaz

Galo de Porto sai no sábado/Luiz Armando Vaz

Acabaram as Descidas da Borges, com muito sucesso, mais uma vez. Agora, é a reta final para as escolas de samba. São menos de duas semanas para a conclusão do trabalho nos barracões e nos ateliês, bem como os ajustes finais nas quadras. Mais uma vez, aposta-se na superação para driblar as dificuldades. Creio muito nisso e em desfiles de bom nível.

No próximo final de semana, teremos a Muamba Oficial, que não deixa de servir de base. Não chega a ser um ensaio técnico, mas já dá uma ideia de como estão as escolas quanto ao desfile, excetuando-se, é claro, o aspecto visual: alegorias, adereços e fantasias.

Em São Leopoldo, a Associação das Entidades Carnavalescas decidiu realizar um Carnaval por conta própria. Sem apoio do município, que não disponibilizou verbas para o Carnaval de rua, as escolas de samba se uniram para criar um evento, agendado para 28 de fevereiro.

Cinco escolas vão participar do Carnaval de Quintão, que agora também conta com uma associação. No dia 15, a partir das 22h, elas vão desfilar na Avenida Esparta. Haverá, também, apresentação de blocos.

Ontem, o Império da Lã tomou conta da Orla, na estreia do trajeto Usina do Gasômetro-Anfiteatro Pôr-do-Sol no circuito de blocos. No próximo sábado, o Galo de Porto concentrará na Rua Joaquim Nabuco e seguirá pela Lima e Silva, em direção Perimetral. No domingo, na João Alfredo, tem Areal do Futuro.

Viviane no Caldeirão

01 de fevereiro de 2015 0
Sempre musa/Luiz Armando Vaz

Sempre musa/Luiz Armando Vaz

Viviane Rodrigues, madrinha de bateria do Estado Maior da Restinga e da Acadêmicos do Tatuapé (São Paulo), estará novamente participando do Musa do Caldeirão do Huck. Ela será a representante da escola de samba paulistana. A gravação será nessa segunda-feira, e o programa irá ao ar no dia 14 de fevereiro (sábado de Carnaval).

Sucesso lá, Vivi. Estaremos na torcida.

VÍDEO: Dani Bolina mostra sua sensualidade no samba e fala ao "Chora, Cavaco"

28 de janeiro de 2015 0

A madrinha de bateria da Banda Saldanha, Dani Bolina, tem viajado de São Paulo, onde mora, a Porto Alegre, praticamente todas as segundas-feiras, para acompanhar os ensaios.

No próximo dia 6 de fevereiro, porém, ela fará o processo inverso: vai levar a banda até a capital paulista para comemorar seu aniversário, na quadra da escola de samba Unidos de Vila Maria, da qual também é madrinha de bateria.

Na segunda-feira passada, Dani dançou, tocou ganzá e falou ao “Chora, Cavaco” sobre os seus planos para este Carnaval. Assista ao vídeo:

Cante com o Maria do Bairro

28 de janeiro de 2015 0
Multidão em 2014/Divulgação

Multidão em 2014/Divulgação

No ano passado, o bloco Maria do Bairro reuniu cerca de 40 mil pessoas nas ruas Sofia Veloso e Lima e Silva, na Cidade Baixa. Até então, nenhuma outra entidade carnavalesca havia reunido, sozinha, um público tão expressivo.

E o “Maria” volta às ruas neste sábado, 31 de janeiro, para mais um carnaval apoteótico.  O blog publica aqui a letra do samba composto por Sapiran Brito em homenagem ao centenário do compositor Túlo Piva para você cantar juntamente com Zeca Brito, durante a folia.

Zeca Brito e a Fabulosa Banda do bloco/Divulgação

Zeca Brito e a Fabulosa Banda do bloco/Divulgação

 

Velho Túlio Centenário do Samba Sem Preconceito

Autor: Sapiran Brito

Velho Túlio Centenário, do samba sem preconceito
A cidade que é da baixa, esta em alta, vem sambando do teu jeito.
Passa vida, fica obra, morre o homem fica a fama, permanecem as canções nos corações a chama.
Paz na terra, fé na vida, esses são nossos valores
Neste carnaval do povo, feito de muitos amores.
Vai Maria toda prosa, requebrando me maltrata, seu pandeiro era de prata:
Meu Coração vira-lata.
E a Sofia virou um imenso caldeirão
Com estrelas na alma, Gente da Noite sacode a poeira do chão.
Me abraça neguinha, me aperta meu nego.
Acaba comigo nos primeiros passos
Afunda meu barco, me deixa a deriva.
Quando a vida for má, cantarei Túlio Piva.

 

 

Vila Isabel canta o Rio

28 de janeiro de 2015 0

RENATO DORNELLES
renato.dorneles@diariogaucho.com.br

Resultados irregulares nos mais recentes carnavais transformaram em desafio o desfile de 2015 para a Unidos de Vila Isabel. A representante de Viamão irá ao Porto Seco com a missão de, no mínimo, ficar melhor classificada do que em 2013, quando foi nona colocada, e 2014, quando ficou em oitavo. Nas duas oportunidades, o rebaixamento bateu na trave e, agora, a entidade quer esquecer aqueles carnavais.
Para tanto, a escola terá que, principalmente, driblar as dificuldades que atrasaram os seus preparativos, principalmente o trabalho de barracão. Mas o presidente Cléber Tavares não perde o o otimismo.
_ Estaremos com tudo pronto até o dia do desfile _ garante.
O passo seguinte, será apresentar da melhor forma possível o enredo De São Sebastião… Cidade Maravilhosa: Rio, 450 Anos de História!, com o qual vai homenagear o Rio de Janeiro. Não faltarão elementos históricos, turísticos e culturais da Cidade Maravilhosa segundo o carnavalesco Sandro Rauly: colonização, presença da família real, Cristo Redentor, o samba, a boemia, a poesia, os morros, as favelas, o Maracanã, o Carnaval e até os Jogos Olímpicos, que nem mesmo foram disputados ainda, estarão presentes no desfile.
Em seu grupo de trabalho, a Vila Isabel terá a estreia do intérprete Anderson Luis como voz principal em uma entidade do Grupo Especial. O experiente diretor de bateria Sandro Gravador debuta na escola.

A escola
l Cores: azul, branca e amarela
l Símbolo: Mãos unidas junto à Pomba da Paz
l Bairro: Vila Santa Isabel, em Viamão
l Presidente: Cléber Tavares
l Carnavalesco: Sandro Rauly
l Intérprete: Anderson Luis
l Diretor de bateria: Sandro Gravador
l Mestre-sala e porta-bandeira: Adriano e Natiely
l Enredo: De São Sebastião… Cidade Maravilhosa: Rio, 450 Anos de História!

Como vai:
Em suas alegorias, a Vila Isabel terá elementos que lembram o Rio de Janeiro, como uma escultura de São Sebastião. Pontos turísticos, como o Cristo Redentor e a Praça da Apoteose (na Marquês de Sapucaí) estarão presentes em fantasias de alas.

O samba
De São Sebastião… Cidade Maravilhosa: Rio, 450 anos de história!
Autores: Vinícius Souza, Marcelo Trindade e Gabriel Trindade

Meu coração é de Vila Isabel,
Família vem mostrar o seu amor
Ao Rio, Cidade Maravilhosa,
Nos braços de um Redentor

Baía de Guanabara
Portal de um Novo Mundo e lindos sonhos
Riquezas da Coroa Imperial despertam a cobiça francesa
Que aliada com os primitivos
Lutaram em defesa à sua terra
Estácio com a proteção de São Sebastião
Chega em solo brasileiro, dando início à colonização
Família Real traz consigo a prosperidade
Riquezas naturais pra eternidade
Nas telas de Debret

Aplausos ao meu Rio de Janeiro
Reduto de poetas geniais
Morada do samba e da boemia
Beleza sem igual, linda Paris tropical

Morros, favelas, um povo a lutar
Na arquitetura histórias
Me falta o ar contemplar o mar, o Pão de Açúcar ao luar
Patrimônio da humanidade, recanto de felicidade
No Maraca eu vou meu coração vai vibrar
Eu vou à Apoteose em minha escola desfilar
Num lindo sonho eu não quero acordar
É Carnaval, eu quero paz
Tu és cartão postal de um país
Vem ver Jogos Olímpicos o povo está feliz
Copacabana em fogos vai te encantar
No réveillon vamos comemorar

Carnavalesco Sandro Rauly e uma das fantasias

Carnavalesco Sandro Rauly e uma das fantasias