Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

#2 Quem são "os ciclistas": ESPORTE

30 de outubro de 2013 0

Os que praticam o ciclismo esportivo são tão diferentes dos ciclistas comuns que só se parecem com os outros por estarem numa bicicleta. Vamos falar hoje do ciclismo de estrada.

IMG_958072dpi

Ciclistas no Desafio Roberto Alves.
Foto: Vinícius Leyser da Rosa

Atletas e entusiastas usam bicicletas leves, roupas específicas para o esporte, formam pelotões e seu principal foco é o desempenho. A velocidade é tudo, e ela é mantida através de um controle incrível do funcionamento do próprio corpo. O pedal de alto rendimento exige que o atleta compreenda cada elemento da respiração, dos batimentos cardíacos, da nutrição e, claro, das pernas. Além do preparo físico, investem também no preparo psicológico, pois para aguentar o ritmo de treinos e das provas é necessário trabalhar muito bem a concentração.

Estes ciclistas transitam por estradas que permitem uma velocidade constante e sem interrupções. Pedalam a mais de 30km/h, podendo passar dos 50km/h em condições favoráveis e facilmente ultrapassam os 60km/h em descidas. Geralmente têm circuitos bem específicos, por isso é comum vê-los treinando na BR-101, SC-401, e outros lugares onde você talvez se pergunte “Por que esse cara tá pedalando aqui?”. Atletas usam as ciclovias apenas por estar no meio do trajeto do treino, ou estão fazendo o aquecimento no início do treino, ou já estão no caminho de casa. Isso porque elas não são lugares adequados para o ritmo deles. Pelo mesmo motivo você nunca vai ver um atleta treinando numa avenida movimentada, no horário de trânsito intenso, nem nas ciclofaixas.

Para os atletas sérios, pedalar 50km é um passeio curto, enquanto para a maioria dos “meros mortais” essa distância já é bem desafiadora. Em treinos pedalam geralmente em torno de 80km, sendo comum fazerem mais de 100km.

Ainda entre os próprios esportistas, existe um imenso abismo entre os atletas profissionais e os amadores. Enquanto um amador faz “treinos” de 30-40km com uma velocidade média inferior ou próxima a 30km/h, atletas de alto nível pedalam 100km por dia, com velocidades médias superiores ou próximas a 40km/h. Para se fazer uma comparação: uma pessoa comum com uma bicicleta comum pedala a 15km/h, e a simples tentativa de alcançar os 30km/h já exige um bom esforço. Imagine manter essa velocidade por horas!

Atletas profissionais ou amadores de alto nível geralmente treinam cedo, entre 6 e 9h da manhã, antes de irem para os seus trabalhos ou afazeres, e têm suas rotinas regradas minuciosamente de acordo com os períodos de treinamento e de competição: a alimentação é o principal item dessa rotina, e tudo gira em torno dela. Já os amadores treinam em horários diversos, de acordo com sua agenda, e em geral não têm uma disciplina tão metódica.

 

Nos últimos tempos vêm se popularizando os grupos de pedal noturno, que reúnem os entusiastas. Parecem atletas, mas não são. Alguns poucos participantes se aventuram em competições e até conseguem resultados razoáveis, mas estão longe de serem atletas. Mas isso é tema pra outro post.

Envie seu Comentário