Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Velocidades....

22 de novembro de 2013 4

Imagem da minha Bicicleta, apenas para ilustrar o post.

imprimir 001Foto:  DanielBiólogo

Um fato interessante ocorreu dias atrás, quando estava trabalhando pela região de Imbituba/SC e transitava dirigindo a viatura em uma via sem acostamento.
O limite para esta “rua”  informada nas placas, era de 60Km/h, elevada velocidade para esta via, eu estava transitando a uns 45/50Km/h. Em uma curva fechada com um leve aclive me deparo com um ciclista descendo pela contramão.
Como eu vinha em baixa velocidade, apenas reduzi mais e desviei para a esquerda e o ciclista passou pela minha direita no contra fluxo.

Agora pensando nisto, tenho mais uma confirmação do maior “problema” em nosso trânsito, as elevadas velocidades, muitas inclusive permitidas em nossas vias.

Explica-se;
-Se eu estivesse transitando com o carro no limite permitido ou até mais um pouco, é muito provável que não conseguisse desviar a tempo do ciclista que vinha na contramão. Seria um sinistro de trânsito grave e, fazendo uma simples conta verificamos;

-Ciclista a 20Km/h.
-Motorizado a 60Km/h
– Velocidade do impacto, caso os dois veículos se chocassem, seria de 80Km/h.

A titulo de comparação apenas para ilustrar, se este choque ocorresse com os veículos no mesmo sentido, o impacto seria a 40Km/h, com certeza um sinistro grave, mas com essa diferença, o tempo de reação do motorista seria muito maior, com muito mais chances do mesmo desviar ou simplesmente frear e evitar a “batida”. Com um encontro na contramão a 80Km/h, não dá tempo de esboçar uma reação para evitar o choque, além de que ninguém espera encontrar um veículo na contramão!

Refletindo;
Se este choque ocorresse, entre o ciclista e “meu” carro a 80Km/h, é quase certo que o ciclista viria a óbito. E legalmente o motorista do carro não seria culpado. Mas se pensarmos matemática, física e logicamente, o responsável pela morte seria alta velocidade do automotor.

Isto demonstra que a redução das velocidades, salva vidas e uns poucos kilometros a menos na velocidade do motorizado, não atrasariam mais que 5 ou 10 minutinhos!

Tua vida vale cinco minutos?

Adesivos A rua é de todosAdesivo da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis-ViaCiclo.

 

Comentários (4)

  • Natalino diz: 23 de novembro de 2013

    Fiquei impressionado com sua lógica distorcida. O ciclista sempre tem razão, mesmo na contramão. E a culpa é da “alta” velocidade permitida. Ah, faça-me o favor…..

  • Eduardo Ferreira diz: 25 de novembro de 2013

    Quer dizer que, quem se está na contramão que se dane? Acho que temos que sempre tirar proveito de situações como estas para melhorar o trânsito. Ótima resposta Daniel

Envie seu Comentário