Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Iluminando seu caminho

29 de novembro de 2013 2

luzesbikeUm assunto importante e que inclusive está gerando algumas “discussões construtivas” entre os ciclistas, trata da iluminação das bicicletas.
Temos inúmeros modelos e tipos de equipamentos para as bicicletas e, também diferentes formas de se fixar as mesmas. 
O mais comum é prender no guidão, mas eu já utilizei presa no garfo no nível da roda, para evitar o brilho muito próximo da vista, realmente funciona dando conforto visual mas, tem apenas o inconveniente que temos que parar a bicicleta para ligar ou desligar a iluminação.
Detalhe importante é o correto posicionamento do sistema de iluminação  que deve ficar apontado a uns três ou quatro metros a sua frente, claro que conforme se aumenta a velocidade, ajustes devem ser feitos. Mas nunca o feixe de luz deve estar apontado para frente, direcionado diretamente nos olhos de um ciclista ou pedestre no sentido contrário. Da mesma forma não se usa farol intermitente para iluminar o caminho, pois além de não cumprir esta finalidade, ainda traz distúrbios visuais afetando negativamente, mesmo o ciclista achando que não, o sistema nervoso e campo de visão e, logicamente atrapalha muito quem vem no sentido contrário também. (luz do veículofacho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário”)
A luz traseira de cor encarnada, deve ser posicionada de forma a ficar bem visível, temos que cuidar para que alforges, roupas e outros não escondam a mesma. E também, é recomendado que fique acessa, pois a forma intermitente é, “utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência”.

Muitas “regras”  de trânsito, inclusive os trechos em itálico que colei acima, são fundamentais para conferir segurança no deslocamento da bicicleta e todos os outro veículos que compartilham as vias.

Boas e seguras pedaladas, cicloabraços….

 

Comentários (2)

  • Marco diz: 26 de março de 2014

    Sempre usei as minhas lanternas no modo intermitente, tanto dianteiro como traseiro. Vou ajusta-las a partir de agora! Valeu!

Envie seu Comentário