Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vá de Bicicleta

04 de fevereiro de 2014 1

va de bicicleta
-Ciclista -Vou de Bicicleta!

-Motorizado -Como assim? Estas louco? Teu trabalho fica a 16 km daqui….

-Ciclista -Por isso mesmo vou de Bicicleta, é mais rápido.

-Motorizado -Você só pode estar brincando, imagina uma Bicicleta mais rápida que um carrão?

-Ciclista -Com certeza e ainda por cima cheia de benefícios.

-Motorizado -Como assim, ainda não entendo essa tua idéia de utilizar uma Bicicleta.

-Ciclista -O uso da Bicicleta é bom para você, para a cidade e para o planeta.

-Motorizado -Como podes dizer isso?

-Ciclista -O uso da Bicicleta, tem baixíssimo custo financeiro para os cofres públicos, traz melhoria do estado físico e psíquico das pessoas, ajuda na economia doméstica das famílias, contribui -significativamente na preservação da Qualidade de Vida da cidade, na diminuição de mortes e mutilações no trânsito, fornece a autonomia e rapidez de deslocamento, é silenciosa e não emite poluentes para o ar.

-Motorizado -Uau, é verdade não tinha pensado assim. Mas se é tão bom porque mais pessoas não estão usando as Bicicletas?

-Ciclista -Na verdade muitas pessoas gostariam de usar a Bicicleta e o que temos observado é a falta de estruturas seguras e de uma cultura ciclística.

-Motorizado –Cultura ciclística?

-Ciclcista – Sim, afinal os ciclistas só querem: Ciclovias, ciclofaixas e bicicletários públicos, bicicletários nas empresas, o respeito dos motoristas, o cumprimento das Leis e a igualdade de direitos.

-Motorizado –Mas eu sempre tive carro, aliás ganhei do meu Pai e não vejo mal em usar meu presente.

qual cidade

-Ciclista –Teu pensamento é bastante comum em nossa sociedade, pois o transporte individual motorizado há muito tempo vem sendo priorizado e, em virtude disso enfrentamos os gigantes problemas de congestionamentos, aliás você sabia que somente 20% do custo de um carro é pago pelo seu proprietário? O restante (efeitos da poluição, perda de tempo no trânsito, acidentes, obras faraônicas) é pago por todos inclusive por quem não possui carro.

-Motorizado –Puxa, é verdade os impostos são pagos por todos.

-Ciclista –Falando em congestionamentos vou te “contar” alguns números; em media, nas ruas de Floripa, cada carro circula com 1.5 ocupantes? Isso significa que aproximadamente 44% dos carros carregam apenas seu motorista, e pelo que lembro este é um dado de 2008, atualmente a quantidade de pessoas sozinhas no carro e o próprio numero de carros aumentou e muito, não te surpreendas se alguém te disser que este numero de pessoas sozinhas em carros pode passar de 70% ?!?!

-Motorizado –Hummmm isso quer dizer que muitas pessoas que andam sozinhas em carros poderiam usar a Bicicleta, e isto significaria menos carros nas ruas.

numeros
-Ciclista –É isso mesmo, para você ter uma idéia, em uma hora, em uma via de 3,5 metros de largura, podem passar 14.000 pessoas de Bicicleta. No mesmo espaço podem passar 22.000 pessoas de ônibus, 19.000 pessoas a pé e apenas 2.000 pessoas de carro!

-Motorizado –Nossa é uma diferença! Com certeza dá para diminuir e muito os congestionamentos em nossa cidade. Mas precisamos de mais Bicicletas nas ruas e de um transporte coletivo eficiente.

-Ciclista -Pois é meu amigo, estás vendo que são benefícios para as pessoas e para a cidade. Mais um “detalhe”, a Bicicleta é o meio de transporte mais rápido e eficiente em distâncias curtas e medias, bem aqui gosto de frisar que esta distância varia um pouco dependendo do ciclista, mas afirmo que 10, 20 e até 30km a Bicicleta é muito viável.

-Motorizado –Sabes que acho que vou começar a pedalar também, tenho visto amigos que andam em grupos de pedaladas e sempre estão de bem com a vida, muitos inclusive fazem como você vão trabalhar de Bicicleta e as vezes com muita chuva vão de ônibus. Acho que é uma questão de acostumar com uma nova rotina.  Sim, vou começar devagar e você poderia me ajudar?

-Ciclista –Com certeza, ficaria muito feliz em poder te ajudar e quem sabe não seremos companheiros de pedal indo ao trabalho, podemos ir conversando, o que me lembra de mais uma característica da Bici, ela é uma excelente “ferramenta“ na humanização das ruas.

-Motorista –Beleza ! Então eu só preciso da Bicicleta, né?

-Ciclista –Sim, uma Bici em bom estado de menutenção, é recomendável um capacete, usar roupas claras e confortáveis e claro seguir a Leis de Trânsito.

-Motorizado –Leis de Trânsito mas, isso é para os carros e outros veículos!

-Ciclista – Exatamente e, a Bicicleta é um veículo e deve trafegar no mesmo sentido dos veículos motorizados (Art.96), os condutores motorizados devem zelar pela segurança pela segurança dos não motorizados (Art.29), é dever dos órgãos rodoviários garantir segurança na circulação de ciclistas (Art.21), em manobra, retorno, mudança de direção, acesso a terrenos ou ao entrar em outra via, os motoristas de motorizados devem dar a preferência para pedestres e ciclistas (Art. 38 e 39), quando não houver vias ciclísticas, as bicicletas devem trafegar no bordo da pista, no sentido regulamentado e com preferência sobre ou veículos motorizados (Art,58), o veículo motorizado deve guardar uma distância de 1,5m ao ultrapassar o ciclista, mantendo uma velocidade (baixa) compatível com sua segurança (Art, 201 e 220) e sobre os passeios e calçadas o ciclista deve trafegar desmontado equiparando-se aos pedestres (Art.225).

-Motorizado –Ai, é muita informação e eu queria replicar para meus amigos e familiares, quem sabe assim vamos conscientizando que cada uma fazendo um pouco, consigamos melhorar nossa cidade.

-Ciclista –Você não sabe como fico contente ouvindo tuas palavras. Vou fazer o seguinte vou postar nossa conversa lá no blog  Ciclos de Vida e aí você compartilha o link e qualquer dúvida é só me chamar e também podemos marcar umas pedaladas!!!

 

Conversas assim acontecem comigo com certa freqüência e, escrevi esta “historinha” na intenção de divulgar alguns dados e informações importantes para os ciclistas e futuros ciclistas.

Informações retiradas de folders educativos distribuídos e produzidos pela Associaçãodos Ciclousuários da Grande Florianópolis, onde podem ser consultados diversos assuntos relacionados com a Bicicleta - www.viaciclo.org.br

indo ao trabalho II
DanielBiólogo indo ao trabalho, Av.BeiraMarNorte/Floripa/SC

Foto:Michel Téo Sin

Comentários (1)

  • Progressão Geométrica… | Ciclos de Vida diz: 29 de abril de 2014

    [...] com os quais  conhecem e se  ”acostumam” com a bicicleta, para em pouco tempo  começar a ir ao trabalho, e em  passeios de final de semana.  Sim, sentimos algumas dificuldades com a falta de [...]

Envie seu Comentário