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Zona 30

16 de junho de 2014 1

Efeitos

Quando uma área residencial com o limite de velocidade de 50km/h é redesenhada para o formato ‘Zona 30’, a queda média no número de acidentes é de aproximadamente 25%. 
A Zona 30 também tem um efeito positivo no que diz respeito à qualidade de vida: diminuição de ruídos, o pedestre tem mais facilidade para cruzar as ruas e as emissões poluentes são menores. 

Ângulo de visão 

A diminuição de velocidade é proporcional ao aumento da visão periférica, o que permite melhorar a percepção do espaço envolvente e dos outros pessoas que utilizam do espaço público. 

 

Distância de travagem 

Circular a uma velocidade moderada permite uma distância de travagem mais reduzida diminuindo, igualmente, a gravidade das consequências para o pedestre, em caso de colisão. 

 

Probabilidade de morte de um pedestre 

A velocidade de colisão influencia diretamente o risco de morte dos pedestres, uma vez que a energia de colisão é proporcional à massa dos veículos e ao quadrado da velocidade. Refira-se ainda que a probabilidade de morte de um pedestre aumenta exponencialmente a partir dos 30km/h. 

 

Espaço de circulação 

A velocidade influencia o espaço que os veículos necessitam para circular. À medida que a velocidade aumenta os veículos necessitam de mais espaço para circular. Assim, quanto mais se pretende reduzir velocidades, mais se devem reduzir os perfis das ruas. 

Velocidade e ambiente 

A velocidadede circulação dos veículos motorizados e a respectiva regularidade são fatores determinantes para o consumo energético dos veículos e para o nível das respectivas emissões poluentes. Uma condução agressiva, caracterizada por episódios de aceleração e travagem, apresenta um maior consumo energético. É, assim, fundamental promover a eco-condução. A redução de velocidade dos veículos motorizados, promove a redução de diferença de velocidades entre eles e os modos suaves, o que melhora igualmente a percepção do ambiente urbano por parte destes últimos. 

Fonte: Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, Portugal. 

 

Benefícios

Cria cruzamentos seguros

• Melhora a qualidade de vida

• Aumenta os níveis de caminhada e ciclismo

• Reduz a obesidade por meio do aumento da vida ativa

• Reduz o volume de tráfego de veículos a motor e velocidades

• Reduz os índices de acidentes rodoviários, ferimentos e mortes a todos

• Reduz as emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e poluição sonora

• Fomenta uma área onde pedestres, ciclistas e motoristas convivem com segurança e conforto

• Desenvolve espaço público que é aberto e seguro para todos, incluindo as pessoas com deficiência

• Aumenta o espaço disponível para caminhadas, ciclismo, e as pessoas na rua para comer, brincar e aproveitar a vida

• Proporciona uma área segura para as crianças em zonas escolares

• Aumenta os valores imobiliários de casas e empresas locais

• Aumenta a vitalidade econômica da área

• Fortalece o sentido de comunidade 

Comentários (1)

  • Zona30 | Ciclos de Vida diz: 20 de novembro de 2014

    […] tempo atrás falei aqui no blog sobre a Zona 30, e uma semana atrás recebí a notícia de que Florianópolis iniciará na Lagoa da Conceição o […]

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