Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Água e café para visitantes.

22 de agosto de 2014 3

Baseado em fatos reais

…em uma rua comercial da cidade o estacionamento de motorizados ocorria em ambos os lados da via, congestionamentos eram frequentes e a rua sempre deserta e cinzenta.
Neste ano, assume um Prefeito com uma visão mais abrangente e uma das medidas sancionadas, foi a proibição do estacionamento de carros/motos e alargamento das estreitas calçadas e implantação de ciclovias.
Houve sim, um pronunciamento barulhento de uma meia dúzia de comerciantes locais, mas o Prefeito resistiu e promoveu as mudanças nesta rua com ampla sinalização indicando se tratar de um espaço para pedestres e ciclistas.
Algumas semanas e poucas mudanças no ritmo da rua, mas alguns meses depois o restaurante térreo inicia uma reforma, construindo um segundo piso…
Ao lado um loja de móveis percebeu esta mudança na dinâmica da rua e colocou um cartaz em frente a loja;
-Água, café e banheiros para nossos visitantes.
Ao mesmo tempo instalou paraciclos em parceria com outras lojas e o restaurante ao lado.

A curiosidade foi o vertiginoso aumento nas vendas de móveis. Ao ser questionado por um jornal local o comerciante relatou que percebia muitos pedestres e ciclistas em frente a loja, muitos perguntavam se tinha banheiro, foi então que teve a ideia de melhorar este espaço e oferecer água e um café aos ilustres visitantes.
E como isso alavancou os negócios?
Aumentou muito a entrada de pessoas e começaram a perguntar sobre os produtos, com outros comerciantes da rua fizemos uma parceria com um serviço de  fretes e até com taxistas das ruas vizinhas.
-Escolha que nós entregamos em sua casa!

Bom, o restaurante ampliou, a sorveteria ampliou, a loja de roupas criou uma seção de roupas de caminhada e ciclismo e assim tudo mudou na rua, as calçadas agora tinham vida, as fachadas coloridas, os bares e lanchonetes sempre cheias, a banca de jornal e revistas criou uma área sombreada com plantas e bancos, para leitura….

Pouco a pouco foram percebendo que em vez de ter motorizados fechando os acessos, bloqueando o trânsito, afugentando os pedestres e ciclistas, agora o fluxo e a mobilidade urbana estavam realmente incrementadas.
A prefeitura também participou e percebendo isto, aumentou a oferta de transporte coletivo e uma integração com os modais priorizando os pedestres, os ciclistas e claro com pontos de ônibus nos estacionamentos localizados na periferia, afastados do centro urbano.

Um dado interessante foi dado pelo hospital local, a saúde da população melhorou e os atendimentos de emergência estavam sendo muito mais eficientes, pois as ambulâncias não ficavam mais retidas em meio aos carros nos congestionamentos, da mesma bombeiros e polícia afirmaram uma drástica redução do crimes  e outros, inclusive com mais  rapidez nos atendimentos.

“Cidades com maior número de Bicicletas nas ruas,
apresentam uma melhor qualidade de vida, é fato.”

trajano felipeCalçadão cheio de  pedestres e ciclistas no centro de Florianópolis, muitos consumindo no comércio.
Foto feita dia 22/08/2014

Comentários (3)

  • Água e café para visitantes. | danielbiologo2 diz: 31 de agosto de 2014

    […] Artigo publicado originalmente: clicrbs.com.br/ciclosdevida […]

  • Erlonfloripa diz: 5 de dezembro de 2018

    O comércio sempre alega que tirando as vagas de carros o movimento cai…. Mas o que acontece é exatamente o contrário

Envie seu Comentário