Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ciclovias intelirgadas...

29 de agosto de 2014 0

Uma situação bastante difundida entre a população e até alguns ciclistas, é que as ciclovias e ciclofaixas não são interligadas. Como ciclista, tenho a convicção pelo uso da Bicicleta que todas as ciclovias ou ciclofaixas são ligadas, ou seja tem conexão, que se dá pelas ruas e demais vias da cidade. Nas vias que temos espaço é fundamental a infraestrutura cicloviária como ciclovias e ciclofaixas, nas vias que farão a conexão, precisamos de sinalização e o respeito pelos motorizados principalmente.

O compartilhamento das ruas, é algo simples e de muito baixo custo para implantação, sendo necessário apenas a sinalização e o respeito, com redução drástica das velocidades permitidas aos motorizados. Sendo este um grande fator que prejudica a mobilidade urbana,  as elevadas velocidades permitidas aos motorizados de transitar em área urbana. Mobilidade urbana não quer dizer carros em altas velocidades, mobilidade urbana é o fluxo de veículos (a bicicleta é um veículo) e a prioridade do transporte ativo, com a redução das velocidades que afugentam muitos modais, o pedestrianismo, a bicicleta serão estimulados, reduzindo assim o verdadeiro problema, que é o excesso de carros  nas ruas.

Resumindo, “A Rua é de Todos”, e com o respeito e a diversificação dos modais, priorizando e protegendo, pedestres e ciclistas estaremos conferindo mobilidade urbana. Sem esquecer que nenhuma cidade pode deixar de ter investimentos efetivos no transporte coletivo e sua integração com o transporte ativo (pedestres e ciclistas), sendo estes uma premissa básica para iniciar a solução para reduzir o aporte do transporte individual motorizado.

cicloviasinterligadas

Envie seu Comentário