Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ciclofaixa x Manutenção

07 de julho de 2016 0

campeche1 campeche2 campeche3

 

Quando pensamos em infra estrutura, sempre pensamos em soluções, mas quando “temos” poucos cuidados com sua correta implantação e manutenção elas se tornam perigosas colocando as pessoas em perigo!

Na verdade este é apenas uma crítica construtiva e gostaria que elas fossem realmente levadas a sério. Investir em mobilidade urbana deve ser iniciada e priorizada pensando nas pessoas, ou seja, passeios adequados, acessibilidade, ciclovias e ciclofaixas, tudo isso integrado com um eficiente transporte coletivo.

Escrevo este pois neste seis de julho enquanto pedalava pela ciclofaixa da Av. Pequeno Príncipe, fui me deparando com “obstáculos” diversos;
Muito sedimento proveniente de terrenos adjacentes que sem cuidados deixam toneladas de areia, terra e outros serem carreados pela chuva principalmente e com a dificuldade de ter esta ciclofaixa varrida com bastante frequencia, ocorre o acúmulo destes materiais que colocam em risco de queda ciclistas  que transitam por aqui (principalmente com pneus fino como o meu na foto acima). Este material também esconde a pintura e os sinalizadores da ciclofaixa, que servem de desculpa aos infratores (quando questionei um motorista que havia estacionado sobre a ciclofaixa, o mesmo disse -quem disse que não posso estacionar aqui?.
Consertos mal feitos também contribuem sobremaneira com a falta de segurança e conforto no caminho de pedestres e ciclistas (foto).
E a velha elevada velocidade permitida de motorizados transitarem em nossa cidade, imaginem um ciclista na ciclofaixa a 15 a 20 Km/h e no sentido contrário carros e motos transitando a 60Km/h. Em virtude disto é que muitos ciclistas não transitam nesta ciclofaixa no sentido à praia, pois colocam eles na contramão!?

Menos velocidade em nossas ruas, mais infra estrutura, mais respeito = Mobilidade urbana segura para todos.

Gostaria que a leitura deste tipo de postagem resultasse em “comportamentos” adequados por toda a população, com certeza toda a cidade sairia ganhando, afinal que não gosta de ser respeitado?

E para terminar;
Mesmo assim é muito bom pedalar nas poucas ciclofaixas e ciclovias de Floripa, imaginemos no dia em que tudo esteja OK?
…e vamos pedalando…

Envie seu Comentário