Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ciclofaixa e as crianças

25 de outubro de 2016 0

Fui convidado pelas redes sociais, para participar do II Passeio Ciclístico Escola Praia do Riso, domingo 23/10/16, com apoio de Bicicleta na EscolaBike Anjo e voluntários.

Com encontro na Praia do Meio, junto da importante  Ciclofaixa de domingo (que deveria ser ampliada por todos os dias).
Após a concentração numa roda de conversa foi repassado aos participantes informações sobre as bicicletas, dicas de segurança e regras de comportamento no trânsito. em seguida numa linda fila colorida de bicicletas saímos todos pela ciclofaixa. Durante o trajeto muitas crianças com seus veículos mas ainda com aquelas rodinhas laterais que dificultam a pedalada e ainda por cima colocam em risco de queda o pequeno(a) ciclista. No passeio conversei com as crianças e seus Pais sobre retirar as rodinhas, na hora disseram que não, mas continuamos pedalando, todos rindo.

Pedalando devagar  para acompanhar as crianças a ciclofaixa propiciou que as famílias, amigos, professores e outros pudessem ter mobilidade urbana e escolher a bicicleta como modal de deslocamento. É isto, precisamos infra estrutura cicloviária para que aquele que quiser optar pela bicicleta, possa fazer com segurança.
(lembrando que ciclovias e ciclofaixas tem velocidade máxima de 20Km/h)

Ao chegar na Escola Praia do Riso, onde o pátio se tonou um local de encontro, de conversas e de “reabastecimento” numa mesa com comes e bebes, trazidas pelos participantes. Chamei os Pais e as crianças que estavam com rodinhas nas bicicletas, conversei com eles e pedi um primeiro “ciclistinha” para tirar as rodinhas! Começamos a tirar uma, duas, três de repente lá estavam Pais, Mães, os filhos e amigos, todos tirando as rodinhas e os pedais das bicicletas, uma retirada em massa das mesmas!!!

Ficamos por uma meia hora, um pouco mais, fazendo o exercício de equilíbrio. Sob o olhar orgulhoso dos Pais e de todos que estava ali a Mariana, Rafa, Lucas, Davi, Henrique, Livia (desculpem mas esqueci alguns nomes) pedalavam livres suas bicicletas na quadra de esportes da escola.

Fotos e evento no facebook, link aqui.

A “cidade” (gestores públicos e Sociedade) precisa e tem obrigação de implantar infra estrutura cicloviária, passeios e mais o que for necessário, para de verdade conferir Mobilidade Urbana para as pessoas.

E vamos pedalando….Cicloabraços….

  IMG_2388IMG_2386

IMG_2387  ciclofaixadedomingo

E uma curiosidade, depois do passeio, fui no posto de gasolina reabastecer meu veículo com uma barra de chocolate e cruzei com um ciclista com problemas na sua bicicleta. Parei e perguntei o que houve, tinha um rasgo na sua câmara e não conseguia remendar. Disse, fica aqui, vou em casa pegar uma câmara reserva para tua bici aro 26, eu estava com uma dobrável aro 20, ou seja, as câmaras que tinha não serviam.

Minutos depois, voltei com a câmara e trocamos, enchemos o pneu e lá se foi o ciclista pedalando pela ciclofaixa de domingo…

É sempre recomendável transportar uma ou duas câmaras reservas…

Envie seu Comentário