Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Via Amiga do Ciclista

08 de maio de 2017 1

viaamigadociclistadatas

Neste domingo dia sete de maio de 2017, estreou a Via Amiga do Ciclista. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação Comercial de Florianópolis e vários ciclistas e assessorias esportivas.

Antes do seu lançamento, como tudo aquilo que tira um pouca da “rotina” de alguns, quem sabe da zona de conforto, algumas reclamações nas redes sociais, de todos os lados. Que iriam gerar congestionamentos, que era muito cedo, enfim, sem muito conhecimento de tudo o que envolve ações deste tipo, reclamações, algumas claro construtivas, outras por desconhecimento e poucas pelo simples costume de reclamar!

Mas venho aqui deixar meu relato e positividade para esta ação. Acordei ansioso, as quatro da manhã, saí as para me dirigir até o local de encontro. Confesso que ao sair, fiquei um pouco preocupado, pois a chuva insistia em cair. Acessei a passarela da Ponte Pedro Ivo e ao sair da mesma, entrei na ciclovia da Beira Mar, chuva e “uma coisa” que sempre chama minha atenção; -por que tem tanto acumulo de água (poças) na ciclovia?
Enquanto pedalava olhava para a avenida e alguns carros em alta velocidade passavam (o limite é elevado para uma via urbana, aqui é 80Km/h?). Em minutos chegavam viaturas e servidores da Guarda Municipal de Florianópolis, que colocavam os cones sinalizando o caminho para os motorizados, fechando as faixas que seriam exclusivas para os ciclistas das 6 as 9 horas.

Pouco a pouco, ciclistas chegavam e começavam a pedalar na avenida. Eu também, pedalei devagar, pedalei rápido, pedalei e com uma sensação muito boa, quase fantástica…..sensação de “copiar o asfalto” sem me preocupar com aquilo que mais nos assusta, os MALtoristas. Meio que automaticamente, os ciclistas pedalavam em pequenos pelotões, em pares, sozinhos sempre pela faixa da direita, deixando a faixa central para ultrapassagens. Na região do Trapiche e do Koxixo´s, uma placa fazia o papel de “rótula” como se fosse uma prova ou evento de ciclismo. Como disse antes, haviam ciclistas de todos os tipos e velocidades, inclusive famílias, crianças pedalando e sorrindo.

Em virtude de um outro compromisso, tive que sair antes das nove horas, contra minha vontade, que naquele momento era ficar pedalando na avenida.

Enfim;
“Cidades com maior número de bicicletas nas ruas (todos os dias), apresentam uma melhor qualidade de vida, é fato!”
Foi lindo ver todos pedalando,
Gratidão a todos os envolvidos…..e vamos pedalando, por uma Floripa cada vez melhor! 


Mais de mil ciclistas pedalaram na Via Amiga do Ciclista!


18402969_1647556768592173_200970580621354370_n

 

Foto retirada de Via Amiga do Ciclista no Facebook
Link aqui

Comentários (1)

  • Claudio diz: 9 de maio de 2017

    Muito bom essa iniciativa,entretanto,poderia estender esse horário. Das 6 às 9 hrs da manhã é um pouco cruel.

Envie seu Comentário