Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os eleitos de Spike Lee

30 de julho de 2013 3

Crédito: Imagem Filmes

Não esperava menos de ti, Spike Lee.

É que o cineasta norte-americano, que dá aulas de cinema na New York University, incluiu o longa brasileiro Cidade de Deus na lista de filmes indispensáveis que compartilha todos os anos com seus alunos. Lee chama o compilado com 86 títulos de “lista de filmes que eu acho que você deve ver”.

Para mim, Cidade de Deus (dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund) é uma obra-prima, do início frenético atrás da galinha ao final apoteótico estilo duelo western pós-moderno. No trailer do longa tem uma definição da revista Variety que considero certeira: “um nocaute visual e uma metralhadora na edição”.

As cores, a fotografia, a montagem, a trilha, o roteiro, os diálogos…acho tudo muito perfeito. Vale lembrar que a maioria dos atores do longa era moradora da favela mesmo e participou de oficinas de interpretação até se tornar profissional.

Baita acerto do Mr. Lee acrescentar este filme à sua lista. Ficou curioso para saber os outros escolhidos do diretor e professor? Aqui abaixo estão os 10 primeiros (os títulos não seguem uma escala de importância, vão pela ordem alfabética dos diretores):

1 – Vício Frenético, de Abel Ferrara
2 – Rashomon, de Akira Kurosawa
3 – Yojimbo – O Guarda-Costas, de Akira Kurosawa
4 – Ran, de Akira Kurosawa
5 – Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock
6 – Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock
7 – Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock
8 – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas, de Arthur Penn
9 – O Conformista, de Bernardo Bertolucci
10 – O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci

Comentários (3)

Envie seu Comentário