Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Outubro será audiovisual

24 de setembro de 2013 0
Crédito: Jornada Audiovisual, divulgação

Crédito: Jornada Audiovisual, divulgação

Outubro será repleto de atividades bacanas na área do cinema em Caxias. É que a cidade recebe a programação da Jornada Audiovisual, realizada pelo pessoal do Manifestasol e Coletivo Labs. Custeada pelo Financiarte, a iniciativa pretende realizar mostras com foco nas produções locais. Além disso, vários profissionais experientes darão oficinas e workshops, tudo com entrada franca (dá uma olhada ali embaixo).

A programação completa e as fichas de inscrição para as oficinas podem ser encontradas aqui.


DIREÇÃO DE ARTE: CONSTRUINDO O VISUAL DO FILME

A oficina irá proporcionar aos participantes a introdução aos fundamentos teóricos e práticos que abordam as questões técnicas e artísticas essenciais à concepção, ao planejamento e a execução da direção de arte de um filme.
Oficineiro: Gilka Vargas | Iara Noemi (Porto Alegre)
Data: sexta 25 | sábado 26 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs

INTERVENÇÃO PLÁSTICA EM FOTOGRAMA
A oficina apresenta uma técnica de criação de imagens a partir da alteração plástica, realizada diretamente sobre o papel. Tecnicamente, o processo compreende uma etapa de impressão, ou de materialização de imagens. Para isso podem-se empregar diversos dispositivos de saída, como scanners, aparelhos de fax, impressoras.
Este fotogramas sofrem intervenções manuais e voltam a ser digitalizados por meio de scanners, câmeras fotográficas, de vídeo, ou qualquer outro dispositivo ótico que permita o registro das imagens. Depois são reordenados quadro a quadro e colocados na linha do tempo, onde voltam a compor um vídeo.
Oficineiros: Javier di Benedictus | Fernanda do Canto (Florianópolis)
Data: terça 22 | quarta 23 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs – Auditório

PRÍNCIPIOS DA ANIMAÇÃO
A oficina visa passar pelo conhecimento acerca da história da linguagem e os 12 princípios básicos para se realizar uma animação tradicional (2D), 3D, StopMotion e em todas as outras técnicas e também uma parte prática onde os participantes irão experimentar o Zootrópio (tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para o desenho dispostos em tiras. Ao girar o tambor cria uma ilusão de movimento aparente)
Oficineiro: Ana Pessoa (Pelotas)
Data: segunda 28 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs

FOTOGRAFIA PARA CINEMA
A oficina vai abordar o conhecimento fotográfico aplicado a linguagem cinematográfica partindo de como a fotografia e o cinema evoluíram juntos até os equipamento semelhantes, técnicas e linguagem que ambos tem em comum.
Oficineiro: Paulo Pretz
Data: segunda 7 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs

É MASSA NA PRAÇA – WORKSHOP SOBRE INTERVENÇÃO AUDIOVISUAL
A oficina tem por objetivo estimular a utilização de equipamentos para a captação de vídeo, áudio, iluminação, ou o que cada um achar que necessita, dependendo do tipo da intervenção que for pensada.
Oficineiro: Daniel Vargas
Data: terça 8 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs

TEORIA E PRÁTICA EM FILMAKING
Esta oficina tem por objetivo ensinar como realizar um vídeo com baixo orçamento e em curto espaço de tempo. Os participantes devem trazer suas ideias e terão um tempo para refletir em grupos, no contexto do curta-metragem, videoclipe, vídeo arte, vídeo documentário. Importante trazer câmeras, notebooks para edição com editor de vídeo já instalado.
Oficineiro: Vinícius Guerra
Data: terça 15 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs

NÓS SOMOS O PÚBLICO!
Direitos do público na prática cineclubista
A oficina tem por objetivo expor como é a criação e funcionamento de Cineclubes, a programação de faixas e realização de debates, carta tambor e como é o cineclubismo de hoje!
Oficineiro: Ernani Viana Neto
Data: segunda 14 de outubro
Horário: 19h
Local: Coletivo Labs

VIDEOATIVISMO
A oficina ocorrerá em formato de workshop, assim será ativado um espaço de trocas e subjetivações entre os participantes, que produzirão discursos estéticos em vídeo, colocando em prática a construção de ideias audiovisuais.
Oficineiro: Alvin Bernardi | Júlia Zortéa (Porto Alegre)
Data: quinta 3 | sexta 4 | sábado 5 de outubro
Horário: 19h
Local: Núcleo AESC – Grupo Rosário II

Envie seu Comentário