Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2013

Dando uma de Ferris Bueller

27 de dezembro de 2013 2
Cartaz do filme 'Curtindo a Vida Adoidado'

Cartaz do filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’

Pessoal, chegou aquele período do ano em que a gente tenta colocar a cabeça no lugar de novo e descansar uns dias para voltar como todo gás. Estou entrando em férias e volto a trabalhar no dia 13 de janeiro.

Até lá, o blog não será atualizado. Peço desculpas a vocês por isso, mas prometo assistir um monte de filmes nesses dias para a gente poder conversar depois.

Até alguns dias então, um abraço bem apertado ao leitores do Cinecessário!

Conhece o universo kokimori?

26 de dezembro de 2013 0
Crédito: Spaghetti Filmes

Crédito: Spaghetti Filmes

Pessoal, antes tarde do que mais tarde ainda né? O meu colega Carlinhos Santos, da coluna e blog 3por4, falou há alguns dias sobre esse vídeo que vocês podem conferir aqui. Com direção de Lissandro Stallivieri (Spaghetti Filmes) e roteiro do próprio Carlinhos, Trans-conecto retrata o universo kokimori (doença que tem se tornado recorrente em países como o Japão, em que jovens rejeitam o convívio social por causa de uma compulsão doentia pela internet).

O vídeo ficou tão bacana que foi um dos cinco selecionados para ser hospedado no site do professor Shigehisa Kuriyama, PhD do Reischauer Institute, na Universidade de Harvard. A pesquisa que norteia o vídeo foi coordenada no Brasil pela professora Cecilia Saito e mobilizou onze universidades brasileiras, como a UCS.

ET e o Natal!

25 de dezembro de 2013 0
Crédito: Universal

Crédito: Universal

Estava olhando algumas listas de filmes de Natal e descobri que não sou lá muito fã dessa temática no cinema (qual é o preferido de vocês?). Então, conferindo a programação do Telecine Cult para este feriado encontrei um mega clássico que seguidamente ocupa as telinhas nesta época. ET – O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, não tem Papai Noel, nem shoppings lotados, apesar de transbordar espírito natalino.

O filme fala sobre amizade, sobre amor, sobre respeito às diferenças, sobre solidariedade, sobre parceria, sobre família, sobre chegada e partida. Enfim, gosto muito dessa história e choro que nem criança toda vez que vejo essa cena aí embaixo.

Então, desejo Feliz Natal a vocês e que possamos aprender com a sensibilidade do Elliot e seu amigo de outro planeta. Ah, se quiserem relembrar mais, o filme será exibido nesta quarta, às 22h, no Telecine Cult.

Curte listas?

23 de dezembro de 2013 6
Patrick Dempsey bem novinho em 'Can't Buy me Love', ou 'Namorada de Aluguel' por aqui

Patrick Dempsey bem novinho em ‘Can’t Buy me Love’, ou ‘Namorada de Aluguel’ por aqui

Vocês conhecem este site? É antigo, eu sei, mas vale a pena para quem adora listas e, principalmente, listas de cinema. O legal é que você pode marcar os filmes que viu de cada lista e, no final, o site te dá um “score”.

Em particular, adorei a lista de filmes cult. Não assisti todos e tem alguns que eu tiraria, mas no geral tem um monte de filme bacana. Ah, também curti aquela de filmes teen dos anos 1980, cheia de clássicos da Sessão da Tarde ou que assistimos em VHS. A lista me trouxe muitas boas lembranças, como a de Can’t Buy Me Love, que eu tinha gravado em casa e assisti zilhões de vezes. Um beijo para o Patrick Dempsey, aliás…

'Parasitas do Lodo' em 2014

22 de dezembro de 2013 0

parasitas1

Então pessoal, foi disponibilizado o trailer da produção bento-gonçalvense Parasitas do Lodo, produzida pela 7Filmz. A direção e o roteiro são de Fernando Menegatti, que dirigiu também o curta Às Suas Ordens.

A sinopse de Parasitas do Lodo diz: “ficção baseada em fatos reais que se passa em um lugar bucólico e esquecido, onde três indivíduos em troca de dinheiro sujo se condenam a uma vida claustrofóbica e doentia”. Gostei hein…

No elenco estão Fábio Vergani, Ismael Sebben e Maura Ambrosi. As gravações ocorreram em Pinto Bandeira. O filme tem quase meia hora de duração e a previsão de estreia é março de 2014. Achei o trailer bacana e fiquei louca por aquele cartaz ali em cima, feito em parceria com a Necrohorror (editora especializada em lançar revistas digitais voltadas para o público que curte terror).

'Cine Holliúdy' na Globo

21 de dezembro de 2013 2
Crédito: Jaime Lerner

Crédito: Jaime Lerner

Lembram que há dias eu falei desse filme por aqui? Pois bem, cerca de cinco meses após a estreia no cinema, a Globo vai exibir Cine Holliúdy para todo Brasil neste sábado. Que bom né? Por aqui, onde o filme ainda não havia chegado, será uma boa oportunidade para conferir.

O longa de Halder Gomes será exibido na faixa do Super Cine, à 1h15min, na madrugada deste sábado para domingo. Assistam e aprendam a falar cearencês!

Lacross lança clipe

20 de dezembro de 2013 1

A banda de rock caxiense Lacross lança nesta sexta o clipe da música Até o Dia Acabar. Pelo jeito, os caras se puxaram na produção, que tem até cenas aéreas do grupo tocando em terraços. O clipe foi custeado pelo Financiarte e produzido pelo Grupo Foco 3. A dupla Cássio Vianna e Maryleen Horstmann encarna o casal mal resolvido da letra. O roteiro e a direção são de Fernando Lemes e Juliano Calabró.

A formação atual da Lacross conta com Rodrigo Marenna (vocal), Felipe Nethen (guitarra), Fernando Wood (baixo) e Lucas Rodrigues (bateria). Dá uma olhadinha aí no teaser do clipe e confira o trabalho completo no Vagão Classic, acompanhado de um show da banda.

Saindo, chegando ou esperando

19 de dezembro de 2013 4
Crédito: Vitrine Filmes

Crédito: Vitrine Filmes

Gente, se agilizem. O último longa de Wooddy Allen, Blue Jasmine, vai sair de cartaz do Cinépolis a partir desta sexta, depois de apenas uma semaninha da estreia por aqui. No GNC, permanecerá somente numa sessão em horário um tanto sem-vergonha, às 21h45min.

Nas estreias previstas para o final de semana em todo Brasil, o filme estrelado pela musa do Porta dos Fundos (e da rede de supermercados Pão de Açúcar), Clarice Falcão, ficou de fora em Caxias. Eu estou com certa curiosidade para ver o tal Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida, principalmente para conferir o que o cineasta novato Matheus Souza conseguiu fazer com cera de R$ 20 mil no orçamento.

Bem, mas sobre o que, de fato, VAI estrear temos o fofo Minhocas (só no GNC). Trata-se do primeiro longa brasileiro filmado inteiramente em stop motion. A temática é um pouco infantil, mas parece estar valendo a pena acompanhar os sobrinhos ao cinema, hehe.

2014 com mais investimento

18 de dezembro de 2013 0
Crédito: Europa Filmes

Crédito: Europa Filmes

Tem notícia boa para o cinema brasileiro. Com 26 milhões de ingressos vendidos para as cerca de 120 produções nacionais de 2013, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura acreditam que é possível crescer mais no ano que vem. Cerca de R$ 400 milhões serão investidos em diversas linhas de apoio e financiamento. Isso inclui editais inéditos para o desenvolvimento de projetos e formatos, o que prevê a criação de laboratórios e núcleos criativos em todas as regiões do Brasil. Além disso, deve ser realizado um edital específico para projetos de longas com caráter artístico e que inovam na linguagem.

Parece meio genérico, mas vamos ficar atentos para cobrar essas iniciativas ao longo de 2014, certo?

Aqui embaixo tem os maiores sucessos brasileiros de bilheteria até 5 de dezembro. As comédias e as produções Globo Filmes estão na frente. Dessa lista, meu preferido foi Faroeste Caboclo, mas ainda não vi Cine Holliúdy, que deve ser bacana também.

1º Minha mãe é uma peça
2º Meu passado me condena
3º Vai que dá certo
4º Somos tão jovens
5º Faroeste caboclo
6º O concurso
7º Mato sem cachorro
8º O tempo e o vento
9º Crô: O filme
10º Cine Holliúdy

Os principais indicados ao Globo de Ouro

16 de dezembro de 2013 3
Crédito: Sony Pictures

Crédito: Sony Pictures

Semana passada fui assistir ao remake de Carrie e saí um tanto decepcionada do cinema. Não que tenha achado o filme totalmente um desastre (Julianne Moore está ótima, o que não é muita novidade, e até a própria Chloë Grace Moretz tem alguns — ainda que poucos — bons momentos), mas não deu para ficar surpresa. Realmente, achei que haveriam mais ingredientes novos no roteiro (o cyberbullying era meio óbvio). O esperado banho de sangue final foi bacana, mas fiquei sentindo falta de alguma coisa que nem sei bem o que é.

Mas então, Carrie já passou. Outros longas que têm me deixado curiosa, de uma forma mais positiva, são os campeões de indicações ao Globo de Ouro 2014. São sete para cada um.

Trapaça, do ótimo David O. Russell, foi o que mais me chamou atenção. O trailer com esta estética setentista ao som de Led Zeppelin já me cativou de cara. O elenco é estrelado e traz, entre outros, a dupla de sucesso de O Lado Bom da Vida (Bradley Cooper e Jennifer Lawrence) e o protagonista de O Lutador (Christian Bale), sucessos anteriores do diretor. A história acompanha um grupo de trapaceiros forçados a colaborar com o FBI.

Já em 12 Anos de Escravidão o contexto é mais dramático. A trama é baseada nas memórias de um negro livre vendido como escravo. A fotografia parece muito competente. O que acham?