Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2014

À galera da animação

30 de junho de 2014 0

LOCOMOTIVA1

Atenção pessoal da animação! Estão abertas as inscrições do festival Locomotiva, o mais tradicional aqui da região nesse segmento. Esta é a 9ª edição da competição, que ocorrerá em Garibaldi nos dias 19 e 20 de agosto, com mostra nacional e infantil. Podem participar trabalhos com duração de até 25 minutos (incluindo os créditos), realizados entre 2010 e 2014.

Jurados vão escolher os vencedores nas categorias Melhor Animação, Melhor Animação Infantil, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora/Sonoplastia, Melhor Qualidade Técnica e Originalidade. O júri popular elege Melhor Animação e Melhor Animação Infantil.

Uma das convidadas deste ano para bate-papo com os participantes é a ilustradora e animadora gaúcha Gabriela Dreher. Ela já desenvolveu personagens, cenários, interface e animações para games e jogos educacionais infantis.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho pelo site http://www.festivallocomotiva.blogspot.com.br/

 

 

 

Valeu, pessoal

29 de junho de 2014 4
Crédito: Siliane Vieira

Crédito: Siliane Vieira

IMG_0768.ok

Domingo de frio e chuva, Copa do Mundo na tevê…. e uma sala de cinema cheinha de gente interessada em saber mais sobre Tim Burton. Perdoem pela qualidade ruim das fotos, mas queria agradecer a presença de cada um que compareceu lá na Ulysses Geremia nesta tarde. O curso ministrado pelo crítico de cinema Robledo Milani reuniu cerca de 100 pessoas das 14h até por volta das 18h30min. Na telona, um apanhado de observações interessantes sobre a vida e obra do cineasta.

Fiquei muito feliz em comprovar o sucesso da iniciativa da Unidade de Cinem e Vídeo (Secretaria da Cultura) e que, de quebra, ainda comemorou um ano do blog. Foi demais. E não esqueçam que em julho tem curso sobre Tarantino e, em agosto, sobre Almodóvar. Não deixem de participar.

O que temos para o finde

27 de junho de 2014 0

Olá pessoal, final de semana está bem movimentado em Caxias do Sul. Que bom!

Escolham aí a melhor opção:

* No UCS Cinema tem Mostra de Cinema Brasileiro. As sessões ocorrem nesta sexta, às 16h e 20h, e no sábado, às 16h e 18h. No primeiro horário, em ambos os dias, serão exibidos os curtas infantis A grande viagem (SP, 2011), Doido Lelé (BA, 2009), Ela veio me ver (MS, 2010), On line: Quando o Windows fecha portas (RS, 2010), Traz outro amigo também (RS, 2010), e Verde maduro (GO, 2010). No segundo horário, serão exibidos curtas com a temática sinfonias urbanas. Os filmes são Brasiliários, Engano, Estação, Furico & Fiofó, Praça Walt Disney e Ribeirinhos do Asfalto. Tudo com entrada franca.

Na sala Cine Mais (Sindicato dos Servidores Municipais), tem sessões gratuitas da Mostracine. Nesta sexta, às 20h, será exibido o clássico absoluto Cine Paradiso. No sábado, também às 20h, é a vez de O Tempo e o Vento. E, no domingo, Nossa Senhora de Caravaggio ocupa a telona na matinê, às 16h.

Na Sala de Cinema Ulysses Geremia ocorrem as últimas sessões do venezuelano Pelo Malo. No domingo, o longa será seguido por debate com os psicanalistas Caetano Fenner e Rosita Esteves. Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (estudantes e idosos).
Antes disso, às 14h do domingo, a sala sedia o primeiro curso da Trilogia Grandes Diretores, do crítico Robledo Milani. Será uma aula gratuita sobre Tim Burton e, de quebra, aniversário de um ano do blog Cinecessário. As vagas se esgotaram, mas fiquem atentos no domingo que aviso se alguém faltar.

O que deixei passar

26 de junho de 2014 0

Oi pessoal, semana corrida e várias coisas passaram por mim sem que eu compartilhasse aqui com vocês. Vou fazer uma pequena lista com algumas delas então.

* Esta semana foi lançado o clipe de Shall I Keep On Burning?, da banda de metal Hibria. A direção é do caxiense Deivis Horbach (também responsável por Contando Estrelas, da Tequila Baby). Horbach trabalha ao lado de Kiwi Bertola na produtora Plano9 Filmes. Vejam o vídeo aqui:

* Perdemos na quarta-feira um dos rostos mais expressivos do western italiano. A verdade é que Eli Wallach não precisava nem ter feito outros filmes (e fez muitos), só ter atuado no clássico absoluto Três Homens em Conflito, de Sergio Leone, já bastaria para nunca ser esquecido. Homenagem ao personagem Tuco aqui.

* Vocês viram que o Hollywood Reporter comparou o longa Faroeste Caboclo, de René Sampaio, com Pulp Fiction e Cidade de Deus? O filme foi exibido durante o Festival de Xangai e parece que agradou bastante a crítica. Lembro que fiquei muito surpresa quando assisti, curti principalmente as cenas finais. Aliás, aquela cocaína voando pelos ares é realmente a cara do Tarantino né? (ATENÇÃO/SPOILER: não veja o vídeo se ainda não assistiu ao filme)..

* Ah, o belíssimo Pelo Malo ficará mais uma semana em cartaz na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Ou seja, se você ainda não viu, tem desta quinta-feira até o domingo para isso. Aliás, sugiro uma ida até o cinema justamente no domingo à tarde, quando ocorre o curso gratuito sobre Tim Burton (e ainda é aniversário de um ano do blog). Depois do curso, você pode fazer um lanchinho no Zarabatana e ainda acompanhar a última sessão do filme venezuelano, às 20h, seguida por debate com os psicanalistas Caetano Fenner e Rosita Esteves. Não é uma boa?

Três clássicos em três canções

24 de junho de 2014 0

tres

Pois bem, pessoal, vocês devem ter visto que o curso Tim Burton – O Poeta das Sombras foi transferido para este domingo, às 14h, em função do jogo do Brasil na Copa, que ocorre sábado. Com previsão de término para as 18h, o encontro é gratuito e será ministrado pelo crítico de cinema Robledo Milani, passando por toda obra do cineasta.

Estarei lá na Sala de Cinema Ulysses Geremia aguardando vocês, já que também vamos comemorar um ano do blog Cinecessário.

Inscrições por meio do e-mail saladecinema@caxias.rs.gov.br ou telefone (54) 3901.1316, com a Unidade de Cinema e Vídeo
(quem já havia feito inscrição para o sábado, precisa confirmar ou cancelar, se for o caso, pelo mesmo endereço de e-mail).

Depois deste primeiro curso sobre Tim Burton, Robledo Milani vai completar o projeto Trilogia Grandes Diretores com encontros sobre Quentin Tarantino, no dia 26 de julho, e sobre Pedro Almodóvar, no dia 30 de agosto. Para comemorar, fiz uma listinha com três canções de três clássicos desses três mestres do cinema.

Tim Burton
Como esquecer da hilária cena da família Deetz, possuída, cantando a Banana Boat Song ao redor da mesa de jantar em Os Fantasmas se Divertem? (1988). Recorte do humor tipicamente obscuro do cineasta e lembrança preciosa dos tempos áureos da Sessão da Tarde

Tarantino
Uma das aberturas mais poderosas já feitas no cinema está em Pulp Fiction – Tempos de Violência (1994). Quando a guitarra surf de Dick Dale entoa os primeiros acordes de Misirlou com a imagem congelada dos bandidos Pumpkin e Honey Bunny na telona

Almodóvar
A beleza de uma das musas do cineasta, Penélope Cruz, ganha mais intensidade quando Raimunda, protagonista de Volver (2006), entoa o tango homônimo composto por Gardel acompanhada de violões espanhóis. A bela voz que aparece no filme não é da atriz, mas o espectador, abobalhado com tanta beleza, nem percebe

Convite de aniversário

22 de junho de 2014 0

tim-burton1


A DATA DO CURSO MUDOU PARA DOMINGO, EM FUNÇÃO DO JOGO DO BRASIL NA COPA, QUE OCORRE SÁBADO. QUEM JÁ HAVIA SE INSCRITO, PRECISA CONFIRMAR NOVAMENTE PRESENÇA POR MEIO DO E-MAIL. OBRIGADA PELA COMPREENSÃO

Pois é pessoal, um ano passou rapidinho… esta semana o blog Cinecessário está de aniversário e, antes de tudo, gostaria de agradecer a todos os leitores que passam por aqui regularmente.

Só para não deixar a data passar em branco, estaremos comemorando NESTE DOMINGO (29/06), lá na Sala de Cinema Ulysses Geremia. A proposta é irrecusável: das 14h às 18h, o crítico de cinema e diretor do portal Papo de Cinema, Robledo Milani, vai ministrar o curso Tim Burton: O Poeta das Sombras. Qualquer um pode participar, com entrada franca.

O curso é bem dinâmico, revisitando toda biografia e obra do cineasta obscuro/pop/marido da Helena Bonham Carter que amamos.

Para fechar a Trilogia Grandes Diretores, o cinema recebe ainda cursos sobre Tarantino e Almodóvar, respectivamente no último sábado de julho e agosto. Tudo de graça, amigos!!!

Então, venha comemorar com a gente e faça já sua inscrição por meio do e-mail saladecinema@caxias.rs.gov.br ou do telefone (54) 3901.1316.

Espero todo mundo lá!

Notícia boa para Caxias

20 de junho de 2014 4

paradiso1

Pessoal, vejam que boa notícia para os cinéfilos de Caxias do Sul. A partir desta quarta-feira, a cidade ganha mais uma sala de cinema independente. Ela está localizada no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais (Rua Carlos Giesen, 1.217, bairro Exposição).

O lançamento oficial será nesta quarta e já com a programação da Mostracine Especial Semana de Caxias. A programação conta com produções locais, alguns clássicos e filmes que tem alguma ligação com a cidade.

A ideia é oferecer à comunidade filmes que estão fora do circuito comercial. Até o dia 29, as sessões nos turnos manhã e tarde serão para alunos de escolas municipais, e à noite oferecidas para servidores municipais e público em geral. Por enquanto, a entrada é franca.

Veja a programação da Mostracine e aguarde mais informações sobre essa nova sala aqui no blog.

Programação

25 de junho
19h30min Abertura oficial da programação e da Sala de Cinema
20h: Efeito Dominó (Emilio Ferasso), De Outros Tempos (Everton Rigatti), Ponto Final (Fernando Roveda) e
Heranças (Maicon Dewes)

26 de junho
Sessões manhã e tarde: CinEducativo, exclusivo para alunos da rede municipal de ensino.
Filmes: Os Porralokinhas(infantil) e As melhores coisas do mundo (juvenil)

26 de junho
20h: Al Cinema (Lissandro Stallivieri), Armada (Filipe Ferreira), Proibido Falar Italiano (Robinson Cabral) e
Rua dos Aflitos, 70 (Le Daros)

27 de junho
Sessões manhã e tarde: CinEducativo, exclusivo para alunos da rede municipal de ensino.
Filmes: Os Porralokinhas (infantil) e As melhores coisas do mundo (juvenil)

27 de junho
20h: Cine Paradiso

28 de junho
20h: O Tempo e o Vento

29 de junho
16h: Nossa Senhora de Caravaggio

Olhares em 'Pelo Malo'

18 de junho de 2014 0

Meus apontamentos sobre a estreia desta semana, na Sala de Cinema Ulysses Geremia: Pelo Malo. Em cartaz de quinta a domingo.

Cachos e repressão

Drama venezuelano ‘Pelo Malo’ estreia no cinema do Ordovás, em Caxias
São dois olhares a conduzir o longa venezuelano Pelo Malo, estreia desta quinta-feira na Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias do Sul. Há uma perspectiva infantil, esperançada e confiante de que muitas coisas poderiam se resolver com uma simples mudança no visual; e há uma perspectiva brutalmente amarga, adulta, de quem mata um leão por dia tentando sobreviver. O filme cruza esses dois horizontes e reúne os pequenos sabores e os infinitos conflitos de cada um deles para revelar um sensível retrato da relação entre mãe e filho. Nesse entre meio, versa também sobre relações de poder e discriminação (social, racial, sexual).

Escrito e dirigido por Mariana Rondón, o longa acompanha Júnior, nove anos, cuja maior preocupação é arrumar um jeito de alisar o cabelo para se parecer com os artistas que acompanha na tevê e ficar bonito na foto exigida pela matrícula escolar. Ele mora num conjunto habitacional popular de Caracas, com o irmão bebê e a mãe desempregada e viúva, Marta. A família vive em constante repressão, relação bem política que a cineasta faz com a situação do próprio país. Vivendo na margem social, não há como ter autonomia, sequer sobre o próprio corpo ou cabelo.

Marta é uma personagem masculinizada em vários aspectos, principalmente na maneira intolerante como recebe as primeiras manifestações da sexualidade do filho. Porém, é mãe e sua dor fica explícita na pergunta a um pediatra sobre a condição de Júnior: “ele vai sofrer na vida, não é?”. Ao espectador, transparecem o jeito intransigente e áspero da mulher, mas Júnior enxerga a mãe com beleza, e está constantemente a observando com certa admiração. Marta, por outro lado, olha para o filho como um problema que precisa ser resolvido.

O cabelo ruim do título – que por sorte foi mantido no idioma original – surge como uma metáfora sobre a imposição do mundo em arrumar o que está “errado”. Pelo Malo é violento pela abordagem realista que o define. A diretora Mariana Rondón chegou a dizer que o filme salienta “a violência das coisas íntimas, a violência ao mais profundo da alma”. Nenhuma definição cairia melhor a seu filme.

Mas Pelo Malo tem também momentos de acalento. Para Júnior, está no sol que alcança o rosto por entre os prédios, na dança divertida com a avó ou na brincadeira de descobrir o que os vizinhos estão a fazer em suas claustrofóbicas sacadas. Para Marta, surge de forma mais desesperada, no sexo que traz segundos de conforto. Ao espectador, sobram as atuações magistrais da dupla de protagonistas (Samantha Castillo e Samuel Lange Zambrano), e a reflexão iminente sobre as diferenças.


PROGRAME-SE

O que: estreia do filme Pelo Malo, drama de Mariana Rondón
Onde: na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), em Caxias
Quando: de amanhã a domingo, com sessões na quinta e sexta, às 19h30min, e sábado e domingo, às 20h
Quanto: R$ 8 e R$ 4 (idosos e estudantes)
Duração: 93min
Classificação: 14 anos

Cores para um dia cinza

16 de junho de 2014 0
Crédito: Espaço Filmes

Crédito: Espaço Filmes

Nada mais perfeito para colorir o dia tão cinzento (pelo menos aqui em Caxias do Sul) do que essa belezura de trailer. É da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (também diretor de Garoto Cósmico). O filme conquistou recentemente dois importantes troféus no 38º Festival de Annecy (França), considerado o maior festival de animação do mundo. O longa levou o Prêmio Cristal de longa-metragem, concedido pelo júri oficial, e o Prêmio do Público.

As cores e traçados do longa parecem contar lindamente a história de um menino que sai de casa, numa pequena cidade, para procurar o pai num mundão globalizado e repleto de máquinas.

A trilha foi composta pelo rapper Emicida.

O filme estreou nas capitais no início do ano. Alguém por aí já assistiu?

Homenagem à Copa

12 de junho de 2014 0

Ok, é bem estereotipado — com Corcovado, Zé Carioca, samba e tal — mas ainda assim achei bonitinho o curta-metragem O Futebol Clássico, que a Disney preparou para a abertura da Copa do Mundo. A produção vai ao ar pelo Disney Channel e Disney XD durante todo o período do mundial.