Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A gauderiada e o cinema

10 de setembro de 2014 0

charrua1

Farroupilha resolveu se aproveitar da temática que movimenta o Estado nesta época e organizar uma programação de cinema alusiva à Semana Farroupilha. As sessões ocorrem no acampamento Farroupilha da cidade, sempre às 18h e com entrada franca.

Entre os filmes escolhidos para a mostra, um ainda é inédito. Trata-se do documentário Charrua: A História de um Campeão, sobre o CTG farroupilhense que venceu o Enart em 2013. Falamos deste filme por aqui, lembram? Pois neste domingo vai dar para conferir como ficou.

Dá uma olhadinha na programação:

Dia 13.09 – Para Pedro:  em 1969, José Mendes atuou no filme baseado em sua música homônima, sendo esse o primeiro longa metragem colorido produzido no Rio Grande do Sul. O filme foi grande sucesso, permanecendo em cartaz por 23 semanas no RS, antes de ser lançado no Rio de Janeiro.

Dia 14.09 – Charrua: a história de um campeão: a história dos campeões serranos do maior festival de arte amadora da América Latina. O filme conta a preparação para o Encontro de Arte e Tradição (Enart) de 2013, que consagrou a invernada adulta do CTG Ronda Charrua vencedora.

Dia 16.09 – Anahy de Las Misiones: a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais convulsionado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845).

Dia 18.09 – Netto Perde sua Alma: Antônio de Sousa Netto é um general brasileiro que é ferido no combate na Guerra do Paraguai. Sua recuperação é no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.

Dia 19.09 – O Tempo e o Vento: Bibiana recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo. Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.

Envie seu Comentário