Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Roteiro no foco

29 de setembro de 2014 0
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Oi pessoal, estou voltando depois de uns diazinhos de férias, ainda meio por fora das novidades, mas, aos poucos, vou dividindo com vocês o que está rolando de mais legal no mundo do cinema e das produções locais.

Queria comentar que, no último fim de semana, fui espectadora de um curso promovido pela Escola de Roteiro, uma iniciativa bem legal da produtora Bigode de Gato. O realizador audiovisual Marcelo Andrighetti analisou a estrutura narrativa a partir do roteiro do filme Ela (premiado no último Oscar), de Spike Jonze. Deu para ter uma ideia muito prática sobre os elementos que um bom roteiro deve integrar.

Legal ver iniciativas como essa e muitas outras que têm pintado em Caxias (oficinas da Semana do Audiovisual, cursos promovidos pela Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura, Alfaiataria Itinerante, etc.), principalmente por causa da nova lei das tevês pagas, que prevê cotas de produção nacional e tem aumentado muito o mercado das séries brasileiras. O espaço tem se expandido, mas requer profissionalização da área, justamente onde cursos assim pretendem atuar.

No caso da Escola de Roteiro, haverá novidades em breve. Uma parceria da escola com a Casa de Cinema de Porto Alegre vai oferecer curso com o montador cinematográfico Alfredo Barros, previsto para chegar em Caxias em novembro. O cineasta Lissandro Stallivieri, da caxiense Spaghetti Filmes, também deve se envolver no projeto em breve.

Até lá, já dá para ir tirando aquelas velhas ideias da cachola e começar a se arriscar no mundo dos roteiros. Que acham?

Envie seu Comentário